5.6

Confiauto - Danificam veículo na oficina e não assumem responsabilidades

Maria João Martins de Campos Gonçalves
Maria Gonçalves apresentou a reclamação
12 de setembro 2022
No dia 4 de Junho dirigi-me à oficina para levantar o meu carro (Nissan Juke) que estava desde o dia 18 de Maio na oficina da Confiauto Viana para pintura integral. Chegada à oficina verifico que os plásticos exteriores estavam completamente riscados/baços, numa tonalidade cinza (quando o seu tom é preto), nomeadamente nos retrovisores, bem como saia e zona da roda do lado do condutor, algo que não estava antes da entrega do veículo na oficina.

Para além desta situação e para tornar ainda mais grave a pouca atenção da Confiauto, eis que quando me estavam a fazer a manobra para trazer o carro, para a zona da entrega/recepção, a funcionária da Confiauto bate com o meu carro contra um pilar, riscando o plástico da roda tradoz do lado do pendura, revelando uma falta inqualificável de cuidado, profissionalismo e atenção. Não queriam assumir qualquer responsabilidade, minimizando o acontecimento e inclusive dizendo que era normal acontecer, ou seja, para a Confiauto é "normal" os seus funcionários baterem com os carros no interior da oficina!

Aguardei ser contactada para a marcação da reparação do acima exposto e substituição da peça danificada pela Funcionária que bateu o meu carro contra um pilar no interior da oficina, tendo sido agendada para dia 29/08/2022 (agendamento confirmado pelo próprio chefe da oficina).

Chegada à oficina no dia 29/08/2022 o chefe da oficina, que telefonicamente sempre me indicou que iriam corrigir as anomalias nos plásticos que foram causadas no serviço de pintura, descarta a responsabilidade sob os danos que identifiquei nos plásticos exteriores do veículo, alegando desgaste pelo sol e depois pelos anos, o que contestei pela falsidade dos argumentos, uma vez que o carro, destinado a deslocação diária para trabalho, permanece durante o dia e noite em garagem (tanto na residência, como no local de trabalho).

Para além desta atitude, após levar o carro para o interior da oficina e após cerca de 1h, sou informada pelo chefe da oficina que a peça, que iriam substituir pelo dano causado pela batida da funcionária da Confiauto no dia 04/06/2022 no interior da oficina, tinha sido colocada noutro veículo e que, portanto, não poderiam reparar o veículo conforme tinham agendado e confirmado.

A Confiauto, como oficina represente da marca Nissan, não reflecte o serviço, qualidade e atenção ao cliente divulgados pela Nissan e é disso prova o facto que, depois de ter exposto à Administração da Confiauto o sucedido, recebo um email do Director de pós-venda a dar como normal toda a situação e a não assumir a responsabilidade sob os danos que me causaram nos plásticos, que segundo peritagem de oficina certificada da Ford, confirmam terem sido causados pelo polimento do carro, onde não foram devidamente protegidos os plásticos.

Concluindo, a postura injustificável da Confiauto, da pouca atenção ao cliente, bem como da prepotência, arrogância, pouca educação do seu chefe de oficina e falta de discurso coerente tida no decorrer desta ocorrência por todos os intervenientes da Confiauto, levam-me a expor publicamente que jamais recorrerei aos serviços da Confiauto, inclusive para aquisição de novos veículos e a exigir a reparação dos plásticos danificados.
Data de ocorrência: 12 de setembro 2022
Confiauto
25 de outubro 2022
Exmos Srs.
Acusamos a receção da situação exposta a qual foi respondida à Cliente em 30 de Agosto de 2022 via e-mail.
Desde já lamentamos pelos dois factos ocorridos, o pequeno incidente ocorrido nas nossas instalações e a falta de peça com marcação.
Em relação ao incidente, é de lamentar mas infelizmente podem acontecer, apesar de ninguém o desejar. Certamente que a nossa Colaboradora não o fez de propósito pelo que de imediato assumimos a sua retificação.
Relativamente à marcação e falta de peça, acreditamos que o friso estivesse em stock, porque foi pedido especificamente para a sua viatura. Devíamos ter verificado a sua presença física no dia em que fizemos o agendamento, para evitar este tipo de ocorrência.
No que concerne à questão dos plásticos, consideramos que o estado apresentado não é decorrente de nenhuma ação da Confiauto mas sim dos seus quase 11 anos e ao facto de serem peças poliméricas que estão sujeitas às agressões de agentes externos normais (UV, lavagens…).

Assim sendo damos como concluída esta exposição.
Maria Gonçalves
25 de outubro 2022
Exmos. Senhores,

A V.ª/resposta e conduta em todo este processo só demonstra a inexistência de atenção ao cliente e a falata de respeito pelo património dos clientes.

A resposta por vós dada quanto aos danos que o vosso serviço de pintura causou nos plásticos da minha viatura em nada corresponde à realidade, pois além do veiculo permanecer durante o dia e noite em parqueamento subterrâneo, tenho o exemplo de um outro veículo meu com mais de 30 anos cujos plásticos estão normais. Aliás, basta verificar ao redor os veiculos com idade similar ou até superior ao meu e constatactamos que a V.ª/justificação é falsa.

Por conseguinte, não aceito as vossas injustificáveis justificações e aguardo uma resolução séria por parte da Confiauto, no assumir das suas responsabilidades.
Maria Gonçalves
21 de dezembro 2022
Exmos. Senhores,

Uma vez mais a posição da Confiauto até aqui demonstrada somente revela à nula atenção ao cliente e o seu desprezo por quem em neles confiam os seus veículos. Foi notória a falta de competência profissional tanto do chefe de oficina, como dos seus directores e Administradores, e é de salientar o ignorar total que fazem dos seus clientes.
Sem qualquer dúvida a Confiauto é um concessionário a não repetir aquisição de veículos e uma oficina a não frequentar: não tem técnicos capacitados e têm uma gestão inexperiente e arrogante.
Maria João Martins de Campos Gonçalves
Maria Gonçalves avaliou a marca
1 de fevereiro 2023

Jamais recomendaria a Confiauto, nem para aquisição nem para qualquer serviço de oficina.