Correio Postal e Expresso

Av. D. João II, n.º 13

CTT - Comportamento irresponsável e perigoso de um condutor

Raúl Santos apresentou a reclamação

Caros Srs,

Na passada Segunda-feira, dia 30 de Junho, por volta das 10h30, um condutor de uma carrinha dos CTT, de matrícula 33-OJ-77, demonstrou uma inacreditável falta de respeito e civismo, e uma irresponsabilidade enquanto condutor que estou certo iria merecer uma multa bem pesada por parte da polícia, se o tivessem visto.

A situação teve lugar na Caparica, começando na rotunda da Fomega, passando pela Av. Torrado da Silva, e terminando na rotunda da Boa Esperança (a que tem os monumentos de ferro da indústria naval).

O vosso condutor já vinha de trás a acelerar e quando se encostou à minha traseira, fiz-lhe sinal a pedir que se afastasse. A resposta foi um esbracejar e algumas palavras que obviamente não ouvi mas que imagino. Como estávamos prestes a sair da rotunda da Fomega para a Av. Torrado da Silva e a estrada aí passa de duas faixas de rodagem para apenas uma, o condutor não me conseguia ultrapassar, o que só deve ter adicionado ao nível de irritação da pessoa.

Continuou "colado" à minha traseira quando saímos da rotunda e vinha tão encostado que quando um peão se chegou à estrada vindo dos campos cultivados à direita e eu tive de abrandar repentinamente, a vossa carinha deve ter ficado a escassos milímetros do meu pára-choques e, a julgar pelo barulho dos pneus, foi apenas por milagre que não ocorreu ali uma colisão.

Mesmo após já ter posto várias pessoas em perigo com o seu comportamento completamente irresponsável, o vosso condutor não se sentiu impedido de fazer mais uma: chegando ao fim da Av. Torrado da Silva, a escassos metros de entrar na rotunda e com apenas uma faixa de rodagem, o vosso condutor forçou a sua passagem pela minha esquerda, "empurrando-me" para a direita e quase para fora da estrada, e ainda atravessando-se à frente dos carros que circulavam na rotunda. Isto, claro, enquanto olhava para mim, esbracejava novamente e protestava verbalmente, certamente recorrendo de novo a adjectivos que deixarei à imaginação do leitor.

Tudo isto se passou em menos de um minuto, e nesses meros segundos, o vosso condutor pôs-se a si em perigo, bem como a mim e à pessoa que ia comigo no meu carro, o peão que apareceu à nossa direita, e ainda os outros condutores que circulavam ao nosso redor.

Este tipo de atitude não devia existir sequer por parte dos cidadãos mas infelizmente o nosso material genético enquanto povo nem sempre vale muito. No entanto, é completamente inadmissível por parte de pessoas que são contratadas para conduzir, e que portanto o deveriam fazer de forma profissional e exemplar.

Esta queixa está a ser enviada ao provedor dos CTT e à GNR. Chega de termos um país de idiotas que fazem o que querem porque ninguém lhes diz nada.

06 Dez2014

Exmo. Senhor
Raúl Santos

Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção, pois a melhoria dos nossos serviços passa pela intervenção direta dos nossos clientes.

Lamentamos a situação ocorrida, bem como, a demora na resposta.

Aproveitamos para questionar se a situação que motivou a sua queixa já se encontra solucionada/resolvida.

Em caso desfavorável, pedimos que entre em contacto connosco através do email: informacao@ctt.pt.

Apenas desta forma, poderemos efetuar mais averiguações, e disponibilizar-lhe uma resposta conclusiva.

Alexandra Ramos
Serviço de Apoio ao Cliente

08 Dez2014
Raúl Santos adicionou uma resposta

Cara Sra. Alexandra Ramos,

A sua colega Teresa Serra respondeu-me directamente por email há já algum tempo.

Fica aqui a resposta que me foi enviada, para que outros utilizadores também fiquem a par do desenrolar da situação.

---

Exmo Senhor,

Antes de mais, gostaríamos de agradecer a reclamação que nos enviou, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Foram efetuadas as necessárias averiguações aos factos reportados para apuramento de responsabilidades e em cumprimento do princípio do contraditório, tendo-se verificado que o Carteiro, condutor do veículo em causa, nunca tinha tido nenhum episódio ou queixa idêntica, pelo que o seu Chefe confirma ser um trabalhador respeitoso, acreditando que terá sido uma situação pontual.
No entanto, foi devidamente chamado à atenção e sensibilizado para o facto de que tem de ter especial cuidado na via pública, nomeadamente, sempre que conduz um veículo dos CTT, pois está em causa não só o respeito pelas regras de trânsito a que todos estamos obrigados, mas ainda acresce ser a imagem da Empresa que representa.
Agradecemos mais uma vez a sua exposição, pois permite-nos uma acção “curativa” de situações anómalas.

Sempre ao dispor.
Assessoria e Apoio Técnico Jurídico
Teresa Serra
Provedoria do Cliente dos CTT

05 Jan2015

Exmo. Senhor
Raúl Santos

Apresentamos os nossos pedidos de desculpas, pelos incómodos causados e reafirmamos o nosso empenho em prosseguir com o objetivo de conferir qualidade aos nossos serviços de modo a satisfazer todos os nossos clientes.

Alexandra Ramos
Serviço de Atendimento ao Cliente

Raúl Pedro Fernandes Santos Autor

Alguns pontos que não são explícitos na queixa: eu não estava a "pisar ovos", ia a uma velocidade perfeitamente normal para a zona. Se o condutor dos CTT tem a mania que é piloto de fórmula 1, vá para o autódromo do Estoril. Numa estrada apertada, com uma curva apertada, carros a virem no sentido oposto, e peões na estrada, eu é que tinha que acelerar? Porem esta possibilidade só mostra o quão estúpidos são e quanto mereciam que vos tirassem a carta de condução. Nem vou argumentar contra isso, porque o simples facto de o terem mencionado mostra que são completamente incapazes de compreender a situação (o que me leva a pensar no porquê de estar a dignar-vos com uma resposta, mas enfim, o meu fígado precisa de ser aliviado).

Para os que dizem que eu me devia ter encostado para o deixar passar, querem então dizer que ou atropelava o peão que eu já referi mas que parece que toda a gente quer ignorar, ou então atirava-me para fora da estrada pondo-me a mim e ao meu passageiro em risco. Certo.

O que acho engraçado é que tenho a certeza absoluta que se fossem vocês no meu lugar, fariam exactamente o oposto do que estão para aqui a apregoar e certamente que esbracejariam e chamariam nomes ao condutor da carrinha - uma atitude digna do vosso QI, tal como a condutor da carrinha.

Obrigado por reforçarem a minha desilusão neste nosso país que podia ser tão grande e é tão pequeno graças à pequenez da vossa mente.

Raúl Pedro Fernandes Santos Autor

Já agora, sim há muita gente que anda na estrada a atrapalhar a vida aos outros - ainda assim, se o condutor da carrinha tivesse morto alguém, teria valido a pena? Que gente tão estúpida, cambada de idiotas...

Ver perfil de Ricardo Patrício

Ricardo Patrício

Raúl se em Portugal é só "otários e idiotas e estúpidos" então, emigra pá! Quem está mal muda-se! Pequenez é vir praqui com este assunto. Vá trabalhar, que só lhe fazia bem!

Raúl Pedro Fernandes Santos Autor

Portanto a maioria dos comentadores aqui considera que não é o condutor dos CTT que tem de conduzir de forma segura e responsável, mas sim que os outros é que têm de sair da frente.

Certo.

Vou calar-me agora. Não merecem o meu tempo.

Ver perfil de Ricardo Patrício

Ricardo Patrício

Obrigado. É o melhor que faz.

Ver perfil de Andre Pereira

Andre Pereira

Sinceramente nao acredito que o condutor dos CTT fosse ter essa atitude se voce fosse a uma velocidade normal para a zona.
O limite dentro das localidades e de 50km/h, o que sinceramente considero uma velocidade normal e bem segura.

Ha que ser coerente e facilitar a vida aos outros quando a podemos facilitar como e natural...pelo seu discurso, sinceramente creio que não o tenha feito.

Relativamente a pequenez de Portugal, e simples emigra e ja tem o problema resolvido...talvez depois de estar fora de Portugal consiga perceber que Portugal afinal ate nem e assim tao mau em algumas coisas.

Ver perfil de João M. S. Silva

João M. S. Silva

Caro Raúl Santos,

Ainda bem que ainda há pessoas como o Raúl. Não está sozinho. E para pessoas como eu, e não só, vale a pena continuar a fazer queixas como esta. Força. Não se deixe desanimar pelos comentários aqui colocados contra si: eles são autoexplicativos.

Até a empresa visada teve a inteligência de agradecer e implicitamente reconhecer a culpa.

Alguns dos comentários aqui colocados fazem-me lembrar certas teorias da evolução, e.g.:

e

Enfim.