Venho por este meio solicitar a revisão da decisão tomada relativamente à ativação da garantia de pneus do meu seguro.
No dia 24 de fevereiro de 2025, por volta das 17h, tive um furo e, de imediato, contactei a assistência em viagem. O serviço foi prontamente prestado, tendo sido colocado o pneu suplente. Nessa altura, foi aberto o incidente para usufruir da garantia de pneus, e fui informado telefonicamente de que ambos os pneus seriam substituídos.
No entanto, ao dirigir-me à oficina para a substituição, foi-me autorizada apenas a troca de um único pneu, decisão que considero inadequada por razões de segurança rodoviária e por não estar em conformidade com a informação inicialmente transmitida.
O outro pneu do mesmo eixo, embora ainda dentro dos limites legais, apresenta um desgaste significativo quando comparado com o pneu novo, cuja profundidade ronda os 8/9/10 mm. Circular com pneus com níveis de desgaste muito diferentes pode comprometer:
A estabilidade e aderência do veículo, especialmente em travagens e curvas;
O correto funcionamento dos sistemas de travagem e tração, podendo originar desequilíbrios perigosos;
As boas práticas recomendadas pelos fabricantes de pneus e especialistas do setor automóvel, que aconselham a substituição simultânea dos pneus do mesmo eixo para garantir a uniformidade da aderência e da resposta do veículo.
Além disso, desde o dia 24 de fevereiro, encontro-me nesta situação sem uma resolução adequada, o que considero inaceitável.
Dado que inicialmente fui informado de que os dois pneus seriam substituídos e considerando os riscos associados, solicito a revisão urgente da decisão e a substituição do segundo pneu ao abrigo da garantia.
Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.