15.7

CP - Mau serviço público

josé Luis Marques Lourenço
josé Lourenço apresentou a reclamação
10 de agosto 2015

Reclamo da conduta do Revisor por abuso de autoridade, prepotência e falta de urbanidade, no "serviço público prestado" em 8/8/2015, na gare do Oriente- Lisboa, ao serviço do comboio 13221, turno 3042-707 (local 4411). Na bilheteira com 15/20 pessoas à minha frente, aguardei 10 minutos para tirar título transporte. Ao ouvir anúncio da chegada comboio à gare e com 3 pessoas na minha frente, abandonei bilheteiras e dirigi-me ao Revisor, a quem pedi autorização para me tirar bilhete no comboio, tal como outros 2 passageiros que ali estavam. Revisor autorizou-nos a entrar, mas só se tivéssemos dinheiro, foi-lhe exibido e que aguardássemos "ali dentro". Entramos 3 passageiros e revisor ficou no exterior para dar sinal partida do comboio. Já dentro quis-me sentar na 1.ª bancada, imediatamente a seguir à porta de entrada, isto a 2 metros do revisor e na sua linha de visão. De imediato o revisor "ordenou-me" para ficar onde estava (em pé), expliquei-lhe onde me queria sentar, aquele retorquiu que as regras eram aquelas, ou então que me passava um auto por não ter bilhete ou que fosse para a rua. Que o favor concedido era uma situação excecional. Este tratamento demonstra que estávamos a ser considerados (os 3 passageiros que pedimos para entrar sem bilhete) "suspeitos" pelo revisor, estava a duvidar do nosso comportamento e por isso não podíamos desviar um metro do local onde ordenou que ficássemos. Isto é o quê? Serviço público? Bem, restou-me ficar em pé, encostado ao “varão” central ali existente (por razões de saúde), perguntei ao revisor se tinha uma "pulseirinha" para me colocar e acatei a ordem até que me passou o bilhete, tal como aos outros 2 passageiros. Identifiquei-me para usufruir de desconto. Disse ao revisor que devia alterar a sua conduta, usar o bom senso, que estava a tratar os passageiros como suspeitos, que era rigor a mais e que devia baixar a crispa (crispação). Ainda mais exaltado ficou, censurou a minha postura face à minha condição profissional, que fez questão de anunciar e ameaçou reportá-la aos meus superiores. Sentei-me na 1.ª bancada e o revisor foi para lado oposto verificar bilhetes de vários passageiros. Verifiquei que me passou bilhete como não graduado e sou graduado. Ao passar do revisor alertei-o para corrigir o erro. O revisor pegou no meu bilhete, solicitou-me a identificação, identificou-me, entregou-me o mesmo bilhete e virou-me as costas enquanto falava com o mesmo.

Data de ocorrência: 10 de agosto 2015
12 de agosto 2015
Exmos. Senhores,

Em resposta ao solicitado, informamos que, até à presente data, não temos registo de entrada nos canais oficiais CP (* PROIBIDO *://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/contactos), de qualquer reclamação formulada pelo Senhor José Luis Marques Lourenço.

Disponíveis para quaisquer esclarecimentos adicionais, apresentamos os melhores cumprimentos,

CP Comboios de Portugal
josé Lourenço
26 de agosto 2015
É pura mentira. Na mesma data do mau serviço prestado (8/8/2015), pelas 12H34, foi apresentada reclamação na bilheteira de Entroncamento - Reclamação 17072944, modelo 1898, da INCM.
1 de outubro 2015
Exmos. Senhores,

Na sequência da comunicação recebida, anexamos resposta enviada ao Senhor José Luis Marques Lourenço.

CP – Comboios de Portugal
josé Luis Marques Lourenço
josé Lourenço avaliou a marca
1 de outubro 2015

O revisor pegou no meu bilhete, solicitou-me a identificação, ao que a cedi e identificou-me, registando (escrevendo) a minha identidade. Qual a a base legal?