Generali Tranquilidade
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
16.3

Seguros Tranquilidade - Uso abusivo de dados bancários

Ana Miranda
Ana Miranda apresentou a reclamação
20 de abril 2017

Tratamos do seguro do carro de um amigo que se encontra em Inglaterra, pelo que ao contratualizarmos o seguro, ficou o nosso IBAN para facilitar todo o processo. O seguro já foi renovado duas a três vezes, mas este ano o proprietário do veículo entendeu que não haveria necessidade de se manter o seguro ativo, visto que se encontrava fora do país e o caro se encontrava parado e guardado em garagem, pelo que cancelámos a autorização de débito direto, de forma a que não houvesse lugar ao vencimento do prémio e que a apólice fosse automaticamente cancelada. Dias antes da data do vencimento do prémio, o mediador de seguros ligou ao meu marido, informando que não tinha sido possível efetuarem o levantamento do prémio, mas de qualquer forma teria sido favorável porque lhe teria sido atribuído um bónus e que o valor do prémio seria por isso reduzido. O meu marido informou que não se tratava de uma questão de valores mas sim pelo facto do veículo se encontrar sem circular.
Qual a nossa surpresa quando passados alguns dias verificamos um débito do valor do novo prémio na nossa conta bancária. Liguei para o mediador de seguros a questionar o que se teria passado visto que não concedemos autorização para o débito e nem sequer assinámos nenhuma autorização de débito direto em conta. Solicitei qual o número da autorização de débito direto para verificar se o erro poderia ter sido meu, e qual o meu espanto quando verifico que a autorização foi criada a 25/03/2017 quando a autorização anterior tinha sido, e bem, cancelada por mim no final de janeiro 2017.
A minha pretensão é que seja averiguado se foi o mediador ou a sede da Tranquilidade a lançar uma autorização de débito direto em conta, sem o consentimento de nenhum dos titulares. Gostava de ter acesso ao documento do débito direto que deveria ter sido assinado por um dos titulares da conta bancária.
Considero este ato muito grave! Já não podemos estar descansados com os débitos que nos podem ser feitos numa conta bancária, visto que qualquer entidade pode lançar uma autorização de débito direto à entidade bancária sem necessitar de provar o consentimento informado do titular.
Reclamo contra o uso abusivo de dados bancários por parte da companhia de seguros Tranquilidade ou mediador de seguros Marco Seguros que opera na Av. Visconde Tojal N.º 134- A - 2950-602 Cabanas.

Data de ocorrência: 20 de abril 2017
27 de abril 2017