Give & Receive Unipessoal, lda

Credis - Falta de esclarecimento com dúvidas existentes

Pedro Jorge apresentou a reclamação
19 de maio 2023
Prezado(a) representante da CREDIS,

Tenho observado de forma sistemática a recusa em fornecer respostas satisfatórias às minhas reclamações e dúvidas específicas relacionadas a faturas, orçamentos,vistorias, documentos, obras e despesas. Suas evasivas e falta de transparência têm levantado sérias suspeitas sobre possíveis práticas questionáveis da CREDIS e o encobrimento de informações relevantes, como é óbvio.

Gostaria de abordar, de maneira firme, os seguintes pontos:

Faturas e documentos:
Por qual motivo têm demonstrado tamanha relutância em fornecer cópias das faturas das obras realizadas e demais documentos solicitados pelos condóminos?

Qual é a verdadeira razão por trás dessa falta de transparência, tornando tão árduo obter as informações necessárias para uma gestão adequada do condomínio?

Vistorias técnicas:
Por que têm consistentemente ignorado os pedidos de relatórios das vistorias técnicas realizadas?

Qual é o motivo para essa falta de resposta, sabendo-se que tais relatórios são fundamentais para avaliar a qualidade das obras e intervenções no condomínio?

Obras e garantias:
Por que têm ocorrido frequentes problemas e deficiências nas obras realizadas, que exigem intervenções adicionais em curtos períodos de tempo, sem uma efetiva solução por parte da CREDIS?

A empresa exige que os empreiteiros cumpram as intervenções dentro do prazo de garantia estabelecido contratualmente?

Ano após ano, o proprietário da CREDIS tem prometido a devida reparação das fissuras, conforme garantia contratual, no entanto, os problemas estruturais persistem em meu prédio e nos demais blocos, assim como a má qualidade das pinturas e isolamento. É importante ressaltar que os condóminos arcaram com os custos dessas obras, sendo a CREDIS responsável pela sua execução. Por que essa falta de empenho em solucionar esses problemas persiste?

Despesas e escolha de engenheiro para as vistorias em obras:
Por que optaram por contratar um engenheiro de Lisboa, ao invés de utilizar as vistorias técnicas oferecidas pela CM Alenquer, que são mais econômicas e abrangentes em sua avaliação?

Essa decisão resultou em custos adicionais para o condomínio, o qual, como mencionado anteriormente, aparentemente possui recursos financeiros limitados.

As ações e omissões da "CREDIS", levantam sérias preocupações quanto alegadamente, a uma possível cumplicidade conivente . Saibam que, se continuarem contribuindo para a perpetuação dessas condutas, estarão sujeitos às devidas consequências legais, de igual modo, caso se venham a comprovar essa cumplicidade.

Ressalto que, não sou o único atento aos registros de todas as comunicações e respostas da CREDIS, os quais podem se tornar evidências relevantes. Essas precauções legais visam garantir a integridade do processo e proteger os direitos dos condóminos. Recomendo, portanto, que ajam com responsabilidade e transparência na busca pela resolução dos problemas enfrentados pelo condomínio.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 19 de maio 2023
Credis
22 de maio 2023
Exmo. Senhor,

Continua a denegrir, difamar e caluniar a nossa empresa, noma perseguição desmedida, de reclamações sucessivas.

Num condomínio com 11 blocos habitacionais e 149 frações, a transparência sempre foi ponto de honra nesta empresa e continua a ser.

Toda a documentação ou qualquer fatura, pode sempre ser agendada dia e hora para consulta, com disponibilidade e ambas as partes, empresa de gestão e condómino.

Não é comportável para qualquer empresa de gestão todos os dias receber emails e reclamações, de um condómino, que provavelmente por ter sido notificado por advogada para pagar quota extra que mantinha em dívida A vário meses, contrariamente à maioria dos vizinhos nos persegue e arrasa.

Voltamos a referir, participe nas assembleias, disponibilize-se para Administrador residente, para estar sempre a par de tudo, apesar da muita informação que disponibilizamos sempre a todos os condóminos.

Como referido vamos agendar Assembleia Geral Extraordinária, e poderá consultar toda a informação, previamente em data a agendar por ambas partes.

Já agora contrariamente ao afirmado, as vistorias camararias, em que se desloca um Engº. da Camara, um elemento da proteção civil e um elemento dos bombeiros, não são para vistorias de infiltrações comuns do dia a dia, mas sim para situações graves de risco iminente de queda ou abatimento de algo, ou de situações de extrema gravidade.

As vistorias comuns recorre-se a serviços para o efeito, que nada oneraram o condomínio com custos avultados. Pois contrariamente ao afirmado, os valores cobrados pelos relatórios e vistorias efetuadas, foram simbólicos atendendo ao trabalho desenvolvido.

Agradecíamos que nos deixe efetuar o nosso trabalho da melhor forma possível em termos profissionais e de idoneidade, pois com a sua perseguição constante em emails e reclamações, não podemos servir todos os outros condomínios do seu condomínio que muito apreciam o nosso trabalho.

A Empresa de Gestão
22 de maio 2023
Exmo. Senhor(a),

Como condómino , sinto-me na obrigação de responder às suas alegações infundadas e contraditórias em relação à minha pessoa. Com a minha devida formação, vou desmontar ponto por ponto todas as afirmações feitas no seu texto, evidenciando a falta de veracidade em cada uma delas.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nunca fui contatado por qualquer advogado/a, muito menos recebi qualquer carta referente a esse assunto. Suas alegações nesse sentido são completamente falsas, e fica claro que estão sendo utilizadas como uma tentativa de desacreditar a minha posição.

Quanto aos recibos de pagamento, é inadmissível que até a presente data eu não tenha recebido os comprovantes dos pagamentos efetuados. Recibos que comprovam, que nada devo, ao condomínio. Essa falta de competência por parte da CREDIS é recorrente e prejudica a transparência do condomínio. É essencial que todas as despesas sejam devidamente documentadas e disponibilizadas aos condóminos de forma clara e tempestiva.

A falta de confiança na CREDIS e nos métodos utilizados pela empresa é evidente quando se observa a ausência da grande maioria dos condóminos nas assembleias. Essa falta de participação é um reflexo direto da descrença gerada pela empresa, que não age de forma transparente e eficiente.Por isso, eu e a grande maioria dos condóminos não comparece nas últimas assembleias, pois não confiamos, na vossa gestão e nos métodos utilizados para cá se irem mantendo.

É importante salientar que, em uma assembleia anterior, a CREDIS fez alegadas ameaças ao condomínio, exigindo o pagamento de uma dívida de 25000€, dizendo que se saísse, teríamos que a liquidar. Essa dívida, que alegadamente nunca existiu, foi posteriormente comprovada como inverídica, evidenciando mais um dos truques utilizados pela empresa para manter-se no condomínio.

Em resposta ao texto enviado pela CREDIS, é preciso esclarecer que a empresa alega que a transparência sempre foi um ponto de honra. No entanto, a falta de disponibilidade para consulta de documentação e faturas é uma clara contradição a essa afirmação. O agendamento de um horário para consulta, com a presença de ambas as partes, não é um procedimento adequado e não garante o acesso à informação de forma eficiente.

Além disso, é lamentável a tentativa de descredibilizar minhas reclamações ao afirmar que provavelmente fui notificado por uma advogada para pagar uma quota extra em dívida. Mais uma vez, ressalto que isso nunca ocorreu, e tal afirmação é completamente falsa.Sobre a participação nas assembleias, é importante lembrar que a presença em tais eventos não é suficiente para garantir a transparência e a eficácia da gestão do condomínio. A responsabilidade é da empresa em fornecer informações claras e atualizadas a todos os condóminos, independentemente de sua presença nas assembleias.

Quanto às vistorias camarárias, é lamentável constatar que a CREDIS distorce a realidade dos fatos. Essas vistorias não se limitam a situações extremas, mas também abrangem problemas comuns do dia a dia, como infiltrações, ou o Sr. Sérgio já não se lembra de ter participado numa em minha casa, possivelmente não, as obras exteriores ao abrigo da garantia continuam por cumprir. A empresa tenta minimizar o trabalho realizado pelos quatro profissionais envolvidos, alegando custos avultados, quando cobrou ao condomínio três vezes mais por cada uma feita , através do engenheiro que arranjaram .
Em resposta à alegação da CREDIS de que devo participar nas assembleias e me disponibilizar para ser o Administrador residente, devo salientar que o comparecimento nas assembleias, volto a repetir, não é garantia de transparência por parte da empresa, também não é com essa intenção que vos pago, infelizmente. Além disso, é importante ressaltar que a responsabilidade pela gestão adequada do condomínio recai sobre a CREDIS, e não sobre os condóminos. A empresa deve fornecer informações claras, atualizadas e de forma proativa, independentemente da presença dos condóminos nas assembleias.

A afirmação da CREDIS de que disponibilizam muita informação a todos os condóminos é contraditória com a minha experiência pessoal.

Onde é que estão as cópias dos documentos, que vos pedi, que é um direito que tenho por lei, o qual, inclusive, já reclamei no livro de reclamações ?

A falta de recibos de pagamento, a demora na resposta às reclamações e a falta de transparência na documentação são evidências claras de que a empresa não está cumprindo sua obrigação de informar de forma adequada os condóminos.

Além disso, gostaria de destacar uma outra questão que a CREDIS mente sobre as vistorias. A empresa alega que o Engenheiro contratado para realizar as vistorias saiu mais barato do que as vistorias da Câmara Municipal de Alenquer. Essa afirmação é completamente falsa e apenas uma tentativa de justificar os custos exorbitantes cobrados pelos serviços prestados.

É lamentável que a CREDIS tente desviar a atenção dos condóminos ao fazer declarações enganosas dessa natureza.

Em suma, a CREDIS não possui argumentos válidos para justificar suas práticas questionáveis. A falta de transparência, a demora na resposta às reclamações, a ausência de recibos de pagamento e as afirmações falsas sobre as vistorias são evidências claras de sua má gestão e falta de comprometimento com os interesses dos condóminos.

É imperativo que a empresa repense suas práticas e assuma a responsabilidade de atuar de forma ética e transparente no gerenciamento dos condomínios.

Espero sinceramente que a CREDIS reveja suas ações e se comprometa a fornecer um serviço de qualidade, com transparência e eficiência, atendendo às legítimas expectativas de todos os condóminos.
Pedro Jorge avaliou a marca
5 de junho 2023

Ignoram pedidos de explicação, documentação, tem sempre muito a explicar, mas valem se de não haver uma autoridade exclusiva e legislação adequada para averiguar as suas atividades, na gestão de condomínio.O gerente têm uma tática, muita lucrativa , com a colocação de empreiteiros, criados por si ou conhecidos nos condomínios.