Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Promoções enganosas com manipulações de preços

João Oliveira
João Oliveira apresentou a reclamação
29 de maio 2015

Observando com atenção as promoções do Continente, facilmente se constata que existe manipulação de preços de forma a levar os clientes i) a ir às lojas com mais frequência pois "há sempre imensos produtos em promoção e ii) a comprar produtos pelo preço nornal quando os mesmos pensam que estão a beneficiar de uma promoção.
Cito como exemplo mais recente uma promoção que estava hoje, 29 de Maio de 2015, em vigor: todo o peixe congelado com 25% de desconto.
Por acaso, tendo ido à mesma loja há dois dias atrás, reparei que a maruca congelada, sem qualquer promoção, se encontrava a menos de 9€/kg. Hoje, com a promoção em vigor, estava a 10,99€/kg. Ou seja, a diferença de preço após o desconto, a existir, será mínima.
Particularmente no peixe congelado, é algo que já constatei por mais que uma vez.
Outro exemplo flagrante são as promoções nos vinhos. Existem diversas marcas de vinho, que, nas lojas Continente, estão muito mais tempo (eu diria pelo menos 75% do tempo ou mais) em promoção (descontos habituais de 50%) do que fora de promoção. Isso leva.me a concluir que o preço normal desses vinhos será aquele "com a promoção" e não o preço "sem promoção". Para quem for mais atento, facilmente se reparará que as marcas de vinho com 50% de desconto são sempre as mesmas. As restantes, as poucas vezes que aparecem em promoção, é apenas com descontos de 10 ou 15%. Para quem tiver dúvidas, comecem a reparar na marca de vinho "Enigma" que se encontra quase sempre com 50 ou mesmo 75% de desconto.
Estes são apenas alguns exemplos.

Data de ocorrência: 29 de maio 2015
2 de junho 2015
Exmo. Sr. João Oliveira,

Reportamo-nos à reclamação apresentada por V. Exa. no dia 29 de maio junto do Portal da Queixa, relativamente às promoções do Continente e alterações de preços , que desde já agradecemos.

Deste modo, e depois de partilharmos a sua reclamação junto das áreas responsáveis, podemos confirmar que a maruca média esteve a 9,99€ apenas na semana de 11 de maio. No que toca à referência de vinho que nos apresenta – Marca Enigma – efetivamente, é um artigo que muitas vezes se encontra em promoção para os nossos Clientes, potenciada pelo interesse e participação do nosso Fornecedor e ao qual oferecemos o artigo com uma base promocional aos nossos Clientes.

Como poderá compreender, e num mercado muito concorrencial como o nosso, temos sempre a preocupação por oferecer as melhores ofertas aos nossos Clientes.

Esperamos assim poder continuar a contar com a preferência de V. Exa. e apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.

Serviço de Apoio ao Cliente

O mundo dos hipers e como a politica, discutem e agridem-se mutuamente mas a seguir vao todos almoçar!
Alem do que todos se queixam mas o que e facto e que estao la batidinhos nas promoçoes! LOL

LOL mesmo! Agora é que a Margarida Nunes disse tudo! LOL

Qual é mesmo a queixa?!
Alguém deve ter passado as duas ultimas décadas fora deste planeta...
Há gente que ainda não deve ter chegado ao século XXI, nem devem ter ouvido falar de marketing (nem do capitalismo)...
Tem Internet para os "Facebook", mas não se informam, nem tentam perceber como funciona o mercado!!...