Continental Pneus
Continental Pneus
1.5
Continental Pneus (Portugal), S.A.

Continental Pneus - Pneu continental defeituoso com 18000km e com 8 meses de uso

Jorge Chaves
Jorge Chaves apresentou a reclamação
27 de março 2020 (editada a 8 de abril 2020)
Fiat Doblo com Pneu Continental defeituoso.
Em Novembro de 2019 adjudicamos a um concessionário Fiat uma carrinha Fiat Doblo Cargo 1.6 Maxi Multijet 120cv Basic. A razão da compra desta viatura foi pelo facto de ser das poucas no mercado que podem carregar 1005 kg de carga útil.
Fique-se desde já a saber de que este valor de carga útil publicitado pela marca não é o valor real que consta no livrete da viatura, uma vez que no livrete, a diferença da Tara para o Peso Bruto em Circulação Nacional é de 960Kg e não de 1005Kg como anunciado pela marca.
A Carrinha foi matriculada no dia 04 de Março de 2019.
Esta viatura foi entregue a um funcionário da nossa empresa poucos dias depois.
Este funcionário trabalha 4 horas por dia, é uma pessoa responsável, cuidadosa e com formação superior. Portanto a viatura só anda na estrada 4 horas por dia. Sendo uma viatura nova, é natural que eu como responsável, também olhe por ela…..A viatura nunca, de Março a Novembro excedeu, ou se aproximou sequer do seu peso limite de 960Kg., por razões obvias.
Em Novembro de 2019 verificou-se que o pneu dianteiro apresentava fissuras entre a parte lateral e o rasto do pneu. Foram tiradas as fotos que se anexam.
No dia 28 de Novembro enviamos as fotos ao concessionário vendedor a relatar o problema.
O concessionário vendedor remeteu-nos para o concessionário da zona, a Mscar em Portimão.
Nesta data a viatura tinha 18017Km percorridos em estrada.
No dia 11 de Fevereiro de 2020 fomos convidados a deixar a viatura em Portimão de modo a que o pneu em causa fosse para a fábrica.
No dia 25 de Março, fomos buscar a nossa viatura, com o pneu defeituoso no mesmo lugar e com um relatório da Continental Pneus, S.A., que informa que:
“as paredes laterais do pneu exibem um desgaste por fricção pronunciado, com origem em fricção contra passeios ou fricção entre pneus montados em rodado duplo, por excesso de carga, ou baixa pressão”
Da parte da Customer Care Fiat, já tínhamos no dia 16/03, recebido a seguinte mensagem:

“• O veículo em referência, foi contemplado no momento da aquisição com dois anos de Garantia quanto a defeitos de fabrico ou montagem sem limite de quilómetros, Garantia esta prevista pelo Fabricante.
• O inconveniente ocorrido no veículo não teve como origem nenhum defeito de fabrico ou montagem, sendo sim, consequência de desgaste, cuja responsabilidade cabe exclusivamente ao utilizador, segundo o que dispõe o Livro de Garantia, Manutenção e Serviços.”
Da nossa parte temos a dizer que, se for mesmo assim como os senhores da fiat e da continental (com letras pequenas) dizem, o material que equipa a viatura é mesmo medíocre, porque um pneu que não aguenta 4 horas de trabalho durante 36 semanas, nem 18000km em estrada, tem que ser um pneu de muito baixa qualidade e não deva andar na estrada. Atendendo ao tempo de garantia do veículo, do defeito de fabrico óbvio, do teor das respostas dos responsáveis e da não solução que apresentam, aqui apresento a minha reclamação.
Olhos de Água, 27 de Março de 2020.
Data de ocorrência: 27 de março 2020
Jorge Chaves
8 de abril 2020
Caros Senhores,
Muito obrigado pela vossa resposta, sobre a qual temos a dizer o seguinte:

De uma empresa ou marca como a Fiat, que tem um índice de satisfação de 58.6% e uma taxa de solução de reclamações, de 27.6%, como se pode ver no portal da queixa, não se pode esperar outra resposta que não a dada.

Os senhores começaram por considerar o problema do pneu como um "inconveniente" e "consequência de desgaste", claramente com o intuito óbvio de sacudirem responsabilidades de um produto em garantia.

O que lhes podemos dizer em relação à vossa resposta, é que:

O veículo, como deveriam saber, não tem rodado duplo, logo não podem comparar o problema do pneu em causa com um qualquer problema de pneu com rodado duplo, utilizando uma resposta pré elaborada, o que não deixa de ser caricato vindo de profissionais...

O veículo em causa nunca atingiu o seu valor máximo de peso que são 960kg e não os 1005kg, mencionados na propaganda de venda.

A este respeito, queiram também aqui neste portal da queixa, explicitar o porquê de anunciarem o veículo carregando 1005kg, e no respectivo livrete esses valores serem inferiores em 45Kg.

O veículo não anda a subir passeios constantemente, tem uma utilização normal e só em estrada.
O veículo não anda com baixa pressão nos pneus, porque na empresa temos acesso visual a todos os veículos todos os dias.

A nossa empresa tem 5 veículos e nunca nenhum deles alguma vez apresentou a baixa qualidade em pneus, que a vossa marca mostra com 18 mil kilómetros de utilização.

Quatro dos nossos veículos têm desempenho semelhante no dia a dia, sendo que teriam também que apresentar na generalidade o mesmo tipo de problemas.

O que os nossos olhos vêm, é uma marca que utiliza material de qualidade inferior, que não assume responsabilidades na resolução de problemas e não merece da nossa parte no futuro, qualquer confiança.

Continuamos a aguardamos resposta ás questões em aberto, bem como á solução do problema do pneu. Muito Obrigado.