Costa Crociere

Costa Cruzeiros - Serviço prestado diferente do contratado

Christian Ramos
Christian Ramos apresentou a reclamação
8 de maio 2019
No momento da compra (Agosto de 2018), foi "vendido" que o cruzeiro teria todos os serviços a bordo em Português. Tal não se verificou. Nos menús de Jantar, a lingua apresentada era o Espanhol, sendo que não dominando a lingua, na maioria da vezes escolhemos as refeições sem saber o que eram, uma vez que a pessoa que estava a servir a nossa mesa (restaurante Sinfonia, mesa 164) também não sabia muito Espanhol.
No diario de Bordo (que no nosso primeiro cruzeiro com a Costa: Costa Pacifica; existia em Português) apenas existia em Espanhol, mais uma vez dificultando Muito a comunicação. Na versão electronica do diario de bordo existente nos quiosques de informação, a versão supostamente em Português estava apresentada em Alemão.
Porventura mais grave, as instruções de segurança NUNCA foram transmitidas em Português, e nas televisões existentes na cabine, também não havia essa informação em Português.
Os membros da tripulação a falar Português eram muito poucos, tendo também dificultado muito a vida a bordo. Nas 2 visitas ao SPA foi dificil a comunicação e a escolha das massagens/tratamentos não foi o mais adequado por dificuldades em comunicar com as terapeutas.
Durante o cruzeiro compramos duas excursões, uma em Bari (Sassi di Matera) e outra em Dubrovnik, ambas em Português. Se na primeira fomos informados que não havia possibilidade de Português, e por essa razão optamos por deixar a criança (de 6 anos) a bordo (no Squaok Club), porque a mesma não iria entender, na excursão em Dubrovnik, não fomos informados de não existir em Português. A excursão foi feita em Inglês, lingua que nem a minha esposa nem a minha filha dominam, pelo que pouco entenderam.
Houve ainda divergencias na fatura de serviços, pois tinhamos sido informados que pertencendo ao Club AquaMarina teriamos direito à oferta de uma garrafa de agua na cabine (mas esta foi cobrada), bem como outras ofertas (não especificadas) na cabine, as quais nunca apareceram. Fui também informado que teria desconto de 25 a 50% nos serviços de SPA a fotografia, mas esses descontos não foram aplicados no SPA, e no serviço de fotos, ninguem conseguiu compreender o que solicitamos, não tendo por essa razão adquirido qualquer foto.
O Serviço contratado (e pago) incluia uma cabine interior Premium, mas a atribuida (10232) foi uma cabine interior Standard. Após questionar a bordo, fui informado que teria havido algum ajuste pela agencia de viagens e que não podiam alterar. No entanto o cruzeiro foi reservado diretamente com a Costa Crocieri, sem qualquer intermediario ou agencia.
À data da compra do cruzeiro (Agosto de 2018) o pacote de bebidas selecionado (Piu gusto) incluia um leque de bebidas mais alargado que o ofericido a bordo. Quando questionei a bordo sobre a diferença, fui informado que o navio tinha alterado desde a data da compra até à data de embarque, as condições dos pacotes de bebidas, mas que poderiamos fazer um "upgrade" para um pacote melhor, por um custo adicional.
A bordo, dos 6 bares com musica, 2 estiveram todo o tempo de viagem desativados. dos que estiveram ativos, a musica era identica em todos, sempre direcionada a uma faixa etária acima dos 65 anos de idade.
Contrariamente a cruzeiros anteriores com a Costa, no Costa vitoria não houve anuncio antecipado das festas temáticas (apenas no proprio dia, e nunca em Português), invibilizando a adequada participação em algumas.
Houve ainda a troca de bagagem (a nossa bagagem foi extraviada durante o primeiro dia e colocaram na nossa cabine bagagem que não era nossa). Tendo recuparado a bagagem apenas às 23h do dia da partida, uma das malas foi retida, mas não fomos informados, pelo que apenas no dia seguinte obtivemos a bagagem em falta.
O serviço de limpeza dos camarotes numa ocasião optou por ignorar o cartão de "Não incomodar", tendo aberto a porta do camarote para limpeza do mesmo, resultado na minha esposa, que acabava de sair do duche ter ficado nua e exposta ao olhar da funcionaria que fezia a limpeza e de outros hospedes que circulavam no corredor no momento, com todo o embaraço que a situação causou.
No dia 01 de Maio estava anunciado no diario de bordo que as 18h45 que nos dereviamos dirigir à Plaza Concordia para uma reunião sobre o desembarque. Assmi o fizemos, bem como 2 outros casais Portugueses a bordo. Estivemos no local designado no diario de bordo entre as 18h40 e as 19h, altura em que fomos convidados a abandonar a sala pois iraia haver uma reunião privada. Nesse periodo de tempo não apareceu ninguem da tripulação. Mais tarde soubemos por intermédio de outro casal Português a bordo que a hora e local tinham sido alterados, mas a informação foi comunicada pela alto-falantes do navio APENAS em Lingua ITALIANA. Dado que não falamos italiano, não comparecemos na referida reunião.
Na madrugada do desembarque, quando verifiquei que as contas apresentadas estavam erradas, digiri-me ao serviço de informações (pelas 3h da madrugada) e fui informado que teria que regressar entre as 6h30 e as 7h30 para resolver a situação. Assim o fiz. Pelas 6h45 fui atendido e informado que já tinha ultrapassado a hora máxima para reclamar das contas, pois deveria ter feito isso entre as 05h e as 06h da madrugada.
Data de ocorrência: 8 de maio 2019