CRH Consultores
3 EGOR 79.6
CRH ConsultoresN/A
Consultoria e Valorização de Recursos Humanos, SA
  • Praça da República, nº 100-A 4050-497 Porto

Grupo CRH - Irregularidade de descontos e denúncia!!

Monica Cunha
Monica Cunha apresentou a reclamação
18 de janeiro 2012

Estive a trabalhar para a CRH no periodo de 29 de Setembro de 2011 a 6 de Dezembro de 2011.
Tive entrevista de trabalho nos escritorios da CRH, na Praça da República, nº 100-A 4050-497 Porto, feita pela Cristina Ribeiro
Os escritório com serviços administrativos da Área Comercial de Vendas MEO, onde nos deslocavamos para reuniões era no edifico da Portugal Telecom localizada na Rua Monte dos burgos nº470 1ºandar - sala 105, tendo como responsaveis: Hélder Silva e Alice Araújo
O meu local de promoções de contratos MEO era na PT Bluestore do Jumbo Maia localizado na Estrada Nacional 14,Loja. 2/3 na Maia

Fui despedida presencialmente na loja PT bluestore do Jumbo da Maia no dia 6 de Dezembro pelas 11:00 o responsável Hélder Silva deslocou-se à loja e falou comigo referindo que a partir do dia seguinte ( 7 de Dezembro) estava dispensada.

No dia que o Helder me despediu perguntei pela declaração de desemprego, para prova que estava a ser despedida e ele disse que não era preciso pois o contrato terminava no final do mês de Novembro e por isso estava resolvido, mas no entanto durante todo o tempo que trabalhei nunca me foi dado nenhum contrato para assinar.

Quanto à remuneração disse-me que no final do mês de Dezembro receberia o valor de vencimento de Novembro e de Dezembro até ao dia 6,dia final de trabalho, mais as comissões dos contratos que fiz no mês de Novembro (17 Pontos), e no final de Janeiro iria receber as comissões dos contratos feitos em Dezembro.

Após esta conversa com o Hélder terminei o horário de trabalho, e fui à Loja do Cidadão da Av.Fernão de Magalhães.
Na Loja do Cidadão desloquei-me à ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e referi o sucedido. Disseram que tinha de fazer no dia seguinte, dada a hora (19:00), ir à empresa pedir o Certificado de Trabalho, com a data de inicio e final do mesmo e a Declaração. Quanto ao que tinha a receber, dado ter de ser avisada pelo menos com 7 dias de antecedência (período mínimo de aviso prévio), teriam de me pagar esses dias de trabalho.
Depois disso dirigi-me à segurança social para levantar o modelo RP5044 DGSS, a ser preenchido pela empresa (declaração comprovativa da situação de desemprego) e a folha de descontos efectuados, e verificaram que até à data nada tinha sido feito. Desta forma a colaboradora deu-me mais dois documentos para participação de irregularidade de descontos e denúncia de beneficiário.

Pedido do Certificado de Trabalho e da Declaração Comprovativa da Situação de Desemprego nos escritórios da CRH: 7 Dezembro pelas 10:00. Desloquei-me à recepção e disse que precisava de falar com alguém responsável por efectuar os Certificados de Trabalho e Declarações de Desemprego, lá disseram que essa pessoa, Susana Capelo, não estava e que se resolveria 6ªf dia 9 de Dezembro, ou seja, que me ligariam nesse dia para ir levantar os papéis ou a avisar que enviariam por correio. Quanto ao contrato que teria sido feito mas não me tinham dado para assinar, foi dito que poderia ter acesso a essa informação pela Talenter, que era a empresa responsável pela execução dos mesmos no dia em que entrei para a empresa (29 de Setembro).

Contacto feito à Talenter para obter a informação relativa ao contrato: Dia 7 de Dezembro pelas 11:00 contactei via telefónica a Talenter, com sede no Edifício Premium Alameda Fernão Lopes, Nº16 A, 7º 1495-190 Miraflores e escritório no Porto na Avenida Fernão Magalhães, n.º 1965 - Loja 1.1 4350-171 Porto, pelo número 225 025 945, tendo falado com Ana Guedes. A colaboradora Ana Guedes referiu-me que teria sido executado um acordo de formação de um período de 60 dias que teria início a 29 de Setembro e fim a 28 de Novembro. E que tinham informação de ter sido enviado para a CRH, estando na posse de Hélder Silva, e que só ele me poderia fornecer.

Novo contacto com a CRH: Dia 9 de Dezembro de 2011 pelas 11:30 falei com Susana Capelo e referi novamente o assunto, dado que a pessoa com quem falei na 4ª feira estava de férias de momento e não lhe tinha transmitida a informação. Após esta conversa pediu-me o contacto e o nome e que iria falar com Hélder Silva para saber melhor da situação e que posteriormente era contactada.

Contactei o Helder Silva na semana de 9 a 13 de Dezembro devio a não ter recebido qualquer remuneração até à data, e por lei esses pagamentos têm de ser feitos no máximo até dia 8 do mês seguinte. O que não se verificou.
Hoje dia 18 voltei a fazer nov contacto  o Helder disse-me que estava a ser seguido nos serviços financeiros e estava a cargo da Alice Araujo.

Peço a vossa ajuda. Quero somente ter a minha questão resolvida e receber o que tenho direito.

Muito Obrigada

Data de ocorrência: 18 de janeiro 2012