CTT Expresso Marca Recomendada Marca do Mês
83.0
CTT EXPRESSO - Serviços Postais e Logística, S.A

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT Expresso - Dizem que passaram na morada e deixaram aviso postal mas tal não aconteceu

Joana Duarte
Joana Duarte apresentou a reclamação
18 de abril 2018 (editada a 29 de dezembro 2020)
- Recebi um e-mail dos v/ serviços a informar que a entrega seria efetuada na minha morada, no dia 7/3, entre as 9h e as 19h. Sendo que este horário corresponde, precisamente, ao meu horário de trabalho, pedi a um familiar que lá estivesse durante esse período de tempo. Saí de casa às 9h10 e o meu familiar já lá estava.

- A meio da manhã verifico no v/ website a informação de que um estafeta se teria deslocado à minha residência (às 10h) e ninguém teria aberto a porta. Ligo de imediato para o familiar, que me diz que continua a aguardar e ninguém tocou à campainha, nem o animal de estimação ladrou. Pedi-lhe que fosse tocar à campainha para nos certificarmos de que esta estaria a funcionar e estava (mais tarde, quando cheguei a casa, voltei a testar e continuava operacional).

- Não tinha sido deixado qualquer aviso postal na minha caixa de correio. Continuo à espera do mesmo até hoje!

- Liguei para a v/ linha de apoio, expliquei que tinha tido o trabalho de pedir a uma pessoa que lá estivesse durante todo o dia, que ninguém tinha tocado à campainha, que nem o animal de estimação deu sinal de alguém se ter sequer aproximado da mesma e pedi que se certificassem que o estafeta tinha ido à morada certa. Devo dizer que a colaboradora foi extremamente prestável e tentou saber se, tendo em conta todo o transtorno causado, seria possível um regresso do estafeta à morada para resolvermos a situação. Pediram-me para ligar de volta após 3h para saber se tal seria possível. Entretanto, mantinha-se uma pessoa PERMANENTEMENTE em minha casa.

- Liguei de volta e fui informada que o estafeta não se mostrara disponível para regressar à minha morada e que afirmava ter tocado à campainha e ter deixado um aviso postal. Expliquei, mais uma vez, que a campainha estava a funcionar, que ninguém tocou e, mais grave ainda, NÃO EXISTIA QUALQUER AVISO POSTAL NA MINHA CAIXA DE CORREIO. Disseram que, como forma de me compensar pelo transtorno, poderia levantar a encomenda no próprio dia, na loja CTT da minha área de residência.

- O meu horário de trabalho termina às 18h30, hora a que me desloco da cidade onde trabalho, para a cidade onde resido. Sendo que a loja CTT da minha área de residência encerra às 19h pedi, mais uma vez, o favor de o meu familiar se deslocar à mesma afim de levantar a encomenda em meu nome. Problema: NÃO TINHA, NEM TENHO ATÉ HOJE, QUALQUER AVISO POSTAL!

- Já na loja, o colaborador que atendeu o meu familiar recusou-se a entregar a encomenda sem o supracitado aviso postal. Apesar de a situação lhe ter sido explicada, por inúmeras vezes, o mesmo manteve-se irredutível e recusou-se mesmo a falar comigo por telefone (altura em que já me deslocava, o mais rapidamente possível, para as instalações dos CTT).

- Voltei a ligar para a v/ linha, tentando resolver a situação. Após inúmeras tentativas e MUITO DINHEIRO deitado fora, não fui atendida.

- A situação só se "resolveu" quando pedimos para falar com a pessoa responsável pela loja e, à falta de aviso postal, foi assinado um termo de responsabilidade. Se quiserem, poderão consultar o mesmo e comprovar este facto.

- Após regressar a casa, voltei a contactar a v/ linha de apoio para apresentar reclamação da situação. Hoje recebo uma carta dos v/ serviços a dizer que "temos indicação que o distribuidor deslocou-se ao local mencionado na guia de transporte e, devido a destinatário ausente, terá sido deixado um aviso postal".
Ora, se a morada que consta na guia de transporte está correta (e todas as outras transportadoras conseguem lá chegar e tocar à campainha), se já disse e volto a repetir que não foi deixado qualquer aviso postal e que o destinatário NÃO SE ENCONTRAVA AUSENTE, só posso concluir que esta carta é um insulto à minha inteligência e à dos restantes clientes.

Gostaria de saber quem se responsabilizaria caso eu não tivesse consultado o v/ website e visto que a encomenda tinha sido enviada de volta para uma loja CTT. Se não foi deixado qualquer aviso postal na minha caixa de correio, como poderia eu saber que o estafeta tinha sequer tentado a encomenda? Como poderia saber que a mesma estava à espera de ser levantada na v/ loja? Certamente nunca a iria reclamar e seria devolvida ao remetente, depois de eu ter pago, e bem, pela mesma!

Gostaria também de saber quem se responsabiliza pelo transtorno causado, tendo obrigado uma pessoa a passar 10h numa morada à qual NUNCA NENHUM DOS VOSSOS ESTAFETAS SE DESLOCOU, como se pode facilmente provar pela inexistência do aviso postal.

Gostaria também de saber quem me irá ressarcir dos mais de 5€ (a ligar para a v/ linha) e muitas horas que perdi a tentar resolver um erro de um dos v/ funcionários.

Aproveito também para dizer que, ao contrário dos CTT, o remetente me contactou para saber se a encomenda tinha chegado e em que condições. Depois de lhes relatar o sucedido, foi-me dado um vale para descontar numa próxima compra, como forma de compensação por um erro que nem sequer foi deles.

Para terminar, importa referir que não é a primeira vez que isto acontece e não sou a única pessoa a quem isto acontece.
Aquando da primeira vez, dei o benefício da dúvida e ponderei a hipótese de a campainha ter falhado momentaneamente (o aviso postal só apareceu no dia seguinte. Mais uma vez não foi deixado no próprio dia, apesar dos v/ estafetas afirmarem sempre que se deslocaram à residência das pessoas). Curiosamente, quando relatei esta situação a uma pessoa conhecida, fui informada de que a mesma já teria até visto um dos v/ estafetas a deslocar-se à sua residência e a deixar o aviso postal sem sequer tentar entregar a encomenda ou tocar à campainha e, quando reclamou da situação recebeu a mesma resposta que eu. Pior, quando tentei pedir o livro de reclamações e a identificação do estafeta na v/ loja, foi-me dito apenas que nem valia a pena chatear-me com isto, que "era mais do mesmo".

Por tudo isto, agradecia que se empenhassem em acabar com o "mais do mesmo" e a ouvir os clientes. Aproveitem o exemplo das empresas internacionais e garantam a satisfação de quem paga pelos v/ serviços.

A v/ resposta é, de facto, lamentável.
Data de ocorrência: 18 de abril 2018
19 de abril 2018
Exma. Senhora Joana Duarte,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Ana Couto
Serviço de Atendimento ao Cliente
Joana Duarte
28 de maio 2020
A resposta que recebi foi mais do mesmo: que o estafeta continua a dizer que tocou à campainha e ninguém atendeu. E eu continuo sem saber como ele conseguiu a proeza de deixar (que, claro está, não deixou) um aviso numa caixa de correio interior do prédio se ninguém lhe abriu a porta porque, como ele diz, "não estava ninguém"!

Quanto ao dinheiro gasto em chamadas para a linha (bem paga!) de apoio ao cliente, escusaram-se a ressarcir o mesmo.
30 de maio 2020
Exma. Senhora Joana Duarte,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Carlos Sousa
Apoio ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente