Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Péssimo serviço pós-venda - yammi 2 upgrade

DIANA apresentou a reclamação
16 de maio 2019

Dia 12/08/2018 comprei uma máquina Yammi na loja Continente Maia Jardim
Poucos meses depois foi accionada a garantia por defeito de componente (tampa interna), que se desfez com a utilização.
Passados mais alguns meses situação repetiu-se. Voltei a entregar a Yammi para reparação no local de aquisição.
Dia 11/05/2019 levantei a máquina, com a terceira tampa nova, e recebi a indicação que numa situação futura deveria ligar para a linha de apoio da Yammi, uma vez que agora a assistência era prestada por essa via.
No mesmo dia, quando tentei usar o robot deparo-me com os seguintes problemas:
- Tampa não abre normalmente, tal é a pressão do ajustamento.
- Copo não desencaixa do corpo da máquina.
Quando finalmente conseguimos montar e ligar a máquina a mesma não funcionou acusando erro de tampa aberta (mesmo com a tampa devidamente fechada e MUITO ajustada) e o motor emitia sinais como se estivesse em esforço.
A máquina foi para garantia por um problema físico e voltou com diversos problemas que impedem a sua utilização!
Como agravante:
-Não me foi entregue folha de serviço descritiva para que pudesse verificar que tipo de intervenção foi feita! O único documento que assinei nos campos onde deveria ter esses elementos apenas tem "n.d."
-Na ordem de reparação, aparentemente preenchida na loja Continente e que apenas me foi entregue no dia do levantamento da máquina, encontro indicação de máquina "suja", "com sinais de uso" e "estará a cliente a fazer algo de errado?"...Seguramente a máquina foi DEVIDAMENTE usada atendendo que não foi adquirida para decorar! E garantidamente também foi limpa! Tratar os clientes desta forma é insultuoso, discriminatório, espelho do respeito que têm por quem investe na sustentabilidade da vossa empresa e reflexo do estado em que me devolveram a Yammi.
De imediato liguei para o apoio ao cliente do Continente, que nada resolveu, indicando apenas o contacto do apoio da Yammi.
Dia 12/05/2019 liguei para o a assistência da Yammi, expus a situação e recebi a indicação que posteriormente entrariam em contacto para agendamento da recolha.
Estamos a 16/05/2019 e ainda aguardo contacto!
-Investi o meu dinheiro num bem que não cumpre de forma conveniente o seu propósito.
-Vejo-me privada, pela terceira vez em 8 meses, duma máquina que deveria ser de utilização diária, sem que tenha culpa disso, mas sendo penalizada, destratada e incomodada por isso!
-Deixei aos cuidados do Continente um bem para reparação e não garantiram a segurança e integridade do mesmo, devolvendo-me o artigo sem condições de funcionamento!
-Fiz DUAS exposições acerca do mau serviço prestado, onde relatei o sucedido e aquilo que recebo é uma aparente consistência do nível de serviço já prestado!
Se não obtenho resposta recorrendo aos meios que me colocaram à disposição para o efeito pergunto:
Quem se responsabiliza pelo respeito que me é devido?
Quem se responsabiliza por me restituírem definitivamente um bem em concordância efetiva com o valor pago por ele ou a devolução integral do referido valor?
Não posso aceitar que um artigo deste preço apresente tantos problemas em tão poucos meses, bem como não aceito um artigo reparado após ser danificado enquanto esteve ao cuidado da garantia! Assim sendo não sinto que estejam reunidas condições de confiança que validem uma nova intervenção técnica!

Data de ocorrência: 16 de maio 2019
17 de maio 2019
Caro(a) Cliente
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
20 de maio 2019
20 de Maio de 2019...mais de 8 dias passados sobre a primeira exposição feita à linha de apoio Continente e recebo hoje o primeiro contacto por parte deste mesmo serviço...mas consequência da primeira exposição que fiz neste site dia 16 de Maio!
O telefonema surge porque eu fiz uma exposição no Portal da Queixa, mas a SENHORA Cecília (assim se identificou a minha interlocutora quando lhe pedi para me relembrar o seu nome) ligou-me apenas para reforçar que efectivamente agora a assistência da Yammi já não poderia passar pelas lojas físicas Continente e que deveria aguardar pelo contacto da transportadora para efectuarem a recolha do equipamento. Após algumas questões minhas foi notório que a SENHORA Cecília não havia sequer lido a minha exposição antes de me ligar! (confirmado pela mesma!) Nem estava capaz de responder ao real motivo da minha reclamação!
Quando questionei se era normal já terem passado mais de 8 dias sem que me tivessem contactado para recolha do equipamento informou-me que sim, seria normal devido ao excesso de serviços que tinham em mãos.
Posto isto, penso serem importantes algumas reflexões:
Relativamente à assistência:
-É legitimo assumir que esta foi a forma que encontraram de conseguirem dar resposta a todos os serviços pós venda, ao abrigo da garantia, sem prejuízo para a vossa empresa, mas total prejuízo para o cliente! Assim levantam o artigo quando puderem prestar o serviço, sem estar a decorrer o prazo de 30 dias para assistência. Entretanto o cliente fica privado de usar o equipamento, continuando a correr o período para extinção da garantia!
-No limite, podem ainda usar este sistema para devolverem máquinas ainda com problemas ao cliente e fazê-lo entrar novamente na fila de espera para nova reparação, sem assumir as consequências por excederem os prazos!
Relativamente a quem dá a voz pelo serviço de apoio ao cliente do Continente:
- FORMAÇÃO!
- Antes de mais pedir desculpa por todo o incômodo causado! É o minimo!
- Ter presente qual a situação que vai debater!
- NUNCA confrontar o cliente no mesmo tom de voz que este possa apresentar, nem retaliar!
- Discurso produtivo e positivo!
- Compromisso com a solução!
- Humildade na postura! Nunca exigiria que me tratassem ao abrigo da minha licenciatura, mas tratarem-me pelo nome e apresentarem-se com referências é apenas uma prova de falta de formação ou, no limite, de prepotência!

Mais uma vez se mostram inúteis os meios que colocam à disposição dos clientes para resolução dos problemas que lhes criam! Assim continuem e terei todo o gosto em continuar a partilhar, mais não seja para que potenciais futuros clientes percebam o que poderão ganhar ao investir na vossa empresa!
24 de maio 2019
Dia 21 recebo novo contacto da Senhora Cecília por parte do apoio ao cliente. Questiona se prefiro a troca por uma máquina nova ou a devolução integral do valor...
Pede-me o favor de aguardar até ao dia seguinte, por novo contacto, a fim de definirmos a forma de fechar o assunto.
Estamos a dia 24, véspera de fim-de-semana, e nem uma satisfação!!!
Ligo novamente para a linha de apoio ao cliente. Informam-me que não existe registo de ocorrência relativa aos dados que exponho. Sou informada que afinal posso entregar o equipamento numa loja para abertura de novo processo (sendo que o último processo nem foi fechado e ainda danificaram o meu equipamento!) e uma vez mais encontro pouco interesse em criar empatia com o cliente e encaminhar devidamente o assunto...
Relembrar que passaram 2 semanas desde o primeiro contacto a reclamar por a Yammi me ter sido devolvida sem condições de funcionamento, com problemas que não tinha! Duas semanas em que percebi que a Sonae tem um serviço de apoio ao cliente deplorável!!!!