Prémio Marca Recomendada A marca CTT é vencedora da Marca Recomendada 2025
A marca CTT é confiável?
Ótimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
94,9%
Média das Avaliações
40,7%
Taxa de Retenção de Clientes
47,8%
Ranking na categoria
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta
  • Os CTT têm uma história de quase 500 anos de dedicação, empenho e profissionalismo, para aproximar os portugueses e o mundo. Contamos com um vasto património que tem vindo a acompanhar a evolução dos tempos. A nossa missão é assegurar soluções de comunicação e logística bem como produtos financeiros, de proximidade e excelência e estabelecer relações de confiança e inovação.
    Ligamos pessoas e empresas. Somos desde sempre um importante parceiro, criando soluções inovadoras, que ajudam os negócios a comunicar.

  • 210471616
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso
    1643-001 Lisboa

CTT - A encomenda não chegou

Resolvida
Marta Costa
Marta Costa apresentou a reclamação
30 de setembro 2016

Exm. Sr.(a)
Eu envie uma encomenda (EE212317388pt) pelos ctt expresso no dia 26/09/16. Paguei 68,08 euros porque supostamente era um serviço expresso e como tal foi-me dito que a encomenda chegaria ao destino, em Inglaterra, no máximo em três dias.
A encomenda não chegou e quando entrei em contacto com os CTT (30/09/16) foi-me dito que a responsabilidade era do correio nacional Inglês. Entrei em contacto com o Royal mail Inglês e indicaram-me que a referência da encomenda não era dos serviços dos correios Ingleses mas sim de uma empresa de distribuição, a Parcelforce. Quando procurei a encomenda no Website da Parcelforce dava a indicação “acepted”. Quando entrei em contacto com esta empresa disseram que a encomenda ainda estava na alfândega, então telefonei para o “international team” desta empresa onde me disseram que a encomenda ainda não tinha chegado a Inglaterra.
Alguns minutos mais tarde recebi um voice mail a dizer que a DHL tinha tentado entregar-me uma encomenda mas que não me tinham conseguido contactar e que eu devia telefonar para um determinado número para combinar nova entrega. Eu estava em casa quando recebi este voice mail no mesmo número de telemóvel que dei como contacto quando enviei a encomenda. Ninguém tocou à campainha ou bateu à porta ou fez qualquer outra tentativa de contacto, portanto ao contrário do que o voice mail diz, ninguém tentou entregar nada.
Telefonei para o contacto da DHL que me foi dado no voice mail. Após longa espera, primeiro negaram vivamente terem qualquer encomenda e que esse número de referência pertencia à Parcelforce. Depois de eu muito insistir em que recebi o voice mail da DHL finalmente disseram que tinham a encomenda e tinham feito três tentativas de entrega mas que não deixavam nenhum aviso na caixa de correio e que não entraram em contacto porque não tinham o meu número de telemóvel. Devo lembrar que eu só soube que a DHL é que tinha a encomenda porque me enviaram um voice mail para o mesmo contacto que depois negaram ter! Ainda disseram que só tentariam entregar novamente depois do fim-de-semana.
Voltei a ligar para tentar falar com um funcionário que fosse talvez mais útil. Pedi para ligarem de volta devido ao alto culto destas chamadas. Esperei várias horas e ninguém ligou. Por fim liguei novamente e outro funcionário disse que a DHL subcontrata distribuidores que só passam pelos endereços das encomendas, tocam a campainha e vão embora se ninguém atender. Que a política da empresa não manda que deixem aviso ou sequer usem o contacto telefónico dado para tentar entrar em contacto com o cliente. E que estes distribuidores saem da DHL por volta das oito da manhã e depois não há qualquer forma de os contactar para irem a um cliente fazer a entrega e que além disso só fazem entregas das 9 às 17.30 h de segunda a sexta-feira.
É óbvio que estas empresas com as quais os CTT estão a colaborar para fazer as entregas em Inglaterra não são profissionais. Eu perdi o dinheiro da encomenda mais os prejuízos por não ter recebido a encomenda quando necessitava mais o alto custo de várias horas ao telefone a telefonar para números de telefone de alto custo. Por correio azul a encomenda tinha chegado em 5 dias através do correio Inglês e eu não tinha pago nem metade do que paguei.
Quando entrei em contacto com os CTT para reclamar disseram que a responsabilidade é dos serviços Ingleses e que teria que reclamar com eles. Acho vergonhoso não tomarem responsabilidade pelo vosso trabalho. As chamadas que tive que fazer para descobrir o que se estava a passar deviam ter sido feitas pelos próprios CTTs quando entrei em contacto dias antes a perguntar porque ainda não tinha a encomenda, e não por mim. Eu paguei aos CTTs portugueses, não sou eu que devo reclamar com as empresas com as quais vocês escolhem negociar as vossas entregas. O meu dinheiro e serviço contratado foi feito com vocês CTTs portugueses como tal gostaria de fazer a reclamação aos CTTs e receber o reembolso que me é devido e a devolução da encomenda.
Além destes custos tenho o prejuízo das chamadas que foi pelo menos 30 euros e do agravante de não ter recebido a encomenda que precisava urgentemente!

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 30 de setembro 2016
Marta Costa
5 de outubro 2016
Como podem ver no anexo a primeira tentativa de entrega foi feita no dia 3 de Outubro e não no dia 28 de Setembro como diz no site dos CTT.
Encontrei este papel no chão da entrada do meu predio. O estafeta nem se deu ao trabalho de colocar dentro da caixa do correio.
CTT
6 de outubro 2016
Exma. Senhora Vânia Costa,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Gratos pela sua melhor compreensão, reiteramos o nosso pedido de desculpa e apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos.

Margarida Fernandes
Serviço de Atendimento ao Cliente
CTT
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.
No seguimento da mesma, achamos que a situação já se encontra resolvida. Contudo, alguma dúvida, não hesite em contactar-nos novamente.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido. No entanto, informamos que iremos utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, de forma mais ágil e alocando mais recursos, a partir do dia 01-08-2020.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.