41.4
ComprarCasa, Rede Serviços Imobiliários, SA.
  • Avenida Engenheiro Duarte Pacheco – Amoreiras Torre 1 – 10º andar
  • info@comprarcasa.pt

ComprarCasa - Engano agente imobiliária

AnaL
AnaL apresentou a reclamação
14 de novembro 2018

Venho por este manifestar o meu descontentamento pelo serviço prestado pela agente imobiliária S.F da agência comparcasa (ima) da Vieira de Leria,candidatei-me ao arrendamento de um imóvel em Monte Real e logo a dita agente me telefonou para a marcação de uma visita ao dito imóvel que por sinal ainda esta habitado,depois de fazermos a visita a dita agente garantiu que o imóvel seria nosso,inclusive pediu para lhe enviar toda a documentação e arranjar um adiantamento para segurar o imóvel falando inclusive na transferência de contratos de luz.gas e agua dos actuais inquilinos para nós de modo a senhoria não ter o imóvel parado,que nos disponibilizamos a fazer,sendo inclusive indiscreta em relação a situação dos actuais inquilinos.
Qual não é o meu espanto quando dois dias depois me diz que afinal não temos rendimentos suficientes para alugar.
O meu vencimento são 700 euros e o do meu Marido 1000 euros será que não conseguimos pagar uma renda de 550 euros? Fica a questão ou será que há outras questões que não nos foram passadas ,aqui o que importam é a falta de sensibilidade e profissionalismo da dita agente que induziu em erro. Nem mesmo dizendo que arranjávamos fiadores que são empresários de renome,isto não se faz sejam honestos e profissionais e não brinquem com a vida da pessoas.

Data de ocorrência: 14 de novembro 2018
ComprarCasa
21 de dezembro 2018
Exma Sra. Ana Lourenço
No seguimento da reclamação apresentada por V. Exa., a qual recentemente tomámos conhecimento e mereceu a nossa melhor atenção, somos a comunicar-lhe que cada agência da ComprarCasa Portugal é “jurídica e financeiramente independente”. No entanto, como Rede Certificada que somos, questionámos a loja sobre a situação exposta a qual nos respondeu e transcrevemos na integra a sua resposta, em baixo.
Agradecemos desde já a sua colaboração, ficando ao dispor para qualquer informação adicional que necessite.
Com os meus melhores cumprimentos,
Carla Branco
Qualidade ComprarCasa Portugal

Resposta IMA:

Cara A.L.

Foi com surpresa que nos deparámos com esta queixa feita num portal público, sem que nos informassem previamente, para a gerência da nossa empresa, do desagrado da vossa experiência para com os nossos serviços, e em particular com uma das nossas colaboradoras.

Após analisar o conteúdo da queixa, e tomando em melhor consideração a mesma, realizamos diligencias junto da nossa funcionária, a quem a queixa se refere, sob forma de nos inteirar de eventual procedimento incorreto.

Assim, concluímos que os factos da queixa, e conforme análise dos mails trocados, pela nossa funcionária, e V. exas., não temos a perceção que tivesse havido violação dos nossos procedimentos internos, aos quais estamos obrigados, na nossa missão e valores que muito prezamos.

Agradecemos que tomem em consideração o seguinte:
Uma mediadora imobiliária não é dona do imóvel, apenas faz a mediação entre o proprietário e o interessado no referido imóvel; Como tal, fazemos cumprir a vontade do proprietário, e é este que dita as regras, nos parâmetros legais, a que estamos obrigados, pelas quais o imóvel é disponibilizado, neste caso, para arrendamento.

No caso concreto de V.exas., na candidatura ao arrendamento do imóvel sito em Monte Real, é por vos referido, que a nossa funcionária, após a visita, lhes comunicou que o mesmo vos seria atribuído.

Esclarecemos que as normas internas de analise de risco, na seleção dos candidatos, obrigam-nos sempre a preenchermos quesitos, que nos possibilitam à posterior, uma avaliação dos candidatos e que condicionam a futura tomada de decisão, com algum tempo. Existe uma rigorosa preocupação de cumprir com a legislação . Como já referimos, é a vontade do proprietário que prevalece sempre, dado que a nossa empresa não é a proprietária. É nosso procedimento, enviar ao proprietário, as condições apresentadas pelos candidatos, ao arrendamento de um imóvel, e é este que nos indica e ordena, da aceitação ou não aceitação, desse arrendamento.

Quanto à indiscrição, por vós mencionada, foi-nos informado pela nossa funcionária, que, após pergunta de vossas exas., sobre motivos da saída, esta referiu que os inquilinos estariam a sair, por motivos de força maior, o que se enquadra no normal funcionamento do mercado de arrendamento.

Os vários critérios de analise, para a aceitação ou recusa de um arrendamento, são estabelecidos por quem tem o direito de decidir, dado que se trata de uma propriedade privada, e o seu proprietário tem essa faculdade e mais ninguém.

A não aceitação do arrendamento em causa, em nome do seu proprietário, rege-se pelos critérios acima mencionados, e no vosso caso, fizemos cumprir esses mesmos critérios.

Não são praticas da nossa empresa, que no ato da visita a qualquer imóvel para arrendamento, por interessados, que a decisão seja imediata, sem uma pudente análise das condições desses candidatos, pelo que deve ter havido algum erro de entendimento no caso concreto que refere.

Também a nossa empresa, na nossa atividade ao longo de tantos anos, nunca solicitou e nem solicita, qualquer valor de reserva. Essa prática que poderá ser utilizada por outras imobiliárias, não faz parte dos nossos procedimentos.

O que fazemos sim, é uma exigência rigorosa, de à entrada do arrendamento, e no ato da assinatura do Contrato de Arrendamento, que sejam paga, a importância relativa ao período de dois meses. Ou seja, será pago o próprio mês e, um mês de adiantamento.

Face ao parágrafo anterior, e tendo em conta o que V.exa. afirma, de lhe terem exigido um valor de reserva, voltamos a referir que deverá também aqui ter havido algum equivoco.

A ComprarCasa Ima Vieira, presa todos os seus clientes, que para nós são preciosos, e muito estimamos, e é de todo o nosso interesse, estabelecer acordos entre quem quer coloca a sua propriedade no mercado de arrendamento, como a quem quer arrendar, esta é a base dos nossos serviços e a base dos nossos rendimentos.

Não temos qualquer interesse na recusa de um potencial negócio, mas, mais uma vez, a vontade do proprietário, prevalece, independentes dos nossos próprios interesses.

Assim, não encontramos razão nas alegações de desonestidade e falta de profissionalismo, as quais que somos alvo nesta queixa.

Estamos no mercado imobiliário, sempre com a preocupação de melhorar as boas práticas e com valores.

Sem mais, votos de boas festas, e disponíveis para qualquer esclarecimento.
A Gerência
AnaL
AnaL avaliou a marca
15 de abril 2019

Continuo a achar que fomos enganados