Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Encomenda cancelada por incapacidade de receberem pagamentos

Pedro André Albuquerque Borges Ferreira
Pedro Ferreira apresentou a reclamação
29 de março 2018

Fui contactado pelo serviço de apoio ao cliente do Continente Online no passado dia 21 de Março, através de email solicitando o pagamento de uma encomenda realizada online, a 10/06/2017 (9 meses antes).
Por algum motivo, os serviços financeiros do Continente foram incapazes de fazer a cobrança dessa encomenda e a mesma ficou por pagar.

Ao longo destes 9 meses nunca obtive qualquer contacto por parte do Continente, foram efectuadas e pagas diversas encomendas através do continente online, e nunca houve qualquer incidente.

No dia 23 de Março, respondi ao email, onde solicitavam que fosse realizada uma transferência bancária para um determinado NIB/IBAN de forma a regularizar a situação, indicando que eu faria o pagamento mas num canal seguro. Que poderiam enviar um estafeta devidamente identificado, ou que eu poderia deslocar-me a uma loja Continente para efectuar o pagamento, ou qualquer outra forma SEGURA que fosse por eles sugerido.

Pouco depois fui contactado telefonicamente pelos mesmos serviços, e ficou acordado que o pagamento seria feito aquando da realização de uma nova encomenda online, e que seria pago por multibanco no momento da entrega, regularizando assim a situação. Ficou agendada a realização da nova encomenda na semana seguinte, com um novo contacto da minha parte, para indicar qual o número da nova encomenda, o que aconteceu no dia 28/03.

Hoje, dia 29/03, fui contactado pelos mesmos serviços, indicando que a encomenda que eu havia realizado só poderia ser entregue depois de eu efectuar o pagamento por transferência bancária, ignorando assim o que havia sido acordado na semana anterior.

De nada valeu a minha explicação do que havia sido acordado com eles na semana anterior, de nada adiantou eu explicar que fazer pedidos de transferências bancárias, por mail, não é de forma alguma uma forma segura e não houve qualquer tipo de receptividade para cumprirem a sua parte do que havia sido definido uma semana antes.

Assim, fiz uma transferência de um montante para um NIB que me foi "garantido" que seria do Continente, enviei comprovativo, e o Continente perdeu um cliente de mais de 30 anos.

É lamentável que uma instituição com pilares que assentam na integridade, (vide O Homem Sonae) imputar aos clientes a sua incapacidade de efectuar recebimentos, de não haver qualquer tipo de comunicação segura (um email não é um canal de comunicação seguro, passível de validação), de não cumprir com o acordado com os clientes.

Data de ocorrência: 29 de março 2018
30 de março 2018
Caro(a) Cliente
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
3 de abril 2018
Caro(a) Cliente,

No seguimento da situação partilhada, informamos que o caso N. Refª #37800 / N. #17808018 se encontra assim encerrado.

Com os nossos cumprimentos,

Apoio ao Cliente Continente
Pedro André Albuquerque Borges Ferreira
Pedro Ferreira avaliou a marca
3 de abril 2018

Apresentaram o pedido de desculpas, propuseram uma forma de compensação e comprometeram-se a esclarecer internamente, junto da equipa de apoio ao cliente, as normas e procedimentos internos. Foi uma postura bastante profissional.