Cooperativa agricola na feiteira
Cooperativa agricola na feiteira
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
Cooperativa agricola na feiteiraN/A
Cooperativa Agrícola da Feira, São João da Madeira, Gaia e Espinho C.R.L.

Cooperativa agricola na feiteira - Desprezo pelo cliente e excesso de confiança

Fernando Rodrigo Garcez Trindade
Fernando Trindade apresentou a reclamação
11 de janeiro 2018 (editada a 15 de janeiro 2018)

Em Janeiro de 2017, acordei com esta Cooperativa na pessoa do Sr. seu Presidente, em adquirir uma roçadora da marca Kwasaki TJ 53 cuja liquidação seria feita em 3 tranches mensais ( Janeiro, Fevereiro e Março 2017) de 116,00€, através de cheques pré datados.
Ambos concordamos nesta modalidade.
Trouxe a Máquina comigo nos meados de Janeiro.
Como o Tempo ( Inverno ) não era muito favorável para o seu uso, e ainda devido a ter outras tarefas ,apenas a coloquei em funcionamento em Julho.
Logo na 1º utilização , após aproximadamente 50 minutos, a máquina parou.
Estranhei a situação e deparei que andava sem o conjunto que consideramos ser o filtro de ar, que é composto por uma tampa supostamente apertada com um parafuso em forma de plástico que proteje uma esponja dentro desta caixa que faz o efeito de filtro.
Ora, quando deparei com esta paragem, verifiquei que faltavam estas 3 peças.
Refiz o percurso para trás e após alguma demora encontrei em sítios diferentes estas 3 peças.
Ou seja, encontrei a esponja ( filtro) , depois a tampa e por fim o parafuso.
Deduzi então que o parafuso estaria mal apertado porque foi este o motivo que provocou a queda das restantes peças.
Constatei então que esse parafuso estava moído, o que me levou facilmente a concluir que o mesmo veio da cooperativa ( entidade vendedora) já com esse defeito, uma vez que nunca tinha trabalhado com máquina antes.
Levei a máquina à cooperativa que ( muito bem ), aceitou a minha observação e ficou com ela para eventual observação e reparação.
Passados +- 2/3 meses telefonaram-me a dizer que a roçadora estava pronta.
Vieram trazer-ma ao local onde trabalho com ela ( não muito longe dali )por
indicação minha e acordo do Sr. que a Transportou.
Puse-mo-la a trabalhar para observação, durante 5 segundos.
Tudo bem , como naquele momento trabalhava fiquei com ela.
Em Novembro 2017, voltei a utilizá-la. trabalhou durante 45 minutos. e voltou a parar.
Estranhei, pois tinha acabado de ser reparada.
Voltei a levá-la à Cooperativa.
Passadas +- 2/3 semanas ligaram-me a dizer que a reparação custava 370,00€ ou então tinha que pagar 29,00€, para que ma devolvessem desmontada ( mão de obra).
Discordei de imediato.
Procurei o Sr. Presidente da Cooperativa para que me explicasse esta situação.
Primeiro falamos telefonicamente, depois procurei-o na cooperativa de Grijó onde falamos e trocamos opiniões e deduções discordantes.
Cada um defendeu o seu ponto de vista, eu como cliente e lesado e o Sr. Presidente como defensor da entidade e respectivos interesses.
Dizendo-me que máquina tinha vindo do fornecedor ) MADEIRA & MADEIRA (DA ZONA INDUSTRIAL DA PEDRULHA - MEALHADA e que a mesma foi mal tratada. É fácil afirmar isto, pois é o que mais convém a quem vende.
Bom, pedi-lhe que falasse com o tal fornecedor para ver o que conseguia resolver com eles uma vez que eu como cliente e lesado não concordava com o que acabara de ouvir.
O tempo foi correndo e como ninguém me dizia nada , fui falando ( para além de mensagens nunca respondidas ) algumas vezes telefonicamente com o Sr. Presidente.
Até que, devido à minha insistência, já em 2018, me disse telefonicamente ( liguei eu) que a reparação ficaria por 200,00€, mediante umas condições que sinceramente não percebi nem aceitei.
Queria a máquina reparada e sem qualquer tipo de pagamento uma vez que a mesma está dentro da garantia e sem culpa minha pela avaria.
Até que na passada 5ª feira dia 04 de Janeiro para meu espanto, me ligaram ( uma funcionária) a dizer que a máquina estava pronta e que a podia vir buscar. Estranhei...de repente tudo tão rápido.
Então no sábado dia 06 de Janeiro, desloquei-me à Cooperativa e entregaram-me a máquina, embrulhada num caixote de papelão que diz MADEIRA E MADEIRA...., claro que fiquei contente com este desfecho...
Como o Tempo estava de chuva e tinha compromissos, não abri o caixote, que obviamente tinha o volante de fora devido ao comprimento.
Apenas hoje 5ª feira consegui ter um momento, ao final da tarde que me deu oportunidade para ver a máquina.
Caros senhores, qual não é o meu espanto que deparo com a máquina dentro do caixote toda desmontada e com as peças dispersas pela caixa e com o motor aberto e com o cilindro à vista ect.
Parecia um doente com os intestinos de fora...
Fiquei tão decepcionado com esta péssima prestação de atendimento, péssimo serviço e o desprezo evidenciado por quem gere esta entidade.
No mínimo diziam-me que a máquina vinha sem ser reparada, porque assim não a receberia. Junto fotos da abertura do dito caixote . Por isso ela vinha tapada...
Este é o motivo pelo qual apresento a minha reclamação, sentindo-me enganado não por uma vez mas por várias vezes.
Será obvio que a máquina terá sido afetada interiormente pela poeira que terá entrado nos momentos em que trabalhou sem o filtro, mas devido ao parafuso ( que está em minha posse, se encontrar mal apertado e mesmo moído o que provocou a queda das restantes peças.
Constato por isso que a reparação não foi devidamente executada, porque se a máquina voltou a parar de forma brusca só prova que não verificaram o interior da mesma que possivelmente já teria poeiras no interior que danificaram o cilindro e restantes peças. Isso daria um trabalhão e como neste meios , as pessoas são consideradas de alguma forma ignorantes...
Também coloco a hipótese de terem colocado peças no interior da máquina eventualmente rectificadas sem qualquer preocupação do que poderia acontecer.

Data de ocorrência: 11 de janeiro 2018