CTT
CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.1
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Fiquei estupefacto com o serviço prestado!

Márcio Pereira
Márcio Pereira apresentou a reclamação
23 de agosto 2011

Boa noite.

Venho por este meio apresentar uma reclamação/sugestão aos CTT - Correios de Portugal, S.A.
No passado dia 29.07.2011 pelas 14h35, enviei uma encomenda registada à cobrança para a Freguesia de Chapa (4600-580).
A encomenda foi entregue ao destinatário no dia 01.08.2011 pelas 16h00, segundo informação do site * PROIBIDO *://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/tools.jspx?tool=0.
Segundo sei, quando a encomenda é entregue ao destinatário, o respectivo vale de pagamento é emitido no dia útil seguinte e enviado para o remetente. Portanto, todo este processo demora em média 3 a 4 dias úteis.
Pois bem, no dia 12.08.2011 decidi contactar a estação de correios de Amarante (Tlf. 255410350), para perguntar se o vale da encomenda que eu tinha enviado à cobrança já tinha sido emitido. A funcionária respondeu-me que o vale tinha sido emitido no dia 02.08.2011 e facultou-me o respectivo número do vale.
Dado isto, desloquei-me à estação de correios de Valadares pelas 17h30 do mesmo dia para saber o que se passava com o vale de pagamento que tinha sido enviado da estação de correios de Amarante, pois até à data ainda não me tinha sido entregue.
O funcionário constatou que o vale tinha sido emitido no dia 02.08.2011 e como tal já o deveria ter recebido. Pelo que facilmente se chegou à conclusão que o mesmo teria sido extraviado.
Foi então que solicitei a segunda via do vale para o respectivo levantamento, mas tal não foi possível, porque segundo informação do funcionário só o poderia fazer após o dia 02.09.2011.
Não percebi o porquê e questionei-o sobre tal espera. Respondeu-me que é uma norma da empresa, porque se emitissem um segundo vale, a qualquer momento eu poderia receber o primeiro vale, o que permitia que eu levanta-se dois vales.

A minha resposta foi pronta:
- Não. E vou explicar como isso não seria possível. Vocês cancelam o primeiro vale que foi emitido, e emitem um segundo vale para que eu o possa levantar e receber o dinheiro que me pertence. Mesmo que eu receba o primeiro vale que foi emitido e haja de má-fé e tente levantar o vale, tal não me irá ser possível no acto do levantamento, porque o mesmo já foi cancelado.

Resposta do funcionário:
- Pois, mas isso não é possível, pois o sistema não deixa cancelar os vales emitidos.

Perante isto, fiquei estupefacto com o serviço prestado pelos Correios de Portugal. Como é possível, não haver nenhuma aplicação informática que permita fazer uma coisa tão simples? Pois isto só mostra, o atraso que temos em relação a outros países.
Quero salientar, que sou cliente assíduo na estação de correios de Valadares à 4 anos e tenho um relacionamento excepcional com os funcionários e os mesmos são muito profissionais naquilo que fazem. Posso mesmo dizer, que já visitei outras estações, tais como, Gaiashopping, Vílar do Paraíso e Norteshopping, e sem dúvida que a estação da Valadares se destaca, pelo atendimento, rapidez no atendimento, simpatia, etc…
Devo dizer que estou muito insatisfeito com o serviço prestado pelos correios de Portugal, pois em alguns aspectos têm um serviço muito deficiente.
É de salientar que eu paguei o serviço de cobrança, serviço esse que considero bem pago (5.35€) e como tal era merecedor de um serviço prestado com mais qualidade.
Gostaria de perguntar, quem me vai pagar pelo tempo que estarei à espera do meu dinheiro? Pois, poderá fazer-lhe falta para o dia-a-dia e fazer com que me crie dificuldades financeiras e faça com que não consiga honrar com os meus compromissos.

Sugestão:
Porque não criar uma aplicação informática que permita cancelar um vale extraviado e emitir de imediato um segundo vale, para que o cliente possa fazer o respectivo levantamento?
Já que se criam tantas aplicações, tais como: cobrança de portagens, payshop, compra de bilhetes para diversos eventos, porque não criar também aplicações que são muito importantes para o serviço prestado ao cliente?

Data de ocorrência: 23 de agosto 2011
CTT
10 de janeiro 2013
Exmo. Senhor
Márcio Pereira

Gostaríamos, novamente, de agradecer o seu contacto.

Informamos que o assunto reportado foi encaminhado internamente, com vista a uma averiguação rigorosa e cuidada da questão colocada. Assim que tenhamos uma resposta conclusiva, informá-lo-emos.

Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.

Alexandra Almeida
Customer Service