Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Artigos em falta e substituições não facturadas

Cristela Sousa apresentou a reclamação
29 de junho 2022
Conforme descrito no caso n.º 50286584 apresentado ao continente:

Conforme deverá estar descrito no caso 50275402 que abri através do apoio ao cliente, hoje dirigi-me ao Continente de Loulé para levantar a encomenda n.º 407437861. Por mero acaso, e apenas porque a embalagem onde vinha era demasiado grande para caber no meu carro, abri a encomenda junto ao apoio ao cliente para retirar os produtos e deixar o caixote na loja (que não caberia no meu carro). Para meu espanto um dos artigos estava em falta (uma frigideira da SMEG) e existia uma frigideira da marca Kasa, cada um com um PVP de 140€ e 8€, respectivamente. Sendo que não foi facturada uma substituição em local algum da encomenda bem como pareceu me um engano demasiado suspeito uma vez que jamais seria uma substituição razoável. Também não houve uma guia de entrega para comprovarem que de facto a encomenda me tinha sido entrega nem tão pouco o envio de um documento de facturação - tive que pedir o envio da factura para o meu email à operadora do apoio ao cliente online que liguei para explicar que ainda me encontrava em loja e que faltavam produtos. Não posso deixar de notar que caso tivesse vindo embora tenho a certeza que seria tratada como alguém que estava a cometer fraude contra o continente quando ligasse para os vosso serviços a informar que não tinha recebido um dos produtos. Mais, para que o processo acima fosse aberto perdi cerca de 1hora no vosso estabelecimento sendo que a operadora do serviço ao cliente, apesar de tudo, foi impecável em todos os momentos.
Para meu espanto, verifiquei ainda que os selos a que teria direito da campanha também não foram entregues.
Estou extremamente desapontada com toda esta situação em que poderia ter facilmente perdido 140€, ficando sem um dos produtos, e ainda ser tratada como alguém que estaria a agir de má fé.
Se não receber uma resolução rápida a todo este processo (entrega dos selos devidos e restituição do meu dinheiro / do produto em falta) irei apresentar reclamação às entidades supervisoras.
Por último, não tenho dúvidas que toda esta situção vai mudar a minha percepção do continente e enquanto alguém que faz compras regularmente nas vossas lojas irei ponderar outras alternativas.
Aguardo uma resposta da vossa parte.
Com os meus melhores cumprimentos,
Cristela de Sousa

Após decidir devolver os artigos que me foram entregues, uma vez que se tratava de um presente e não estando o conjunto completo deixou de fazer sentido ser oferecido, no dia 29/06 dirigi-me ao Continente de Quarteira onde a vossa funcionária foi em algumas alturas bastante antipática, fazendo perguntas despropositadas como se eu estivesse a devolver algo que não tinha direito a devolver. Para tornar este processo ainda mais surreal, informou'me que não tinha nenhum documento de prova de dovolução mas que podia confiar na palavra dela. Após a minha insistência assinou uma cópia da factura a dizer quais os artigos que tinham sido devolvidos.
Data de ocorrência: 28 de junho 2022
30 de junho 2022
No dia de hoje recebi um email a informar que a frigideira estava em ruptura de stock e fui questionada se pretendia devolução do dinheiro ou aguardar. Claramente demonstra que na data da encomenda já estava em ruptura e colocaram uma substituição que nem tinha comparação em termos de valor (o que encomendei custaria 140€ e colocaram um produto de 8€) não tendo facturado estas alterações. Esta situação é equiparada a uma burla na medida em que se eu não tivesse aberto a encomenda junto ao apoio ao cliente seria acusada de estar a enganar o continente.

Encomendas online no continente, nunca mais!
Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto.
Sempre que necessitar de entrar em contacto connosco, poderá fazê-lo diretamente através do nosso formulário, em https://faleconnosco.continente.pt
Até breve!
30 de junho 2022

Já respondi ao vosso email solicitando a devolução do dinheiro, pelo que não se encontram à espera de uma resposta da minha parte (conforme actualizaram o estado da queixa). Sendo que só considero esta queixa fechada assim que me for devolvido o dinheiro total da encomenda. Seria ainda correcto da parte do Continente esclarecer o que levou a toda esta confusão.

Obrigada
Cristela
8 de julho 2022

Continuo a aguardar a devolução do dinheiro do produto em falta (confirmada por email no dia 30/06) bem como dos produtos devolvidos em loja no dia 29/06.
22 de julho 2022
Estimado(a) Cliente,
No seguimento da situação partilhada, informamos que o caso N. Refª #50322762 / N. #76983922 se encontra assim encerrado.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
Cristela Sousa avaliou a marca
22 de julho 2022

Não existe qualquer evidência de mudança de processos para evitar que uma situação semelhante volte a acontecer nem uma explicação do que aconteceu para levar a toda esta situação, apenas nota no email de resposta de que vão enviar sugestões de melhoria internamente (que não passa da frase standard para parecer que estão realmente a fazer algo).