CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Abuso

Miguel apresentou a reclamação
18 de setembro 2021
Boas... Numa compra feita Online em 12/08/2021em um pais extra comunitário, foi emitida uma factura " IOSS number: IM2760000742 " com o pagamento de taxa de IVA incluída na compra, o que esta correcto.
Quando a encomenda " LX801444515IL " chegou a Portugal a 27/08/2021 recebida pelo CTT, só fui informado da apresentação a alfandega 13/09/2021, 11 dias depois, pedido o envio dos documentos em falta, " documentos que estão afixados na encomenda e fazem referencia " IOSS number: IM2760000742 ", foi feito o que os CTT pedirão no portal dos CTT " https://appserver.ctt.pt/ProcessoAduaneiro/CustomsClearance.aspx " , tendo sido logo confrontado com o pagamento de taxa já pagas, e não dando qualquer possibilidade de as contestar antes de as pagar, indo contra um dos direitos do contribuinte, " a possibilidade de contestar antes de pagar" não tendo a AT sido informada dos documentos que eu envie.

Prara que serve o nomenclatura IOSS number: IM2760000742 ?!.

Bem consultado " https://ec.europa.eu/taxation_customs/ioss_en "

The IOSS facilitates the collection, declaration and payment of VAT for sellers that are making distance sales of imported goods to buyers in the EU. The IOSS also makes the process easier for the buyer, who is only charged at the time of purchase, and therefore does not face any surprise fees when the goods are delivered. If the seller is not registered in the IOSS, the buyer has to pay the VAT and usually a customs clearance fee charged by the transporter .

Os CTT podem traduzir no Google.
Posto isto como podemos resolver o problema dos CTT cobrarem taxa de apresentação a alfandega quando não a fazem?

Talvez uma queixa no ministério publico sim porque os CTT prestão um serviço publico embora seja uma empresa privada a gerir.
Quero que a resposta dos CTT seja cabala, não com resposta automáticas.

Quero que a minha encomenda seja entrega na morada indicada na encomenda, sem mais custo e atempadamente.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2021
19 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente, Miguel,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 65100621, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

23 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente, Miguel,

Informamos que o facto de estarmos a cobrar o IVA poderá estar relacionado com a fraca qualidade da informação que ainda é veiculada pelo expedidor quando notifica os CTT com a informação sobre os objetos.

Lamentavelmente a informação não vem completa da origem e não tem a indicação de que o IVA já foi efetivamente pago. Por essa razão está a ser tributado o IVA do objeto.

Os CTT estão a trabalhar com os parceiros internacionais com vista a melhorar a qualidade desta informação a fim de evitar estas situações.
Sugerimos que antes de avançar com o Processo de Desalfandegamento, deverá validar com o remetente se efetivamente pagou o IVA e decidir se avança ou não com o procedimento de desalfandegamento.

Os CTT não podem dar a garantia de reembolso do IVA, pois irá depender sempre da informação veiculada pelo remetente e pela respetiva validação por parte da Autoridade Tributária.

Agradecendo desde já a sua compreensão.

Para mais informações sobre produtos ou serviços, sugerimos o acesso ao nosso site, em https://www.ctt.pt/ajuda/index .

Catarina Ferreira
23 de setembro 2021
Estimado Fornecedor de serviços, (CTT)

Informamos que o facto de estarem a cobrar o IVA poderá estar relacionado com a fraca qualidade de serviço prestada pelos CTT .

Lamentavelmente a informação vem da origem, e tem a indicação de que o IVA já foi efectivamente pago com o respectivo número ( IOSS-IM2760000742 VAT Paid: ) . Por essa razão não deveria ser tributado o IVA do objecto.

Os CTT não trabalhão para que os clientes fiquem satisfeitos pelo serviço prestado e sem objectivo em vista a melhorar a qualidade dos serviços, a informação é contraditória e enganosa a fim de evitar estas situações.

Sugiro que antes de avançar com qualquer resposta deverão validar os os documentos que acompanha o envio.
O processo de Desalfandegamento, deveria ser sem custos, como vos, CTT dizem na ajuda de procedimentos de Desalfandegamento.

Passo a citar AJUDA dos CTT:

9 . Taxas e Serviços Cobrados

9.1 Cenários de Pagamento do IVA e serviços CTT
• Cenário 1 - Cliente paga IVA e serviços CTT ao vendedor
O cliente ao realizar a sua compra online no site do vendedor paga, para além do valor da mercadoria e portes, o valor do IVA e do serviço de desalfandegamento CTT. Neste cenário a encomenda ao chegar a Portugal é submetida para desalfandegamento sem ser requerida a intervenção do cliente ou pago qualquer valor adicional.

• Cenário 3 - Paga IVA mas não paga serviços CTT ao vendedor
O cliente ao realizar a sua compra online no site do vendedor paga o valor da mercadoria e portes, o valor do IVA, mas não paga o valor do serviço de desalfandegamento CTT. Nesta situação e até 31/12/2021 não haverá lugar ao pagamento do serviço de desalfandegamento CTT, pelo que a encomenda ao chegar a Portugal é submetida para desalfandegamento sem ser requerida a intervenção do cliente ou pago qualquer valor adicional.

Fim se citação:

Não dão garantia de serviços prestados.
Informação foi veiculada pelo remetente, e não apresentada para validação por parte da Autoridade Tributária.

Miguel
Apoio ao Fornecedor (CTT)
24 de setembro 2021
Estimado Fornecedor de serviços, (CTT)

Passo a citar AJUDA dos CTT:

9 . Taxas e Serviços Cobrados

9.1 Cenários de Pagamento do IVA e serviços CTT
• Cenário 1 - Cliente paga IVA e serviços CTT ao vendedor

• Cenário 3 - Paga IVA mas não paga serviços CTT ao vendedor

Fim se citação:

Miguel
Apoio ao Fornecedor (CTT)
Estimado(a) Cliente, Miguel,

Lamentamos o facto de já efetuado o pagamento do IVA na origem (no momento da compra), no entanto o pagamento não ter sido aceite informaticamente, devido a uma falha de sistema.

Informamos que deverá avançar com o Processo de Desalfandegamento, efetuar o pagamento dos direitos alfandegários e posteriormente, formalizar o pedido de reembolso no formulário do site CTT.

Solicitamos que envie o comprovativo de pagamento, juntamente com o comprovativo de IBAN para analisar a situação e podermos proceder à devolução do valor.

Agradecendo desde já a sua compreensão.

Catarina Ferreira
Miguel avaliou a marca
24 de setembro 2021

Os CTT cobram tudo e mais algo, mesmo dizendo que não. Não dão garantia de serviços prestados. Não apresentarão os documentos a Autoridade Tributária para verificação, tendo de logo taxado todas as, taxas e serviços.