Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Site e manuais escolares

Vitor Cruz
Vitor Cruz apresentou a reclamação
1 de setembro 2015

Boa tarde!

Venho aqui expor uma situação que classifico como uma burla ou no mínimo um método pouco ortodoxo de venda agressiva em que o Continente através de um "engano" lesa os clientes.

A minha família, constituída por quatro elementos possui um cartão Modelo/Continente registado em nome da minha esposa Celma mas que todos usamos. Este ano decidimos utilizar pela primeira vez o site Continente para encomendar os livros escolares dos nossos filhos.

Ontem quando a minha esposa foi verificar as encomendas verificou um saldo negativo de 55,51 euros no cartão. Ligamos para o nº 707 20 1919 (do Continente) e perguntamos o que se passava.
No seguimento desse telefonema venho agora aqui expor a referida burla:

- No dia 28 de Agosto a minha esposa entrou na conta e verificou que uma das encomendas já estava disponível, efectuou a compra, utilizou o saldo disponível e pagou o total.

- No dia 29 de Agosto eu entrei na conta e verifiquei que a outra encomenda estava também já disponível e fiz exactamente o mesmo (utilizando o saldo disponível do cartão) dando os dados à minha esposa para efectuar o pagamento.

- Neste mesmo dia (29 de Agosto) a minha esposa foi às compras ao hipermercado e, mais uma vez, utilizou o saldo disponível e inclusive dirigiu-se ao balcão central para actualizar os seus dados.

O problema é que tínhamos disponíveis 32,59 euros no cartão no dia 28 e que a minha esposa utilizou mas o Continente não deduziu do cartão. No dia seguinte quando entrei eu na conta e efectuei o pedido de entrega da outra encomenda (que entretanto ficou disponível) vi que tinha um saldo no cartão de 32,59 euros e desconhecendo que a minha esposa já o tinha usado utilizei-o eu também. Apesar disso o Continente também não deduziu esse valor que quando a minha esposa foi às compras continuava disponível. Pensando que seriam os 10% acumulados da compra dos manuais utilizou-o novamente.

Assim por erro (que eu classifico como uma venda agressiva) do Continente ficamos com um valor de 55,51 euros negativos que segundo me explicaram iriam sendo abatidos se continuássemos a comprar e a ter descontos... Ou seja: querem obrigar-nos a gastar dinheiro quando não tivemos culpa absolutamente nenhuma pela incompetência e escabroso erro do site do Continente. Ainda para mais lendo todas as regras de utilização do site e mesmo as FAQ's em nenhum lado explicam aos clientes que os descontos não são imediatamente deduzidos do saldo do cartão.

Como é isto possível?! Se por acaso os nossos filhos tivessem usado o cartão o valor negativo seria ainda maior... Assim sendo não reconheço qualquer divida ao Continente até porque somos nós os clientes que lhes pagamos os ordenados e depois de tantos milhares de euros que lá gastamos desde que temos o cartão ainda nos tentam burlar?!

Ainda para mais hoje recebemos as duas encomendas e verificámos que dos 20 livros encomendados (divididos em duas encomendas de 15 e 5 livros respectivamente) e dos quais pagamos o serviço de encadernação a 1,39 euros por livro 5 não vinham encadernados perfazendo um total de 6,95 pagos a mais. Como se pode ver além de toda a confusão ainda nos tentam enganar cobrando artigos não fornecidos.

Data de ocorrência: 1 de setembro 2015
10 de setembro 2015

Agradecemos que o processo nº 2396215/ N. Refª 761469 seja encerrado junto do Portal da Queixa. Já tivemos oportunidade de contactar o Cliente e explicar as possíveis causas para o sucedido.

Obrigada!

Ana Daniela Pereira
Serviço de Apoio ao Cliente

Está a dizer que por lapso, ou erro na dedução do saldo do cartão na compra dos livros, quer agora os livros de borla?