Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Falta de afixação de preço

Sónia Romana
Sónia Romana apresentou a reclamação
18 de junho 2019
No passado dia 13 de junho de 2019, pelas 18h03m, efectuei compras no valor total de 31,56€, sendo que me foi descontado o valor de 10,17€, que se encontrava no meu Cartão de Cliente nº 1850075061517.(conforme v/Factura nº FSAKW007/269550)
Das compras efectuadas, adquiri uma embalagem de Loção Corporal Nivea Q10 Reafirmante de 400 ml (peles normais), uma vez que à data se tratava de um produto que se encontrava em promoção, ou seja ao invés de 6,99€ poderia adquiri aquele produto por 3,49€.
Ao proceder à consulta do meu talão (v/Factura nº FSAKW007/269550) verifiquei que o desconto da promoção afinal não fora efectuado, tendo-me sido cobrado o valor total de 6,49€.
Tendo em conta o supra exposto, logo que possível (a 17 de junho 2019) dirigi-me ao balcão de informação a fim de retificarem a situação, no entanto fui informada, após verificação no local onde se encontra o produto e acompanha por um v/funcionário que:
1- Apesar de se encontrarem lado a lado, o funcionário verificou pelo código de barras que a promoção dizia respeito à Loção Corporal Nivea Q10 Reafirmante de 400 ml (peles secas e não peles normais), e
2- Que afinal o preço da Loção Corporal Nivea Q10 Reafirmante de 400 ml (peles normais), nem estava afixado, como o deveria estar…
Ou seja, a Lei de Defesa do Consumidor, nomeadamente a Lei n.º 24/96 de 31 de Julho na sua ultima alteração, que estabelece o regime legal aplicável à defesa dos consumidores, que revoga a Lei n.º 29/81, de 22 de Agosto, consagra o direito à informação estando, neste sentido, o fornecedor e o vendedor obrigados a informar, de forma acessível, clara e inequívoca, sobre os bens e serviços que apresentam ao consumidor. Todos os produtos têm que exibir o respetivo preço, garantindo ao consumidor a informação necessária para que este possa escolher.
De acordo com o Decreto-Lei nº 138/90, de 26 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 162/99, de 13 de maio, o preço deve ser indicado no próprio produto ou junto dele, por exemplo na prateleira, ou seja o preço de venda e o preço por unidade de medida devem ser indicados em dígitos, de modo visível, inequívoco, fácil e perfeitamente legível, bem como a indicação do preço deve ser feita na proximidade do respetivo bem ou no local em que a prestação do serviço é proposta ao público, de modo a não suscitar qualquer dúvida ao consumidor. Todavia in casu e a bem da verdade é que me foi cobrado um valor que nem afixado estava.
À data, o funcionário informou-me que apenas poderia se assim o entendesse proceder à devolução do produto, ao que eu informei já ter utilizado o mesmo, pelo que não poderia proceder dessa forma, e que não era essa a minha intenção.
A realidade é que paguei por um produto cujo valor não se encontrava afixado, pois à data poderia ter optado por outro.
Assim, pelo facto deverão V.Exas proceder à devolução do valor devido em cartão de cliente nº 1850075061517.
Data de ocorrência: 18 de junho 2019
19 de junho 2019
Caro(a) Cliente,

Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
19 de junho 2019
Caro(a) Cliente,
No seguimento da situação partilhada, informamos que o caso N. Refª #05639211 / N. #29134719 se encontra assim encerrado.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
Sónia Romana
Sónia Romana avaliou a marca
7 de agosto 2019

É uma pena que a marca não degele aos funcionários a resolução da situação sem que tenha de recorrer a outros meios

Ver perfil de
18 de junho 2019

Tretas, minha cara! Deram-lhe uma valente tanga!
Eu passei pelo mesmo, na passada sexta-feira, no continente de Viseu!
Só que eu como já estou de pulga atrás da orelha com este supermercado, confirmei pessoalmente o código de barras antes de o meter no carrinho (como faço com todos os artigos em promoção).
Na caixa passou o preço normal, levava duas unidades, fui com a colaboradora confirmar a promoção novamente, a data vigente da mesma, deram voltas e mais voltas (meia hora na caixa e nem um “um momento por favor” mandei-os a fava e avisei que não saía de lá sem os produtos pelo preço anunciado.
E trouxe.
Já há uns meses tinham um conjunto de sofás de jardim à venda por 62€, quando fui pagar disserem que o preço era do ano passado! Que o preço atual eram 250€ (atualmente a 180€ em promoção) e mandaram logo outro colaborador retira-los de exposição! Avisei que conheço os meus direitos e que se houve erros foi interno, não sendo este da minha responsabilidade! Havia um preço exposto com códigos e nomes que correspondiam!
Adivinhe quanto paguei por eles? Pois 62€ e ficam lindamente no meu terraço!
No continente há que confirmar tudo na hora, preço a preço, e sempre que exista algo a confirmar é ir sempre com quem o faz!