5.6

Confiauto - Reclamação

Ana Catarina Silva do Nascimento
Ana Nascimento apresentou a reclamação
23 de maio 2021
Venho pela presente apresentar uma reclamação no que diz respeito a um
problema encontrado no meu veículo no dia 4 de março quando a assistência de viagem
veio buscar o meu veículo Renault Clio branco 00-XJ-50. Nesse dia, tinha de ir trabalhar
e o carro não pegou após várias tentativas, nenhuma luz acendeu. Com o conhecimento
da confiauto, o reboque entregou o carro nas suas instalações em Vila do Conde.
Passados 2/3 dias após este primeiro contacto, o Sr. Luís, encarregado do serviço
reparações, entrou em contacto comigo dizendo-me que o carro estava pronto e que a
bateria tinha sido mudada.
No dia 17 de março, quis pegar no carro para ir trabalhar e o mesmo não pegou
novamente. Por esta razão, liguei ao Sr. Luís para dar conhecimento da ocorrência e o
mesmo disse-me que o carro tinha de voltar para a oficina pois não era normal isso
acontecer.
O carro foi entregue no dia 29 de março o Sr. Luís contactou-me para pedir
desculpas pela demora, mas que se encontravam em sobrecarga de trabalho e que o
carro ainda estava em análise, sem haver mais informações sobre esta análise. Eu
mesma disponibilizei o Sr. Luís de que estava em teletrabalho por isso ele estaria à
vontade para ficar com o carro o tempo que fosse precise.
No dia 1/04, recebi uma mensagem do Sr. Luís a dizer-me: “Na impossibilidade
de falar consigo envio-lhe esta mensagem para lhe dar o ponto de situação, a viatura
após montagem da peça, a mesma não ficou a 100%, logo que fique ok volto a ligar,
obrigado Luís confiauto”. Nesse mesmo dia, respondi à mensagem a agradecer o seu
feedback e que preferia aguardar para que o carro ficasse “bom de vez”.
No início da semana seguinte, eu e o meu marido, deslocamo-nos à confiauto
para falar com o Sr. Luís pessoalmente, o mesmo, estava de férias e falamos com um
funcionário que foi tirar o ponto de situação com o chefe de oficina que estava
encarregue do meu veículo. Após alguns minutos voltou dizendo que tiveram de
aguardar por uma peça principal (nome técnico desconhecido por mim) e após a
instalação da mesma, acharam por bem mudar novamente a bateria ficando o carro a
ser testado.
No fim dessa semana, ligaram connosco e a minha filha foi buscar o carro. Depois
disso, deparei-me numa situação em que precisei de utilizar a buzina do carro e esta não
funcionou. Após esta situação, apercebi-me, também, que tendo as luzes ligadas, se
abrir a porta do carro, não há sinalização do mesmo, o que dantes acontecia. Liguei
novamente para os vossos serviços, onde era encaminhada para outros serviços, não
tendo resposta à minha chamada. Face a isto, liguei para um serviço diferente, de
marcações, onde a conselheira me encaminhou a chamada para um responsável do
serviço de reparações como pedido. Ninguém me atendeu, por isso a conselheira pegou
novamente na chamada, ficou com os meus dados e disse que alguém me iria ligar nesse
mesmo dia. Nesse mesmo dia, à tarde, o Sr. Luís ligou-me e disse-me que lamentava a
situação e que o carro tinha de voltar novamente para a oficina, mas teria de aguardarpor uma marcação. A marcação foi feita para a segunda-feira seguinte e o carro foi
supostamente arranjado, sendo-nos garantindo que não haveria mais avarias.
Passadas duas semanas, como todos os dias, fui pegar no carro, abro o carro
normalmente, coloco a chave na ignição e o painel de bordo estava descontrolado
transmitindo várias mensagens. Hoje, dia 23-05-2021, tentei novamente, e tive de abrir
o carro manualmente e o painel já não deu qualquer sinal. Ressalto que cada vez que o
carro vai para a Renault, tem de ser chamada a assistência à viagem e nós já “gastamos”
as nossas 3 viagens anuais. Esperemos que, se o carro tiver de ir para a oficina,
inevitavelmente terá de ser, a Renault (e a Confiauto) a assumam esse encargo.
Sou uma cliente antiga e fiel à marca, há mais de 30 anos, como se pode
comprovar pelas matrículas dos carros que já tive (FI-56-70; 89-56-DP; 89-14-CC; 54-85-
NN; 74-41-LA; 35-42-NL; 90-89-XU; 69-RB-32; e por último, o “azarado”, 00-XJ-50). Em
todos estes carros nunca tivemos qualquer problema. O facto de não conseguirem
reparar as constantes avarias deste carro, leva-me a pensar que se trata de um defeito
de fabrico e que isto deve ser assumido pela Renault (e a Confiauto) e que a viatura deve
ser substituída por outra sem qualquer custo adicional. Sempre considerei a Renault (e
a Confiauto) marcas de confiança e credíveis. Não me sinto segura a conduzir este carro
porque a qualquer momento posso ter de parar e não conseguir pô-lo a funcionar. De
todas as reparações e substituições de peças feitas nunca nos foi entregue nenhum
documento em formato papel/digital pela Confiauto, fomos informados apenas
verbalmente que substituíram baterias e uma central de energia.
Quando comprei este carro, novo, em 2019, nunca pensei encontrar, em tão
pouco tempo, tantos problemas o que me leva a ficar desiludida com a marca Renault.
Apelo, novamente, ao vosso bom senso, ao vosso profissionalismo, ao bom nome da
Renault (e da Confiauto) e à vossa consciência para me solucionarem de forma definitiva
o meu problema.
Irene Nascimento