Controlauto

Controlauto - Agressividade e condições inadequadas no trato

José Carlos Antunes
José Antunes apresentou a reclamação
4 de março 2022
No dia 2 de Março de 2022 fui fazer a inspecção ao meu veículo às 11:30 horas por marcação prévia aqui no vosso site. Fui muito bem atendido pela senhora da recepção. Fui aguardar que me chamassem e esperei pouco até que me chamassem.
Chegada aí a 30-40 metros do portão 2 já está o inspector aguardando pela minha viatura. Eu teria à minha frente até à entrada do portão mais três carros. As viaturas estavam tão próximas umas das outras que eu comecei a sentir a cabine da minha viatura a encher-se com os gases que saíam do escape da viatura dianteira por ter sido condicionado pelo inspector a aproximar o máximo.
Perante esta agressão por gás e também pela agressividade/rudeza do inspector,este falava para mim com atitude mais grave que um policia. A um polícia ainda se tolera alguma agressividade pois eles lidam com muita gente e alguma é malfeitora,agora num centro de inspecção de automóveis em que o cidadão paga ,cumprindo voluntáriamnte com o disposto pela lei não se entende esta rudeza . Talvez o inspector estivesse a reproduzir o que recebe dos seus superiores.
Perante isto resolvi sair da viatura e solicitar a documentação da viatura para me retirar pois sofro de D.O.C pulmonar e não posso estar sujeito a gas de combustível gasóleo e o mais grave é que eu é que estava a pagar para estar sujeito a este tratamento.
O inspector recusou-me a devolução dos documentos da viatura e ameaçou-me com a reprovação da inspecção. Eu então perguntei porque não abriam a pista número 1 já que estava sem nenhuma viatura e já por outras ocasiões ali já me tinham feito a inspecção da viatura,e assim evitavam filas de viaturas encostadas ao milimetro em que os detrás respiram o gas dos da frente.
Compreendo que sendo Samora Correia e Porto Alto a sede de algumas empresas de camionagem pesada queiram ter uma disponibilidade maior para essa fatia de clientes porque perante a recusa do inspector em me devolver os documentos e ser ele a conduzir a viatura naquela circunstâncias de contaminação,eu ficando fora da viatura fiquei liberto dos gases.
Em conclusão, este centro é o único aqui nas proximidades em que vivo e para as minhas viaturas até me é conveniente contudo eu não quero voltar a ser tratado pelo inspector como se ele estivesse ali para me educar, e não quero ser estúpido para pagar para ser mal tratado. Se a lei condiciona a existência de uma única fila neste centro então pelo menos separem as viaturas umas das outras de forma a evitar esta contaminação.
Pelo que pude apreciar é o gestor ou encarregado ou lá como se chama que dá estas instruções.
Eu deixarei de levar as minhas viaturas a este centro de inspecção,eu sei que a controlauto não precisa de mim para o negócio mas perdoem-me que se não sou eu a velar pela minha saúde ninguém o poderá fazer. Darei conta aos meus amigos e conhecidos que sejam prudentes na controlauto do Porto Alto pois poderão ser mal tratados.
Data de ocorrência: 2 de março 2022
José Antunes
10 de março 2022
O depoimento prestado pelo vosso colaborador inspector não é correcto. É parcial.
Eu não pretendo denunciar ou punir ninguém. A minha intenção, primordial, é pedir que não coloquem as viaturas tão próximas umas das outras de modo a evitar situações idênticas às que passei.
É também, minha intenção contribuir para que o serviço prestado por V.Excias seja rigoroso contudo os vossos colaboradores não estão autorizados por lei a utilização de uma linguagem e arrogância.
Quando eu pedi a devolução dos meus documento , estava ciente das consequências,resignei- me e permiti o prosseguimento da inspecção numa atitude colaborante como é o pretendido pela minha "reclamação".
Depois de ler o que V.Excias me escrevem em resposta teria mesmo abandonado e recolhido os meus documentos. Os senhores que gerem o Controlauto do Porto Alto gerem o centro de inspecções com critérios que contrariam as regras do mínimo bom senso e concórdia. Não gosto de dar dinheiro a ganhar(pouco ou muito) a quem me trata com desconsideração, graças a D'us que há outros postos de inspecções.