Gesternova Serviços de Energia, Unipessoal Lda

Contigo Energia - Painéis fotovoltaico em parceria com a IKEA

Jose Francisco Boleta Lapao
Jose Lapao apresentou a reclamação
10 de setembro 2021
No inicio do passado mês de julho entrei em contacto com a Contigo Energia para a instalação de 4 painéis solares ao abrigo da parceria com a IKEA, após documentação enviada, na dia 13 do mesmo mês tivemos uma reunião virtual por Microsoft Teams para se verificar a viabilidade da instalação.
No dia 19 de julho recebi a proposta por parte da Contigo e após algumas alegações e acertos a proposta foi corrigida foi entregue no dia 21, no dia 23 entreguei os documentos assinados, no dia 30 de julho foi-me enviada uma fatura para pagar 40% do valor total dos painéis, esse valor foi pago no dia 2 de agosto.
Depois de alguma insistência para uma possível data de instalação, foi-me dito que iria ser instalada na semana de 2 de setembro.
No dia 31 de agosto envio um e-mail a perguntar se se mantinha a instalação para 2 de setembro, recebo de volta um e-mail a informar que e passo a citar "Entrámos em contacto com a equipa instaladora, a qual nos indicou que devido a algum imprevisto parece que não será possível realizar a obra no dia 2 de setembro mas que até ao final da semana entrarão em contacto consigo.", mas até ao momento ninguém entrou em contacto comigo seja por telefone, seja por e-mail.
Hoje dia 10 de setembro tentei ligar para a Contigo Energia, por duas vezes e a chamada é desligada após a gravação de boas vindas.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2021
27 de setembro 2021
Ao que parece ou a Contigo Energia não recebe as reclamações aqui colocadas ou então faz "orelhas moucas" as mesmas.
Coincidência ou não no dia 13 de setembro ligaram-me da suposta empresa que irá instalar os painéis, a perguntar qual seria o melhor dia/hora para fazer um pré visita antes da instalação dos painéis, sendo informado que qualquer dia da semana de preferência depois das 17h, ficou de me ligar novamente a confirmar o dia onde informei por SMS (para que fique prova) de que de 16 a 18 de setembro estaríamos ausentes, mas essa chamada só chegou mesmo no dia 16 de setembro a informar que iriam fazer a pré visita no dia 1 de outubro, hoje enviei um SMS à pessoa que me têm ligado a perguntar se se mantinha a pré visita para dia 1 de outubro, a que horas vinham e se era só mesmo pré visita ou se instalariam já os painéis, pedindo resposta por SMS ou chamada depois das 17h (depois de sair do serviço). Ligaram-me pelas 17:10 a informar que era só pré visita e que não tinham nenhuma indicação da Contigo Energia para a instalação dos mesmos, iriam fazer o relatório enviar para a Contigo Energia e esperar que houvesse ordem de instalação.
Eu pergunto aqui e visto que já paguem 40% do valor total da instalação se posso pedir um desconto por incumprimento dos prazos de entrega/instalação.
29 de setembro 2021

Queremos pedir desculpas por inconvenientes causados no decorrer do processo e da falta de comunicação por parte da Contigo Energia. Informamos que entramos em contato com a instaladora Elecnor que nos confirmou a data de instalação para 01/10/2021.

Qualqur dúvida adicional por favor informar.

29 de setembro 2021
Bons dias,

Segundo a instaladora, no dia 1 de outubro de 2021 vêm fazer uma pré visita e não uma instalação, foi essa a indicação que me deram quando os questionei a que horas iriam vir para que pudesse informar no emprego que não iria trabalhar nesse dia, dou não iria trabalhar a partir de uma certa hora.

A informação que a instaladora tinha por parte da Contigo Energia seria um pré visita enviar o relatório e depois aguardar o agendamento da instalação.

Com tudo isto desde 2 de agosto de 2021 que a Contigo Energia têm 40% do montante pedido, e já passaram quase 2 meses sem qualquer contato por parte da Contigo Energia por isso no fim do processo terá de haver alguma compensação por todo este atraso.
2 de outubro 2021
Hoje é dia 2 de outubro de 2021 e não houve nenhuma instalação no passado dia 1 de outubro de 2021, nem mesmo a pré-visita como estava agendado por parte da instaladora, pois por erro (não sei de quem) a pré-visita era em Montargil, e não em Borba, e ficaram de me ligar a agendar novamente a pré-visita e não a instalação.

Logo acho que a Contigo Energia anda a "brincar" com os clientes, já paguei 40% do valor cerca de 1400€ há já 2 meses e não tenho o equipamento instalado e este ano já não vou usufruir dos meses de maior irradiação para a rentabilização do equipamento, e a este ritmo nem vou a tempo de enviar a candidatura ao fundo ambiental este ano.

Continuo a espera de uma resposta por parte da Contigo Energia sobre este assunto e por escrito, para que fique tudo documentado, mas desde já deixo a informação que segue uma queixa no livro de reclamações online contra a Contigo Energia e Contra a IKEA, pois foi através desta que cheguei á Contigo Energia
5 de outubro 2021

Estivemos em contacto com a instaladora Elecnor o qual informou que a pré-visita estava prevista para 01/10/2021 e que houve uma confusão entre a data de instalação e pré-visita; referente à localização da pré-visita desconhecemos o porquê do erro. Como hoje (05/10) é festivo em Portugal voltaremos a contactar a respetiva instaladora amanhã (06/10) com o objetivo de agilizar a instalação.

Pedimos desculpas por todos os inconvenientes causados.

Atenciosamente.
7 de outubro 2021
Bom dia José Lapão,

Conforme o chefe de equipa/técnico operacional de Elecnor, sr Alexandre Vicente "essa instalação está prevista ser efectuada para a semana mas ainda não está agendada com o cliente e não temos um dia concreto."

Assim que a Elecnor informar eu aviso o sr. Estamos em contacto diário com a instaladora para priorizar vossa obra.

7 de outubro 2021
Bons dias,

Continuo sem entender como se poder atrasar uma instalação que foi prevista para 2 de setembro em mais de um mês andando sempre a adiar para dias desconhecidos.

Aquando da contratação foi-me exigido o valor de 1402,22€ referente a 40% do total da obra, para que o processo seguisse os seus tramito, o qual foi pago no dia em que recebi a respetiva indicação a 30 de julho de 2021, neste momento estamos a 7 de outubro de 2021 e ainda estou a espera da mesma instalação tendo já passado o tempo de maior radiação solar e estando no fim do prazo de candidatura ao fundo ambiental.

Gostaria de saber caso a minha candidatura já não seja abrangida por falta de verba, ou por ser enviada fora do prazo, se a Contigo Energia, a Elecnor ou mesmo a IKEA me vão ressarcir dos 2500,00€ referente aos 85%/teto máximo elegível para a dedução?

Desde a data de pagamento até este momento já passou mais de 2 meses e não sei ainda nem mesmo a Contigo Energia quando será instalado os painéis.

Aguardo resposta primeiro para a data da instalação, segundo como serei compensado pela demora na instalação.

Atentamente,

José Lapão
11 de outubro 2021
Boa tarde José Lapão,

Vossa instalação está agendada para 15/10/2021 com o instalador SCT por falta de disponibilidade de Elecnor.

18 de outubro 2021
Boas tardes,

Parte da reclamação está dada como resolvida, pois a instalação foi concluída no dia 12/10/2021 a parte elétrica dentro de casa, e no dia 14/10/2021 a instalação dos painéis na cobertura, faltando só acordar entre as partes a compensação por parte da Contigo Energia/IKEA pelo atraso da conclusão da obra. Vou dar por resolvida esta reclamação, mas podendo sempre reabrir esta ou interpor uma nova.
Jose Francisco Boleta Lapao
Jose Lapao avaliou a marca
18 de outubro 2021

Foi a primeira vez que lidei com a marca, cheguei até ela por meio de uma parceria com a IKEA, mas ao que parece não estão habituados a clientes exigentes. Hoje em dia os clientes estão informados e têm direitos que algumas marcas tentam atropelar, sei que há muitos clientes que são tipo deixa andar, o que é muito típico do português, eu sou português, mas não sou assim, e no mínimo as marcas devem cumprir com o que se comprometem.