Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Avarias sucessivas Yämmi 2xl

Hélène Serra Fernandes
Hélène Fernandes apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2021
Exmos/as Senhores/as,

No dia 13/05/2019 adquiri um robot de cozinha Yämmi 2 XL no Continente Gaia Jardim.

A máquina sofreu sucessivas avaria, as quais enuncio abaixo:
- No dia 06/07/2019 (com menos de 2 meses) a máquina apresentou a sua primeira avaria, vertendo água da base do copo e apresentando o erro AL008;
Foi entregue, reparada, em 11/07/2019;
O relatório técnico referiu que “Confirmamos a avaria e procedemos à reparação do motor da sua Yammi. Substituição do botão”;
- Em Novembro do mesmo ano a máquina avariou novamente, vertendo muita água pela base pelo que o botão selector começava a apresentar dificuldades (ao selecionar os minutos, os segundos regrediam).
A máquina foi reparada e foi entregue relatório técnico emitido a 19/11/2019 que refere: “confirmamos a avaria e procedemos à substituição da lâmina. substituímos copo e base da máquina”;
- Em 27/12/2020 a máquina avariou novamente, a meio de processo de cozedura, apitando e bloqueando o copo dentro da base da máquina. Contactei a vossa assistência técnica por telefone e e-mail, no dia 28/12/2020, solicitando a substituição da mesma e entrega de uma máquina nova, com as mesmas características e funcionalidades daquela que adquiri em 13.05.2019.
- Apesar da minha insistência em obter resposta ao meu e-mail, recebi apenas resposta a 05/01/2021, informando que não me seria dada máquina nova, nem sequer uma máquina de substituição enquanto aguardaria pela sua reparação;
- Solicitei motivo fundamentado para não me darem uma máquina nova: não foi feita nenhuma fundamentação legal.
- A 21/01/2021, vi-me forçada a deslocar-me à loja do Gaia Jardim para entregar a máquina, pois não dispunha de impressora para imprimir a guia de levantamento.
- A máquina foi entregue na minha morada no dia 04/02/2021 (após insistência minha, pois queriam que a fosse levantar ao balcão do Gaia Jardim. Referi que em tempos de pandemia mundial não fazia sentido obrigarem-me a dirigir-me a um centro comercial quando a transportadora podia perfeitamente entregar a máquina em casa (pois se recolhe, também pode entregar)).
- O relatório técnico indica que “Após análise da sua Yämmi, confirmamos a avaria e procedemos à substituição da panela XL. De notar que os plásticos não foram substituídos”.
- Constatei aquando da abertura de caixa que a panela XL entregue é manifestamente uma panela usada (não a minha), e não nova, como se comprova pelas manchas existente (fotos enviadas à Yammi em e-mail de 08/02/2021);
- No dia 08/02/2021 após primeira utilização da máquina um parafuso soltou-se da base, juntamente com uma peça de plástico
- Enviei no mesmo dia e-mail à Yämmi solicitando assistência técnica sendo me referido que a máquina seria recolhida no meu domicílio no dia útil seguinte;
- Recorrendo a familiares, imprimi a guia e acomodei a máquina em caixa para ser levantada a 09/02/2021;
- O que não aconteceu;
- A 11/02/2021 telefonei para a Yammi para saber o estado de recolha: confirmaram que o e-mail enviado era uma mera resposta automática e agendaram a recolha para o dia seguinte: 12/02/2021, confirmando que a mesma seria recolhida nesse dia;
- O que, mais uma vez, não aconteceu;
- À presente data, 17/02/2021 continuo sem qualquer resposta nem recolha por parte da Yammi;

Daqui decorre que estas sucessivas reparações são incomportáveis e minam em absoluto a confiança que detenho na mesma e nos serviços da Yammi. É a quarta vez que a máquina terá que ir para arranjar, pelo que aquela assistência técnica padece de graves problemas de organização e articulação, parecendo que não guardam sequer histórico de interacções com os clientes.

Assim, pela razoabilidade do pedido, sustentado pelo preceituado legalmente pelo DL 67/2003, alterado pelo DL 84/2008 de 21/05, solicito a devolução do dinheiro pago pela máquina ou a entrega de uma máquina nova, em perfeitas condições, sem prejuízo de recorrer em última instância aos meios ao meu dispor para resolução alternativa deste conflito.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2021
17 de fevereiro 2021
Estimado Cliente,

Agradecemos o seu contacto.

Até breve!
Apoio ao Cliente Continente
Hélène Serra Fernandes
Hélène Fernandes avaliou a marca
24 de fevereiro 2021

Demasiada burocracia, falta de interacção entre colaboradores (ausência de comunicação de histório). Um exemplo claro é ter recebido máquina nova e 1 semana depois a transportadora vir a minha casa perguntar se tenho uma yammi para entregar para reparação (semanas depois de me terem garantido que ia ser levantada no dia seguinte)