CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Atendimento-certificados de aforro

Luis Belo apresentou a reclamação
5 de junho 2023
Venho apresentar reclamação quanto aos serviços prestados pelo posto de atendimento dos CTT de Mem-Martins sito na Rua da Azenha, 258 2725-999 Mem-Martins.

Esta queixa pretende dar continuidade à apresentada no livro de reclamações do referido posto no passado dia 02/06/2023 pelas 18.30 à qual foi atribuído o número 33333978.
Passo a expor os meus argumentos:
No referido dia, cheguei ao posto dos CTT, acompanhado de uma criança de 5 anos, por volta das 17h15 e retirei uma senha de atendimento com o objetivo de constituir certificados de aforro Tipo E. Apesar de ter esperado cerca de uma hora pelo atendimento, a funcionária responsável pelo balcão informou que não atenderia mais ninguém, deixando-me sem atendimento e incapaz de constituir os mencionados certificados de aforro. É importante ressaltar que, após retirar a senha, perguntei ao balcão se seria atendido, pois tinha urgência em satisfazer minha necessidade naquele dia, e recebi uma resposta afirmativa, informando que todos os clientes com senha seriam atendidos. Portanto, aguardei minha vez na sala.
Essa situação ainda mais se agrava pelo fato de as condições contratuais para a adesão aos certificados terem sido alteradas no final desse mesmo dia. Ao me negarem a possibilidade de constituir os certificados, vejo-me agora penalizado pela ineficiência do balcão ao qual recorri. Se os serviços me tivessem informado antecipadamente ou em tempo útil que não seria atendido, eu teria procurado outro balcão onde pudesse constituir esse produto de poupança com as condições vigentes naquele momento.
É evidente que essa situação não foi provocada por minha culpa, mas sim pela falta de eficácia do balcão ao qual me dirigi. Sendo prejudicado por essa situação, acredito ser razoável solicitar uma solução que compense o prejuízo causado.
Portanto, gostaria de solicitar as seguintes medidas corretivas:

1. Atendimento imediato para a constituição dos certificados de aforro Tipo E, com as condições que vigoravam no à tarde do dia 02/06/2023.
2. Adoção de mecanismos de informação que protejam os clientes para situações futuras de similaridade (uma folha de papel escrita à mão teria evitado esta situação, por exemplo).
3. Compensação apropriada pelos danos causados, tendo em conta as dificuldades e atrasos decorrentes da situação.
4. O reconhecimento da falência dos serviços quanto a esta questão pois, após interpelar os funcionários de serviço no momento, responderam de forma indiciadora não seria deles e que passo a transcrever literalmente a resposta que recebi “… e acha que a culpa é minha?...” ao que respondi que minha não era de certo.
Desconhecendo eu que as regras seriam alteradas naquele próprio dia deixo em anexo da reclamação deixada na altura que incidia apenas na questão do atendimento.

Agradeço a atenção disponibilizada a esta questão e aguardo uma resposta satisfatória dentro de um prazo razoável.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 5 de junho 2023
5 de junho 2023
Estimado(a) Cliente Luis Belo,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 93864623, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT
7 de junho 2023
Estimado Cliente Luis Belo,

No seguimento do processo com o número de referência SR0016665012, informamos que o mesmo já se encontra concluído.

Alguma questão adicional que surja, não hesite em voltar ao nosso contacto.

Conte connosco,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT
7 de junho 2023
Ainda não recebi 1ual1uer contato da parte dos serviços dos CTT pelo que a questão ainda não foi resolvida e consequentemente está reclamação ainda não se encontra fechada.
9 de junho 2023
Bom dia.
Continuo sem qualquer contato da parte dos CTT
12 de junho 2023
Boa tarde. Até ao dia de hoje continuo sem qualquer contato da parte dos CTT.
14 de junho 2023
Na impossibilidade de responder via email pois nao é permitida a resposta deixo aqui a minha resposta à vossa apreciação à minha reclamação:

Antes de mais, gostaria de agradecer pela resposta à minha reclamação. Ao observar a resposta, percebi que minha pergunta inicial foi ignorada. Quando cheguei, questionei os funcionários do balcão se ainda seria atendido e se poderia realizar a minha solicitação de certificados antes do fechamento do serviço. A resposta afirmativa me fez aguardar minha vez, sem buscar outro balcão para atender minhas necessidades. Infelizmente, não tenho como provar essa interação, pois minha criança de 5 anos não poderá testemunhar, e não tenho conhecimento dos demais clientes que também foram prejudicados.

É compreensível que vocês não tivessem conhecimento do que ocorreria no futuro (caso contrário, a situação poderia ter sido mais grave), assim como eu também não tinha. Quanto à sugestão de marcar para outro dia, agradeço a possibilidade oferecida, mas decidi recusar, não pelas razões mencionadas, mas por outras que prefiro não compartilhar. É importante mencionar que, em contato prévio com a vossa linha de atendimento, foi informado que a marcação não era obrigatória e bastaria me dirigir a um balcão (o que indica certa falta de coordenação). Minha pergunta é se a marcação teria me permitido obter os certificados tipo E.

Curiosamente, mesmo com vários clientes insatisfeitos na sala de espera, em nenhum momento alguém do balcão se identificou como responsável pelo ocorrido.

Portanto, com base nos fatos mencionados acima, fica evidente que toda essa série de eventos levou ao prejuízo irreparável do cliente (infelizmente, eu tive o azar de confiar nesse balcão), inclusive financeiramente, o que é ainda mais grave.

A questão que se coloca aqui é a falta de organização nos serviços, pois, como mencionei anteriormente, eu só permaneci esperando porque me disseram que seria atendido. Caso tivesse sido informado corretamente, não teria motivo para fazer essa reclamação.

Termino reforçando a recomendação de que, em vez de colocarem a culpa nos clientes, vocês assumam a responsabilidade, mesmo que moral, pelo ocorrido, e criem mecanismos para evitar situações semelhantes no futuro. Assim, será prestado um serviço público de melhor qualidade, conforme expliquei à vossa funcionária quando questionada se eu acreditava que a culpa era dela. Esse não é o modo adequado de abordar qualquer pessoa em uma situação como aquela, pois, de fato, a culpa não é dela mas minha também de certo não será, embora eu vá continuar solteira, é claro!

Melhores cumprimentos e continuação de um ótimo trabalho.