CTT Expresso Marca Recomendada

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT Expresso - Encomenda não entregue

LIMA ERNESTO apresentou a reclamação
19 de outubro 2019
Em 8 Outubro foi recebida pelos CTT Expresso uma encomenda internacional que me era destinada, a que atribuiu o "tracking number" acima referido
Nesse dia, às 11.17 H tentaram fazer a entrega e, não sendo possível, deixaram um aviso de que estaria disponível na loja do RESTELO a partir de 9 Outubro, tendo 10 dias úteis para a levantar. Quando fui à loja, verificaram que o condutor da carrinha não deixara a encomenda, transportando-a na carrinha para ...? Sugeriram-me que contactasse o centro de distribuição da Junqueira, o que fiz no dia 10. Não estava lá a encomenda, mas fui informado de que já conheciam a questão, iriam contactar o centro do MARL e poderia ficar descansado, pois ela seria entregue no Restelo entre 1 a 2 dias úteis. Como nada aconteceu, em 15 Outubro solicitei a abertura de um processo para localização da encomenda, e a 17 fui informado por via telefónica que continuavam procurando o objecto. A 18 Outubro, recebo um mail informando que a encomenda com aquele "tracking number" tinha sido devolvida para transporte internacional, o que presumo, devolvida ao remetente. No mesmo dia contactei, pela linha de apoio, os CTT Expresso tendo recebido a informação que os procedimentos da empresa não estavam correctos por variados motivos - tinha 10 dias úteis para levantar a encomenda numa loja, e o prazo não se esgotara, ninguém sabia qual era a loja em questão, e a loja teria de devolver a encomenda aos Serviços Centrais quando o prazo se esgotasse e nada disto é referido no "tracking" da encomenda.
Data de ocorrência: 19 de outubro 2019
19 de outubro 2019
Exmo. Senhor Ernesto Lima,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Débora Ferreira
20 de outubro 2019
A simpática resposta dos Serviços de Atendimento ao Cliente nada acrescenta à situação exposta, com a excepção do pedido reiterado de desculpas, que aliás tenho sempre recebido na loja dos CTT do Restelo e em todas as vezes que contacto telefonicamente os Serviços de Atendimento.
A resposta confirma que futuramente, tão breve quanto possível, terei uma resposta ao processo cuja abertura foi solicitada, mesmo que neste momento o mail recebido dos CTT informe que foi iniciado o processo de devolução da encomenda às 00.54 H de 18 Outubro, precisamente dez dias de calendário após a sua chegada, nem esclareça por onde andou a encomenda durante esse período.
Assim sendo, fico na expectativa do teor da resposta e naturalmente da atitude que a empresa irá assumir: - se vou ser esclarecido das contingências técnicas que estiveram na origem desta situação, com os naturais pedidos de compreensão ou se vou ser informado do compromisso da empresa em recuperar a encomenda que não pude receber por motivos exclusivamente devidos ao funcionamento dos CTT.
Exmo. Senhor Ernesto Lima,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Rita Pardal
21 de outubro 2019
Ainda estamos na fase inicial dos formalismos de educação, pelo que ficamos então aguardando a resposta concreta ao pedido efectuado.
Desde já, muito obrigado.
Exmo. Senhor Ernesto Lima,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que foi encaminhado à área competente um pedido de análise do exposto por V.Exa. Oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Sueellen Serrano
25 de outubro 2019
Retomando a narrativa deste caso, verificamos duas situações distintas de actuação por parte dos CTT:
- Por um lado, a encomenda foi devolvida ao remetente, conforme informação do Acompanhamento de Encomendas, que considera estar concluído o serviço dos CTT quanto a esta encomenda.
- Por outro lado, o serviço de averiguações continua diligentemente a instruir o processo de resposta que me há-de ser dado, mas quando não é seguro prever talvez devido à sua complexidade, pois não foi ainda possível saber por onde andou a encomenda dentro dos circuitos internos da Empresa.
Existe uma grande probabilidade de receber uma resposta pré-formatada dentro de poucas horas, à semelhança das intervenções anteriores, agradecendo o contacto e prometendo uma diligência prioritária a este assunto, mas quanto a factos concretos, podemos concluir alguns e deduzir outros.
Concluir que paguei a encomenda e o seu transporte, e por culpa da empresa não me foi dada oportunidade de a levantar, pois não sabiam onde ela se encontrava, até que alguém a encontrou e devolveu ao remetente, ignorando os factos antecedentes.
Deduzir que a resposta, se vier, levará ainda um longo tempo e servirá para tapar o sol com uma peneira. É bem natural que os CTT se estejam a preparar para não assumir responsabilidades por erros próprios. É a vida, meus amigos!
28 de outubro 2019
Será importante deixar registo para memória futura sobre a qualidade dos serviços prestados pelos CTT , que a averiguação sobre os locais por onde terá eventualmente passado esta encomenda continua a merecer toda a atenção dos serviços competentes há duas semanas, comprovada pelas respostas pré-formatadas acima exemplificadas, enquanto a encomenda já regressou a terras de origem, mesmo antecipando todos os prazos dados para o seu levantamento. Mas, presumo que não haja resposta formatada a este tipo de desorganização interna.
12 de novembro 2019
Passado cerca de um mês sobre a abertura de um processo, na sequência de um caso detalhadamente descrito nas comunicações anteriores, verifico que os CTT Expresso, depois de enviadas as pré-formatadas mensagens de gentileza em que asseguram que naquela empresa nenhum cliente e nenhum processo ficam sem resposta, continuo a aguardar uma resposta, talvez hipócrita porque já todos sabemos incluindo os CTT que a encomenda foi devolvida ao remetente.
Assim, será oportuno indagar -
1. Se um mês é tempo insuficiente para a conclusão do processo, quanto tempo mais é necessário para concluir a investigação e, como é lema dos CTT, o cliente receber uma resposta;
2. Se a promessa de resposta repetidamente assumida pelos CTT nas primeiras comunicações inseridas acima fazem parte de uma campanha de marketing e eficiência divorciados da realidade.
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente