Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Produto defeituoso - devolução do montante

João Coelho apresentou a reclamação
26 de outubro 2017

Caros Srs,

Vejo-me por este meio, obrigado a apresentar uma reclamação, referente ao produto "Máquina de cozinhar multifunções Yammi 2".

No dia 19 de Novembro de 2016, eu e a minha namorada, em conjunto, decidimos adquirir a Yammi 2, a qual tinha sido recentemente lançada para o mercado. Esta decisão, teve lugar após uma pequena análise de mercado, apoiando-nos no serviço de teste e qualidade da DECO Proteste, em que este equipamento, seria a escolha acertada. Infelizmente, a DECO Proteste e nós, estávamos errados e este dia, passou a ser um marco, em que não prevíamos, os inconvenientes e avarias que esta máquina iria causar.

Ao longo do tempo, sujeitei-me pelo menos a 3 reparações da máquina, sempre com o mesmo erro "Al 512", se não estou em engano. Uma outra reparação, foram danos próprios causados por nós, uma vez que ficou pousada sob a placa de indução, ainda quente.

Acontece que no passado dia 21 de Outubro de 2017, fomos novamente ao Continente do Seixal, devolver a Yammi 2, isto passados 5 dias de termos levantado a máquina, que tinha ido para reparação devido ao erro supracitado. Isto simplesmente, não se compreende. Assim, e passado um longo historial de "quid pro quo's", decidimos que não haveria lugar para mais uma reparação, para mais uma oportunidade de resolução de um produto genericamente defeituoso. Assim, informámos a assistente, que só nos contentaríamos com a devolução do numerário despendido no equipamento, que bastava de ficarmos uns utilizadores reféns do próprio equipamento adquirido, e assim a assistente comunicou no seu último relatório.

Agora, o interessante é ainda argumentar e demonstrar o reforço, de não aceitarmos mais reparações. Então aqui vai:

- Sempre que o equipamento foi para reparar, a média era cerca de 1 mês / 1 mês e meio de reparação, até estar disponível para levantamento na loja;
- Sempre que entregámos o equipamento para reparar, nunca veio completo! Ou faltava a lâmina, ou faltava o copo de medição;
- Sempre quando vinha reparada, era uma questão de um curto espaço de tempo, até se avariar novamente.

Vejamos então o cenário macro, mas agora de uma perspectiva financeira:

Valor absoluto do equipamento
- O equipamento foi adquirido por 399€;
- Tenho o equipamento há 11 meses.

Valor lesado infligido pelo equipamento
- 3 reparações
- Média de 30 dias/ período de reparação
- Período total lesado = 90 dias

Se os 399€ correspondem por inteiro à totalidade do tempo que possuo o equipamento (11 meses ou 330 dias), então os 90 dias correspondem a cerca de 108€ do produto.

Isto significa que correspondentemente, fui lesado em nível monetário, em cerca de 27% do custo do equipamento.

O montante lesado em cima sensivelmente demonstrado, é só relativamente ao custo do produto. Em soma disto, encontram-se as diversas deslocações à loja, para ir entregar o equipamento para reparação, para levantar o equipamento e de seguida, para recolher as peças em falta, que não foram entregues no acto do levantamento do equipamento. Tempo e combustível, são dinheiro.

Entretanto, o serviço de apoio ao cliente, do continente do Seixal, retornou a chamada esta semana, a informar que o pedido feito de devolução do montante despendido no equipamento, não seria possível depois de contacto com a central. Fiquei estupefacto! Depois do histórico demonstrado, e do mencionado infra nesta reclamação, não pretendem devolver o dinheiro?

Caros Srs acontece, o Continente reconhece fortemente a falha deste equipamento, com todas as peripécias que o mesmo tem dado. É só ler os relatórios das reparações e ficarmos deslumbrados que o erro é sempre o mesmo, e que o módulo foi substituído para o da nova geração e o software actualizado, etc, além de que agora estão a vender já Yammi's 2 com um rótulo a dizer "Upgrade - Novo misturador e Sistema de Trancamento". Contudo, dadas provas, que as reparações não funcionaram e problema insiste em existir, pretendo cessar com as mesmas e exijo a devolução do montante que despendi!

Finalizando, sei que não sou o único (pode-se dizer que estou bem acompanhado) que teve e tem problemas com este equipamento, porque quando vou à loja do Seixal, o apoio ao cliente parece um cemitério de Yammi's e basta ler reclamações na Net ou falar com alguém que tenha uma. Assim, não exijo compensação em cartão Continente, ou Universo ou quaisquer outros, exijo sim o retorno do meu investimento, fracassado no vosso equipamento. Até ficar reencercido do montante despendido, prometo continuar a fazer as reclamações necessárias, através dos meios necessários.

Aguardo resposta vossa, o mais brevemente possível.

Data de ocorrência: 26 de outubro 2017
Caros Srs,

Ainda não me foi facultada uma resposta a esta reclamação feita há 7 dias.

Agradeço que respondam com brevidade.

Caro(a) Cliente

A situação que nos relata está já a ser acompanhada pela equipa responsável.

Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente Continente
10 de novembro 2017
Caros Srs,

Passaram-se 8 dias desse a última resposta, 16 dias desde a submissão desta reclamação e continuo sem resposta!

Aguardo a vossa resposta com solução adequada, com fim a dar por finalizado o presente assunto.

12 de novembro 2017
Caros Srs,

É relevante mencionar que antes de adquirir a yammi 2 mencionada no texto acima, ainda tive outra que por ter tido diversas avarias me foi trocada por uma nova (a atual). Por esse motivo agradecia que tivessem a atenção de não voltar a propor-me, como me foi dito por telefone pelos serviços do Continente que me incentivou a fazer esta reclamação por escrito, que me arranjariam a actual e que não me devolveriam o dinheiro pois não consideravam o número de avarias elevado... Já é inadmissível que não decidam devolver o dinheiro, mas mais lamentável é justificarem-se dizendo que o número de avarias não foi elevado, e nem se quer considerar-se trocar por uma máquina nova.

Se puderam ter acesso às duas yammis que adiquiri sugiro que façam as contas de quantas vezes esteve avariada.

Continuando à espera que aceitem o pedido de devolução do dinheiro da máquina que praticamente esteve tanto ou mais tempo a ser arranjada do que em utilização, aguardo a resposta.

10 de dezembro 2017
Caros Srs,

Já passou mais de 1 mês e meio desde a submissão da devida reclamação e mais de 1 mês desde a vossa primeira e única resposta, apenas para efeitos de acompanhamento de processo.

Pergunto, quando vai ficar resolvida esta situação?

Aguardo a vossa resposta, célere e resolutiva, pois já é inadmissível a demora, face também á situação em questão.

29 de dezembro 2017
Caros Srs,

Informo que esta situação encontra-se resolvida, após ligar para o serviço de apoio ao cliente directamente e fazer mais uma reclamação.

Acontece que a senhora foi extremamente prestável indicando-me tudo o que havia no processo e contra indicando o que me tinham dito anteriormente na loja do Seixal, onde me informaram que quando solicitei a devolução da quantia, tinham contactado a central e a devolução não foi aceite.

Resumindo, informam o cliente de uma forma, o cliente faz mais uma reclamação num tom menos aprazível e amistoso e só aí informam do contrário e de acordo com o que é a lei?

Eu não faço a mínima do que são então os vossos procedimentos ou modus operandi, mas certamente algo está deveras errado. Calculo que seja uma estratégia do 'pode ser que cole' e uma vez que pertencem a um grupo multinacional, com milhares de clientes na mesma posição, devem lucrar ou não ocorrer em prejuízo com informações falsas, que não estão de acordo com o direito do consumidor.

Para finalizar, a vossa prestação aqui pelo portal da queixa, foi exímia e exemplar - esta afirmação nesta situação, deveria ser utilizada no ensino do nosso país para demonstrar o bom uso da figura de estilo mais conhecida como ironia e/ou sarcasmo. Se pretendem não responder a ninguém por aqui e é só para 'inglês ver', então sejam honestos e fechem a actividade neste portal, ou metam um banner no vosso logo a dizer qualquer coisa como "Boa sorte com as respostas!".

Agradecido,
João Coelho avaliou a marca
29 de dezembro 2017

Ler a última resposta, por mim dada.

Caros Srs,

Ainda não me foi facultada uma resposta a esta reclamação feita há 7 dias.

Agradeço que respondam com brevidade.