Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Desinformação relativamente à campanha "ANGRY BIRDS"

Alberto Fernandes
Alberto Fernandes apresentou a reclamação
22 de junho 2016

Boa noite,

Hoje, desloquei-me ao Continente do Gaia Shopping para, entre outras coisas, adquirir 3 peluches da promoção "Angry Birds", uma vez que já tinha completado uma caderneta referente a essa mesma promoção.

Por cautela antecipada e porque me havia apercebido que os layouts internos no hipermercado tinham agora uma nova legenda/errata "um peluche" colada por cima de onde originalmente se lia "cada", percebi que a situação não se iria avizinhar simples de resolver.

Dirigi-me ao Balcão de Apoio ao Cliente e pedi esclarecimentos sobre a situação. Escusado será dizer o que já aqui pude hoje ler de anteriores situações.

Quando pedi para falar com alguém superior que me pudesse explicar ONDE é que na caderneta ou na informação "in store" figurava QUALQUER referência que fosse à existência de um regulamento, não obtive nenhuma resposta; pior ainda - quando questionado directamente ao responsável em permanência de turno, o Sr. José Andrade, sobre quem seria a pessoa ou forma de contacto possível, a resposta tivesse sido tão somente "sei lá, não faço ideia!", virando costas ao balcão e pedindo que uma colega me trouxesse o Livro de Reclamações.

Mais me foi informado que cada caderneta me possibilitava apenas duas opções: 1 peluche a EUR 2,99 ou 2 a EUR 7,99 - e agora questiono eu: ONDE é que está também esta informação?

O Livro de Reclamações foi pedido e preenchido, uma vez que não obstante o facto da publicidade ser em si enganosa, o modo de tratamento desta situação pelo único (ir)responsável ao balcão foi -no mínimo- lamentável, para não chamar de deplorável.

Escusado será também dizer que os digníssimos leitores e opinas desta página ou desta reclamação em particular podem-se abster de fazerem os habituais comentários de que "… o Regulamento está no site, etc..".

Há que lembrar uma coisa básica:
Anteriores promoções como as das facas Thomas ou das louças Pyrex estavam BEM explícitas nas cadernetas; não há pelo que reclamar delas. Soube sempre o que lá estava escrito e nada mais exigi que tal, sem quaisquer problemas ou confusões.
ESTA promoção em concreto tem erratas colocadas "à posteriori" nas lojas e um layout que somente agora vi na net (porque também em NENHUM LADO da caderneta me "manda" ver regulamentos onde quer que seja).
Só consegui saber ONDE estava o dito Regulamento quando me coloquei HOJE à procura de informação sobre queixas neste assunto em concreto.

E depois há ainda a questão do Português utilizado na campanha:
"CADA" a "EUR 2,99" (ou EUR 7,99) não quer dizer "UM PELUCHE" a "EUR 2,99" (ou EUR 7,99); daí a errata colada à pressa em cima dos layouts, tão típica não só do portuguesinho que cometeu o erro original na elaboração da campanha mas também do grupo de outros portuguesinhos que a aprovaram sem se aperceberem dos erros crassos de comunicação em marketing.

Mais escusado ainda será dizer que, sendo uma campanha essencialmente dirigida às crianças, tenham de ser elas próprias a ter de assistir a este tipo de espectáculo lamentável entre os pais que foram coleccionando os selos segundo as indicações ÚNICAS constantes na caderneta (tal como nas anteriores campanhas) e os funcionários ineficazes na resolução e/ou resposta eficaz que somente se traduz no facto de se regressar de mãos vazias e ter ainda de explicar isso a quem não tem realmente culpa de nada, a não ser de uma publicidade enganosa...

Data de ocorrência: 22 de junho 2016
29 de junho 2016

No seguimento do processo N. Refª 863415 / N.º 4553816 também apresentado no Livro de Reclamações da loja Continente do Gaia Shopping, foi já enviada resposta ao cliente.

Obrigada!