CP - Comboios de Portugal

CP - Comboios de Portugal - Multa

Margarida R
Margarida R apresentou a reclamação
13 de outubro 2019
hoje, dia 13 de outubro, estava a andar de metro até Cais do Sodré, para depois apanhar o devido comboio e ir para o meu destino. Normalmente possuo o cartão de Navegante Metropolitano, que me garante viajar tanto de metro como de comboio, mas este mês não o carreguei, logo comprei o meu bilhete de metro. No percurso, não sei se dentro do metro ou a mudar de linhas, perdi o meu cartão. Então quando cheguei a Cais do Sodré, reparei que não o tinha e pedi ao meu irmão que se encontrava comigo para me ir comprar de novo um cartão para eu poder passar pela cancela. Enquanto ele está a ir comprar, um senhor da CP vem ter comigo e eu explico lhe a situação. Às tantas ele pede me o meu bilhete de identidade e eu sem entender bem o que ele pretende, dou lho. Só depois quando ele me pede para assinar é que percebo que me está a passar uma multa de 60€, mesmo depois de lhe explicar a situação. Eu explico lhe de novo que para além de já ter pago, pagaria outra vez o bilhete, e que não havia razão para me cobrar 60€ apenas pelo facto de o meu bilhete me ter caído do bolso, coisa que pode acontecer a qualquer um, mesmo a um próprio polícia. O senhor mostra-se inflexível e quase a ignorar o que eu e o meu irmão lhe tentamos dizer e simplesmente diz que se não pagar em 15 dias a multa aumentará para 100 ou 120€. Considero que não é minimamente justo uma criança ter de pagar uma multa por ter perdido um bilhete estando inclusive disposta a pagá-lo de novo.
Data de ocorrência: 13 de outubro 2019