CP - Comboios de Portugal
CP - Comboios de Portugal
16.0

CP - Comboios de Portugal - Multa de 60€ indevida!

Catarina Ferreira
Catarina Ferreira apresentou a reclamação
16 de dezembro 2018

Precisei de me deslocar entre roma-areeiro e Amadora durante o mês de Dezembro. Tendo já o passe Lisboa Viva carregado com o navegante urbano, que inclui a viagem de comboio CP até Benfica, fiquei com dúvidas acerca de que forma poderia pagar apenas o excesso da viagem de comboio (ou seja, entre benfica e amadora). Para esclarecer esta questão desloquei-me no início do mês ao balcão de atendimento da estação da CP em entrecampos, perguntando se poderia comprar um bilhete apenas para as zonas em falta (benfica-amadora). Fui informada na altura que deveria ter um bilhete viva viagem carregado com dinheiro de forma a poder ser descontado do mesmo o valor de 1,60€ por viagem, correspondente a duas zonas da linha de sintra. Fui assim fazendo carregamentos no meu cartão viva viagem e fui-me organizando em termos de carregamentos com base nessa informação que me foi facultada, de forma a que chegasse para as viagens que ia realizando. Ora qual não foi o meu espanto quando uma manhã, ao chegar à estação da amadora para ir trabalhar (atrasada devido a um atraso de 10 minutos do comboio, diga-se) não consegui passar os pórticos da estação. Pedi ajuda a um colaborador da CP que me informou que não tinha título válido para viajar, faltando-me 40 cêntimos para tal. Acabei por ser multada em 60€ ficando completamente confusa com o sucedido! Desloquei-me posteriormente a outra estação da CP, no sentido de compreender a situação, pois pelos meus cálculos tinha que ter dinheiro suficiente para a viagem. Foi então que me transmitiram uma informação totalmente diferente da que me tinha sido dada em Entrecampos, de que sendo o cartão carregado em formato zapping, o valor descontado é de 1,90€ e não de 1,60€. O problema é que este “pequeno” erro por parte do trabalhador da CP em entrecampos, justificou a tal diferença de 40 cêntimos ao fim de várias viagens que me custou uma multa de 60€! Considero esta multa completamente indevida e injusta, pois resulta de um mau serviço prestado ao cliente por parte da CP. Fui multada por uma falha ao qual fui totalmente alheia, motivo pelo qual exijo o reembolso do valor total da multa cobrada.

Data de ocorrência: 16 de dezembro 2018
Catarina Ferreira
Catarina Ferreira avaliou a marca
21 de setembro 2020

Não voltei e não voltarei a usufruir dos serviços da CP. Cambada de incompetentes mercenários.