Conforama Portugal, S.A.
  • Na Conforama encontra tudo para decorar a sua casa!
    Viver Melhor, Custa Menos!

• Cascaishopping Estrada Nacional 9, 2645-543 Alcabideche
  • online@conforama.pt

Conforama - Reclamaçao serviço pós venda

Andreia Francisco apresentou a reclamação
10 de maio 2020
A 28 de Dezembro de 2019 adquiri uma casa remodelada, a qual apenas comecei a usufruir dia 7 de Fevereiro ( nada a ver convosco, apenas para referir que o tempo de uso do artigo em questão foi curto).
A casa vinha equipada com conjunto JPK4EV20150, de placa vitroceramica e forno encastrado da marca JOCEL.
Dia 13 de Março de 2020 à hora do jantar o referido forno simplesmente "explodiu" o vidro de dentro e os botões e pegas ficaram imensamente quentes impossibilitando quase tocar e desligar. Os vidros ficaram espalhados pela cozinha. De referir, que tenho duas crianças pequenas 2 e 8 anos que além do susto (pelo barulho ensurdecedor), podiam estar na cozinha. Felizmente não estavam, se não o problema tinha sido muito maior. Dia 15 de Março de 2020 reportamos o sucedido à Conforama por via telefonica e por e-mail. Demoramos mais porque aguardamos fatura do antigo proprietário da casa que também, adquiriu o forno.
Na primeira fase disseram que tinha de ser o antigo proprietário pela fatura estar em nome dele (proteção de dados), o mesmo prontamente entrou em contacto com vocês. Mas,a situação continuou igual. Entretanto, como temos a escritura da casa conseguimos provar que o forno a partir do momento que compramos a casa passa a ser nossa propriedade também.
Após várias chamadas a situacão continua igual e, estamos há quase dois meses sem forno, primeiro ainda compreendemos devido ao estado de emergência, contudo, continuam a vender online e sempre a mandar e-mails com promoções e afins e demoram 2 meses para resolver uma reclamação de uma situação que podia ter corrido muito pior.
Apenas queremos que nos troquem o artigo (que teve algum tipo de avaria ) por um igual, visto que o mesmo ainda está na garantia.
Data de ocorrência: 10 de maio 2020
10 de maio 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Andreia Francisco,

Lamentamos a situação descrita na reclamação nº# 39897120 recebida a 2020-05-10, no entanto, de forma a melhorarmos o nosso serviço de apoio ao cliente, entraremos em contacto consigo, para lhe fornecer informação acerca do seu processo.

22 de maio 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Andreia Francisco,
Em primeiro lugar gostaríamos de lhe agradecer ter expressado a sua opinião sobre os nossos serviços, apesar de, nem tudo ter decorrido a seu contento, o que lamentamos profundamente.
Tomamos devida nota da Sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção. Relativamente á situação em questão, pedimos desculpa mas todos os produtos comercializados pela Conforama estão sujeitos ás condições de garantia dos fabricantes,e apenas após verificação pelos Serviços Técnicos dos mesmos e se apurar qual o problema com o equipamento se tomará uma decisão,uma vez que poderá estar em causa algum defeito no fabrico,má utilização ou danos provocados .Pelo que sugerimos que entre em contato diretamente com a marca através dos contatos facultados na documentação de forma a agendar uma visita de um técnico .
Obrigado pela compreensão mas devido aos constrangimentos atuais não temos ainda o Serviço Pós-Venda operacional.

Apesar do sucedido, esperamos poder continuar a tê-lo/a como Cliente e vir a ter a oportunidade de o/a servir melhor.
23 de maio 2020
Não considero de todo que a minha reclamação esteja resolvida, visto que se comprei o artigo convosco, a fatura é vossa, a garantia tem de ser tratada por vocês. O contacto com os técnicos ou com marca em si tem de ser feita por vós. Não faz sentido nenhum ser o cliente a entrar em contacto com a marca que vocês vendem enquanto o artigo está na garantia e ainda nem um ano passou.
Concordo que deve vir o técnico e averiguar o que se passou, mas é a Conforama que tem de tratar dessa parte. Eu como cliente contacto a marca que me vendeu o artigo. É assim que deve funcionar, pela lei.

"Na Lei das Garantias (LG) - Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio -, a solução é claramente apresentada, impondo ao vendedor ou, se se quiser, ao fornecedor o cumprimento da sua obrigação, a começar, desde logo, pela entrega da coisa conforme com o contrato, sem qualquer vício.

Artigo 3.º n.º 1:
“O vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue.”

Significa isto que o vendedor, quando põe os bens à disposição do consumidor, tem o dever de o entregar em condições, em conformidade com o contrato, aferindo-se, portanto, a qualidade do bem no momento da entrega.

Artigo 2.º n.º 1:
“O vendedor tem o dever de entregar ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda.”

Deste modo, caso exista qualquer falta de conformidade da coisa com o que foi realmente contratado, será, pois, perante o vendedor que, primeiramente, o consumidor deve denunciar as falhas, pois, nos termos legais, é o vendedor que assume a responsabilidade da garantia em primeira linha, que se encontra afecta aos bens, independentemente do momento em que foi detectada a não conformidade do bem, mas desde que se manifeste dentro do prazo legal estabelecido para o efeito:
- 2 anos para os bens móveis
- 5 anos para os bens imóveis

Sem que, todavia, deixe de exercer o seu direito de regresso, isto é, de ser pago de todas as despesas efectuadas com a satisfação da garantia, pelo produtor."

Obrigada e fico a aguardar, visto que já vou a caminho dos 3 meses sem forno .

27 de maio 2020
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Andreia Francisco,
A Conforama faz o seu melhor para satisfazer as necessidades dos seus clientes ,mas nesta fase não era possível atender á sua reclamação
devido á situação atual do País e devido ao facto de em termos operacionais e não existiam pessoas nas lojas ,uma vez que as mesmas encontravam-se fechadas o que impossibilitava essa gestão .A solução apresentada seria para que não tivesse de aguardar .
Assim nos foi possível ,já entrámos em contacto ,para já dentro normalidade solucionar a sua reclamação e enviar a assistência técnica verificar o produto .