CTT Expresso Marca Recomendada Marca do Mês
CTT EXPRESSO - Serviços Postais e Logística, S.A

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT Expresso - Encomenda danificada

Diana Resende apresentou a reclamação
29 de outubro 2020 (editada a 16 de dezembro 2020)
Na passada terça-feira, dia 27 de Outubro de 2020, enviei - via CTT Expresso e extremamente bem acondicionado - um órgão sintetizador à cobrança. Normalmente, prefiro negócios em mão mas, dada a distância de 190 kms e 5h de deslocação, vi-me forçada a confiar nos serviços CTT Expresso.
Enviei a encomenda por 21,46€ e um envelope por 4,56€, perfazendo um total de 26,02€. Paguei este montante por ter tido, inclusive, o cuidado de enviar a encomenda como "frágil". Mas de nada valeu! O destinatário recebeu o orgão partido, com peças soltas e com pedaços de plástico dentro do instrumento, apesar de eu o ter acondicionado muito bem, dentro da caixa, envolvido em várias camadas de cartão e plástico bolha, não tendo deixado qualquer folga entre o equipamento e o plástico e este e o cartão.
Esta situação vem apenas provar a extrema falta de cuidado que os funcionários dos CTT responsáveis pelo transporte de encomendas têm no seu manuseamento e tratamento, mesmo em encomendas com a indicação de "frágil" - bastante mais caras, por sinal.
O meu cliente pagou a encomenda porque se viu forçado a isso e, só depois de o fazer, teve acesso à mesma. Mas exige - agora e de forma muito justa - a devolução dos 60€ que eu cobrei pelo instrumento.
Venho, pois e por este meio, requerer aos CTT o pagamento dos 60€ - valor do equipamento que terei de restituir ao cliente e a devolução dos 26,02€ que eu paguei para que a encomenda chegasse em perfeitas condições. Não só não a entregaram como eu a enviei, como também me tiram a possiblidade de voltar a fazer negócio com algo que está, agora e por culpa exclusiva dos CTT, inutilizado.
De nada vale dizerem que não se responsabilizam, pois eu sei como embalei o instrumento e, se pago um serviço - muito bem pago, por sinal, tenho o direito de exigir que o mesmo seja feito de forma competente e que os meus bens sejam tratados com o respeito que qualquer pessoa que paga pelos vossos serviços merece.
Como tentei encontrar um formulário de reclamação inexistente na vossa plataforma online, recorro à única via que conheço. Se tal não surtir o efeito desejado, recorrerei à DECO - Defesa do Consumidor, da qual sou associada há alguns anos e que já me valeu algumas vezes.

Sem outro assunto, subscrevo-me, ficando a aguardar por uma resposta vossa a esta minha comunicação e uma solução justa em breve,

Data de ocorrência: 29 de outubro 2020
29 de outubro 2020
Estimado(a) Cliente, Diana Sofia Resende,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 48239620, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente.
17 de dezembro 2020
Estimado(a) Cliente, Diana Sofia Resende,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Alessandra Almeida
24 de dezembro 2020
Continuo a aguardar resposta da vossa parte para receber o que me é devido. Não queria ter de recorrer a outras vias, mas fá-lo-ei, se vir que não cumprem com o prometido, que é também o justo. O meu cliente continua à espera que o reembolse e só poderei fazê-lo, depois de reaver a quantia da vossa parte.
26 de dezembro 2020
Praticamente dois meses depois do sucedido, aguardo o envio de um endereço válido, para o aguardado e justo reembolso, que me foi prometido!!
30 de dezembro 2020
Estimada Cliente, Diana Sofia Resende,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que foi enviada um e-mail em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 04/12/2020.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Carlos Sousa
30 de dezembro 2020
E eu reitero o que disse anteriormente. Que tal lerem as respostas à reclamação?! O email que recebi, no dia 4, é um email noreply... Não permite que responda!! E vocês sabem disso tão bem quanto eu. Como pretendem, então, que vos faça chegar o meu NIB, para poder ressarcir o meu cliente do prejuízo que vocês causaram a ambos?!
Fico a aguardar por uma resposta vossa muito em breve. No entanto, já coloquei a DECO PROTESTE a par da situação.
27 de janeiro 2021
Estimada Cliente Diana Sofia Resende,

Face ao exposto, informamos que foi encaminhado um pedido de análise à área competente.

Oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Atenciosamente,

Débora Ferreira
Diana Resende avaliou a marca
2 de julho 2022

A reclamação não foi resolvida, na medida em que tudo o que os CTT fizeram foi pedir o envio dos meus dados através de um endereço no-reply, que não pressupõe qualquer tipo de resposta.