Parcela Afirmativa Lda.
  • Rua da Amargura nº 2,
    5200-462 Bragança
  • geral@compramais.pt

CompraMais - Comprei um artigo e mudaram o preço após a compra, pedindo para pagar a diferença do valor ou devolviam o montante

Paulo Ferreira apresentou a reclamação
5 de julho 2022
Adquiri um artigo nesta empresa, mais especificamente um exaustor. Após a minha compra ser realizada, a "Compra Mais" enviou-me um e-mail, informando que houve um erro no preço e que teria a opção de pagar mais 81,24 € ou ser reembolsado.

Eis que respondi da seguinte forma, de acordo com a lei:
"É proibida qualquer clausula resolução unilateral do contrato por parte da empresa, ao abrigo do artigo 22.º do Regime Jurídico das Cláusulas Contratuais Gerais (Decreto-Lei n.º 446/85).
Assim sendo, pretendo receber o produto encomendado e pago, pelo preço indicado no v/ site aquando o momento da compra, ou seja pelo preço de 36,90€, opondo-me desde já a resolução unilateral do contrato, por haver uma por conveniência manifesta da empresa."

- Eis que responderam com o seguinte:
"Tal como já referido anteriormente, o valor enunciado no site encontrava-se erradamente marcado.
Desta forma pretendemos proceder com o cancelamento da encomenda e a devolução do valor pago para um IBAN que nos indique.
Em alternativa poderá optar pela emissão de um vale com a validade de um ano, que poderá usar em futuras compras.
Esta situação está salvaguardada e pode ser consultada nos nossos “Termos e Condições” – ponto 5.2 Informação de preços:
“No caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial não prevista pela Parcela Afirmativa Lda. no preço de venda ao público, de tal modo que este se transforme exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido de compra será considerado inválido ou anulado.”
Ficamos a aguardar os seus comentários."

De seguida, respondi a empresa com o seguinte:
"É verdade que os termos e condições – Ponto 5.2 – Informação de Preço prevê que no caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico, ou de qualquer outra origem que altere o preço em qualquer momento, o pedido de compra considera-se anulado ou inválido.
No entanto, cfr. já lhe comuniquei na m/ resposta anterior, a jurisprudência considera esta cláusula proibida, por haver uma resolução unilateral do contrato por conveniência da empresa.
Acresce que, dispor o artigo 33.º do DL n.º 7/2004, de 07/01“Comércio Eletrónico no Mercado Interno e Tratamento de Dados Pessoais”, que, no caso de ter havido um erro informático/programação/máquina só poderá haverá a anulação do contrato, se o erro for de tal forma evidente que não podia ter passado despercebido pelo consumidor.
Ora, não considero que o preço indicado no produto que pretendo adquirir seja descaradamente pequeno para que possa considerar que tenha havido um erro informático.
Mais, dos comentários constantes do v/ site, existe vários a referir os bons preços ou excelentes preços praticados pela empresa, Veja por Ex: "Comprei recentemente uma maquina de lavar loiça Bosch SMS46FI01E, considero que fiz uma grande compra porque, comprei qualidade a um excelente preço.” E “Bastante satisfeito com a aquisição de arca congeladora vertical, pelo preço e prazo de entrega”; Mais_ "Correu tudo muito bem: melhor preço, entrega rápida, atendimento por email ótimo”.
Ou seja 3 comentários a alegar bons preços, nos cinco primeiros apresentados!!!
Assim, reitero a m/ posição na m/ resposta anterior, ou seja, pretendo receber o produto encomendado e pago, pelo preço indicado no v/ site aquando o momento da compra, ou seja pelo preço de 36,90€, opondo-me desde já a resolução unilateral do contrato, por haver uma por conveniência manifesta da empresa."

Após o meu e-mail, enviado a 25 de Maio, não obtive qualquer resposta da empresa. Cheguei ainda a enviar um novo e-mail, no dia 23 de Junho, que não obtive também qualquer resposta.
Data de ocorrência: 5 de julho 2022
22 de julho 2022
Continuo sem resposta por parte da empresa
CompraMais
22 de julho 2022
Exmo. Srs.

Falamos telefonicamente e via e-mail com o cliente a explicar o sucedido e a solicitar o Iban para fazer a devolução do valor pago.
O cliente mostra-se intransigente na resolução do caso não querendo aceitar que um preço que está marcado cerca de quatro vezes menos que o menor preço da plataforma kuantokusta, está errado!
Aguardamos que o cliente envie o Iban para ser reembolsado ou aceite emissão de um vale com a validade de um ano, que poderá usar em futuras compras.

Atentamente,
Compra Mais
27 de julho 2022
Carissímos,

Eu não conhecia a vossa empresa, pesquisei no site Kuanto Kusta pelo artigo e apareceu o vosso site. O preço não estava, NEM ESTÁ, 4 vezes mais barato como mencionam.
Ao aceder ao vosso site (lá está, não conhecendo a empresa), o primeiro local para onde fui, foi verificar os comentários e avaliações dos clientes. O que mais destacou foram bastantes comentários com "bom preço", "melhor preço" e "excelente preço", logo, mesmo vendo que o preço estava mais barato, não suspeitei, porque tinha visualizado os feedbacks dos clientes e estavam satisfeitos.

Continuo sem o meu dinheiro e sem o produto. Não aceitei receber a devolução do dinheiro porque estas atitudes não são justas. Considero ter direito ao artigo que comprei.
Paulo Ferreira avaliou a marca
9 de setembro 2022

Continuo sem o meu dinheiro e sem o problema resolvido