• Av. D. João II, n.º 13

CTT - Cobrança de taxas de desalfandegamento

73197522
Nuno Guerreiro apresentou a reclamação

Após inúmeros contactos com a vossa linha de apioio ao cliente, e que sempre disse que será resolvido com a maior celeridade e que NADA foi feito. Relato a minha situção:
Recebi a encomenda CH144277444US em casa em Outubro de 2021, ontem dia 29 de Março de 2022 recebo um mail com o contéudo do anexo a informar que "Por lapso, o valor anteriormente enviado estava incorreto" e a solicitar o pagamento de novas taxas aduaneiros.
An altura pedi a aplicação da franquia, por o objecto não ser de natureza comercial, sem valor, pessoal, para não ser obrigado a pagar uma taxa. O familiar por razões legais foi obrigado a declarar em valor sobre os artigos usados que me enviou. Não consigo perceber como foi calaculado 62,66€ sobre um envio de familiar para familiar sobre um valor declarado de 33 USD.
Na sua totalidade, este serviço ao cliente não está digno de um país da UE. Péssimo atendimento e serviço no que toca a encomendas com processos aduaneiros.

29 mar 2022

Estimado(a) Cliente Nuno Guerreiro,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 73197522, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT

31 mar 2022
CTT alterou o estado para Resolvida
18 abr 2022
Nuno Guerreiro adicionou uma resposta

A situação reportada não está resolvida.
Solicito a anulação do valor aduaneiro referente ao objeto nº CH144277444US.
Face à situação descrita em resposta à reclamação associada , regularização da dívida aduaneira deste objeto por ter sido desalfandegado sem franquia.
Sobre esta situação, atendendo que são artigos usados, cumpre-me esclarecer que a legislação prevê a isenção de
tributação para ofertas entre particulares de valor declarado até 45EUR.
Para beneficiar a isenção no portal aduaneiro para além de ter selecionado a tipificação "não comercial" e declarado um valor inferior ao limite supramencionado, também selecionei o pisco "solicitar franquia ao abrigo do Artº25".
O valor total das mercadorias declarado referente ao objeto nº CH144277444US é 33USD.

18 abr 2022
Nuno Guerreiro reabriu a reclamação
19 abr 2022

Estimado(a) Cliente, Nuno Guerreiro

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0005133119 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0005133119.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT.

19 abr 2022
CTT alterou o estado para Resolvida