CP - Comboios de Portugal

Carlos Manuel Lopes Pereira
Carlos Pereira apresentou a reclamação
6 de julho 2020
Exmos Senhores

Serve esta reclamação para relatar a atitude inconveniente e até insultuosa por parte do senhor revisor de nome Paulo, que fazia serviço no comboio regional, proveniente de Tomar, com destino a Lisboa-Stª Apolónia, com paragem em Santana - Cartaxo às 07H18.

Entrei nesse comboio em Santana- Cartaxo com a viseira devidamente colocada, como faço todos os dias. Algures no percurso, já depois da paragem na Azambuja, o senhor revisor, vendo-me com a viseira, ORDENOU-ME com voz ríspida e com em tom bastante alto, por forma a chamar a atenção dos restantes passageiros, que colocasse a MÁSCARA.
De imediato disse-lhe que não tinha máscara e que tal não seria necessário porque a legislação em vigor prevê a obrigatoriedade do uso da máscara ou viseira.
Até no site "transportes em revista" é explicada a obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira, vide * PROIBIDO *://transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=60829.

Para além disso, o Decreto-Lei n.º 28-B/2020, de 2020-06-26 estabelece no seu
Artigo 2.º, subordinado ao tema - DEVERES", o seguinte:

Durante a situação de alerta, contingência ou calamidade, declarado no âmbito da situação epidemiológica originada pela doença COVID-19 declarada nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil, constituem deveres das pessoas singulares e coletivas:

a)....

b) A obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras, nos termos do artigo 13.º-B do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual:

Tentei explicar ao referido revisor que o uso de viseira é permitido, tendo o mesmo insistido só a máscara seria permitida e se não colocasse a máscara teria de sair na próxima estação.

Tendo a razão do meu lado, expliquei-lhe que não sairia, tendo o mesmo retorquido que teria que chamar a PSP.

Respondi-lhe que estava no direito de o fazer, se assim o entendesse, mas eu não sairia do comboio, porque tinha que ir trabalhar.

O revisor entretanto saiu da carruagem, ficando eu com os olhares de dezenas de pessoas focadas em mim como se eu fosse um criminoso.

Para meu espanto, quando o comboio chegou à Estação do Oriente, esteve parado cerca de 5 minutos, chegando ao local uma patrulha da PSP.

Após alguma conversa entre o revisor e os dois polícias, um deles chamou-me ao exterior, perante os olhares de todos os passageiros da carruagem. Já no exterior, sempre com a viseira colocada, o senhor revisor foi informado pelos polícias que não podiam fazer nada porque a legislação prevê as duas situações (máscara ou viseira) e que eu poderia seguir viagem, no entanto fui pela primeira vez na minha vida, identificado pela polícia, o que me trouxe bastante desconforto e novamente perante o olhar de dezenas de passageiros.

Com esta atitude de excesso de zelo e abuso de poder do senhor revisor, o comboio chegou atrasado cerca de 10 minutos atrasado ao seu destino, prejudicando a vida de milhares de utentes que chegaram tarde ao emprego, somente porque um revisor, com um estilo autoritário resolveu fazer uma interpretação individual da Legislação, a qual, penso, não ser a interpretação da CP.

Nunca, na minha vida me senti tão humilhado e envergonhado, porque sou um cidadão cumpridor e não posso admitir que alguém, abusando das funções que exerce, ponha em causa o meu bom nome e a minha reputação.

Poderei apresentar várias testemunhas do ocorrido.

Data de ocorrência: 6 de julho 2020
9 de novembro 2020
Exmos senhores

Relativamente à queixa por mim apresentada, gostaria de saber em que estado se encontra, uma vez que ainda não me foi dada qualquer resposta.

melhores cumprimentos
2 de janeiro 2021
Exmos Senhores

Gostaria de ter um Feedback à minha reclamação.

10 de janeiro 2021
Exmos Senhores

Considerando o tempo decorrido, gostaria de saber em que estado se encontra a reclamação que produzi.

14 de fevereiro 2021
Exmos Senhores

Continuo à espera de uma resposta `minha reclamação.

21 de fevereiro 2021
Exmos Senhores

Gostaria de ser informado do estado da minha reclamação.

17 de março 2021

1 de abril 2021

13 de abril 2021

4 de maio 2021

12 de maio 2021

Carlos Manuel Lopes Pereira
Carlos Pereira avaliou a marca
29 de junho 2021

Um reclamação que é arquivada no final de um ano sem qualquer resolução soa-me a país de terceiro mundo.