CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.0
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Ctt vs dhl ... em 2020 somente dhl ? espero que sim !

Ludgero Sousa Luna
Ludgero Luna apresentou a reclamação
5 de dezembro 2018

No 5º país mais corrupto da Europa, temos o serviço postal universal concessionado aos CTT ! Considerando que os CTT antes da sua privatização eram a 2º empresa da união europeia com melhor performance relativamente aos indicadores de qualidade de serviço (" e isso é um facto e não uma especulação, facto este que foi confirmado pelo nosso primeiro ministro (" António Costa ") durante o ano de 2017 em um debate quinzenal que terá ocorrido no parlamento da assembleia da república ! "), a verdade é que ninguém previu a desgraça que se estava a instalar em Portugal através de Francisco Lacerda, a família Champalimaud, e uns quantos acionistas que constituem o restante capital disperso dos CTT !
Francisco Lacerda consegui transformar a 2º melhor empresa de serviço postal europeia na pior, e o problema é que enquanto assistíamos a esta degradação vertiginosa é que nos apercebemos que estávamos lixados porque alguém se lembro de conceder aos CTT a obrigação de serviço postal universal até ao ano de 2020 !!! Desde de 2013 temos assistido a degradação da prestação do serviço publico, estamos a assistir a violação sistemática e pelo incumprimentos das bases desta mesma concessão, a politica de gestão de Francisco Lacerda paralelamente passa pela pilhagem patrimonial que esta em curso na empresa, lamentavelmente observamos os CTT a violarem os direitos dos trabalhadores, e tudo isso na minha ótica é uma falta de respeito para o pais, independentemente de sermos ou não o 5º pais mais corrupto da Europa ! Ou seja, no 5º país mais corrupto da Europa, assistimos a mais uma autêntica privataria que nos roubou mais um bocadinho da nossa dignidade perante os nossos parceiros europeus !
É por causa de pessoas como o Francisco Lacerda que eu a frente de um inglês, francês ou alemão tenho vergonha de ser português ! Mas isso significa que eu por ser português não tenho direito a minha dignidade ? Significa que não tenho o direito de ser respeitado ? Significa que eu posso ser utilizado de acordo com a vontade de uma oligarquia que têm a capacidade de corromper o poder político em Portugal !?!?! Eu como ser humano, não posso aceitar isso ! Lamento, mas eu tenho direito a minha dignidade, ao respeito, e é isso que eu exijo dos CTT !
Os CTT atualmente estão em um caos absoluto ! As taxas de extravio de correio postal e encomendas nunca foram tão altas ! Será que alguém nos CTT têm a noção do impacto que têm na vida de um pensionista receber a sua pensão com mais de uma semana de atraso (" Isso quando não é extraviada ") ? Têm noção do impacto concreto que é existir um crescimento exorbitante dos extravios de objetos postais na vida dos portugueses ? Com o devido respeito que os CTT merecem, a conduta dos CTT denota uma de duas coisas, ou estão completamente desfasados da realidade e não têm a mínima noção ou simplesmente não querem saber, pura e simplesmente porque agora os CTT são uma empresa privada e o objetivo principal já não é a prestação do serviço publico através do cumprimento das bases da concessão do serviço postal universal, mas sim garantir que a família Champalimaud continue a receber os seus derivativos !!! E neste prisma onde é que esta o orgulho e dignidade nacional
?
Como salientou o deputado parlamentar José Soeiro, o incumprimento dos índices de qualidade das bases da concessão que esta a acontecer neste momento são produto de uma escolha da administração dos CTT, administração esta chefiada por Francisco Lacerda ! É extremamente claro a estratégia dos CTT, ou seja, o que Francisco Lacerda esta a fazer é a concentrar os recursos dos CTT na promoção do banco CTT em prejuízo do serviço postal ! E perante isso qual é a solução do Francisco Lacerda para resolver este problema ? Simples, despedir 800 pessoas (" 2017 ") ! Ou seja, a solução do Francisco Lacerda foi fazer mais com menos ! Já é velho o seguinte ditado; " Um grupo de idiotas juntos não equivalem a um génio" , e os CTT são a prova da validade deste ditado ancestral !!!
Se observarmos a relação entre os lucros e os dividendos distribuídos no ano de 2016, percebemos claramente qual a intenção do Francisco Lacerda ! Como é que é possível que no ano de 2016 de tenham distribuído mais 10 000 000 € do que os lucros obtidos, ou seja, como é que o Francisco Lacerda consegue distribuir mais dividendos do que os resultados líquidos da empresa ? A resposta é simples, e é por este motivo que os Champalimaud andam a pagar um ordenado astronómico ao Francisco Lacerda ! Provavelmente o funcionário dos CTT que está a ler esta reclamação não têm a mínima noção de que um funcionário dos CTT que receba o ordenado mínimo irá ter de trabalhar 128 anos para receber o equivalente a que Francisco Lacerda recebeu no ano de 2016 ! Tinha de viver três vezes para conseguir usufruir dos rendimentos de um ano do Francisco Lacerda ! Porque é que acham que os Champalimaud pagam tão bem ao Francisco Lacerda ? Será pelos bons resultados da empresa ou será por causa da política de descapitalização e delapidação patrimonial empregue pelo Francisco Lacerda para aumentar os lucros dos acionistas ? Com o devido respeito, e o que eu e o resto dos portugueses querem não conta para Francisco Lacerda ? Afinal de contas, pode ser a família Champalimaud que lhe paga o ordenado, mas este ordenado vêm do meu bolso e dos restantes utentes nacionais !
Nós estamos a falar claramente de uma situação vergonhosa, que nos humilha perante os nossos parceiros europeus ! Só mesmo no 5º país mais corrupto e complacente com a corrupção é que pode acontecer um desastre desta natureza sem causar qualquer tipo de indignação e consequente manifestações sociais ! Realmente, o governo do 5º país mais corrupto da europa vende a 2º melhor empresa europeia de correio postal a um oligarca Português que através de Francisco Lacerda a transforma na pior da europa, e enquanto isso é um facto internacional, qual é a posição dos CTT, da ANACOM ou mesmo do nosso governo ? Simples, esta tudo bem !!! É certo que dez idiotas juntos não fazem um génio, mas dez idiotas juntos transformam um génio em idiota !!!
Sobre a ANACOM, a entidade que deveria supervisionar e regular os CTT, o que é que há para dizer ? A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações é neste momento a entidade publica responsável por regular a actividade / obrigação de serviço publico dos CTT, todavia, considerando o actual desempenho dos CTT apôs a privatização dos CTT e sob a gestão de Francisco Lacerda, qual é que tem sido o papel que a ANACOM têm assumido na defesa do cidadão Português !?!
A ANACOM aparentemente têm somente um papel simbólico relativamente a regulação dos CTT, com o devido respeito, observando o real desempenhos dos CTT não restam qualquer duvidas a este respeito ! A ANACOM estabelece novos indicadores de qualidade para os CTT, indicadores estes que os CTT não têm capacidade para cumprir e cujo maior accionista dos CTT (" os Champalimaud ") afirmaram que não os iriam cumprir, e o que é que a ANACOM espera que aconteça !?! Que na pratica os CTT cumpram com estes indicadores simplesmente porque a ANACOM esta a pedir ?
Esta situação é extremamente grave ! Porque estamos a falar em vários tipos de serviço publico que foram concessionados a uma empresa privada, empresa esta que nos devia prestar este serviço sob a supervisão da ANACOM, todavia o cumprimento deste serviço colocaria em causa os lucros dos CTT enquanto empresa privada e claro, dos derivativos dos accionistas enquanto principais beneficiários, por isso é que os Champalimaud afirmaram que não iriam cumprir os novos indicadores de qualidade, e o que é que a ANACOM faz perante este situação ? Nada, absolutamente nada ! Contudo a inércia da ANACOM denota o seu desinteresse para que os CTT cumpram realmente os serviço publico a que estão obrigados !!!
Estamos aqui a falar de duas falhas extremamente graves por parte da ANACOM, ou seja, deixar que os CTT sejam os responsáveis pelo serviço postal universal e deixar que os CTT se actuam como representante do destinatário junto da alfandega nacional !!! Considero estes dois aspectos como falhas porque é visível que os CTT deixaram de ter a capacidade de assumir estes dois compromissos sob a gestão de Francisco Lacerda ! Com o devido respeito, a partir do momento em que Francisco Lacerda decide criar um Banco utilizando as infraestruturas e recursos humanos que antes estavam destinados aos serviços postais, e juntando a isso o plano de reestruturação que na pratica resultou na redução de recursos humanos dos CTT, como é que alguém consegue acreditar que os CTT iriam mesmo conseguir cumprir com as suas obrigações !!! Com o devido respeito, se a ANACOM em algum momento acreditou nisso esta a fazer uma figura ridícula não só perante os Portugueses assim como perante os restantes membros da comunidade Europeia ! E digo restantes membros da comunidade Europeia pelo seguinte motivo, ou seja, sob a supervisão da ANACOM, Francisco Lacerda transformou os CTT, que era considerado um empresa de serviço postal publico com um dos melhores desempenhos na Europa para uma empresa privada com um dos piores desempenhos da Europa !!! O que nos leva a questionar que tipo de supervisão ou regulação é que faz a ANACOM !
No meu caso em particular eu estou desde de Outubro do ano de 2017 a me queixar do mau serviço prestado pelos CTT a ANACOM, e o que é que a ANCOM fez até ao presente momento ? Nada, absolutamente nada, uma inércia pura perante a mediocridade dos CTT ! A ANACOM poderá alegar que criou novos indicadores de qualidade para os CTT, mas ao fazer isso esta a cair no ridículo novamente, porque se os CTT não cumpriram os anteriores indicadores de qualidade e se o principal accionista dos CTT já disse que os mesmos não são para cumprir, o que é que a ANACOM espera com este tipo de acções !??!
Eu enquanto cidadão Português preciso de soluções por parte da ANACOM e não de jogos de palavras entre o poder politico que privatizou os CTT, os CTT e a ANACOM !!!
Nós vivemos em uma economia global, em que os serviços alfandegários desempenham um papel essencial neste mesmo cenário, todavia, como é que podemos usufruir desta mesma economia global quando temos alguém como os CTT que nos representa perante a alfandega nacional, figura esta que não têm capacidade para assumir esta posição ! E o mais grave é que assume esta posição sob a supervisão e regulação da ANACOM !
Eu simplesmente as vezes sinto vergonha de ser Português, e porque !?! Vivo em uma residência universitaria, e deste modo estou em contacto com muitos estudantes internacionais ! Criamos amizades e quando nos separamos a ideia era trocarmos correspondência ! Todavia no ano de 2017, entre muitas cartas que me enviaram do estrangeiro, cerca de 90% foram extraviadas ! Só recebi uma carta vinda da cidade de Genova em Itália ! Depois deste desastre dos CTT eu tive que dizer aos meus colegas para não me enviarem mais cartas porque no meu pais nós já não tínhamos um serviço de correio postal publico de modo que neste momento nós não só não temos um sistema de correio funcional como também não temos nenhuma garantia de que as mesmas cartas serão realmente entregues ! Eu sinto-me literalmente um cidadão de um pais de terceiro mundo !
Quanto as minhas encomendas internacionais, é um desastre, menor, mas igualmente um desastre ! Estamos a falar de cerca de 40/50% das minhas encomendas internacionais extraviadas ! Quem é que aguenta isso !??! E isso para não falar nos 100 % de atrasados excessivos relativamente a entrega todas as minhas encomendas que têm a sorte de chegar aos seu destino final ! Quem é que aguenta isso !
Imaginemos que eu tivesse uma empresa que tivesse a necessidade de recorrer a um fornecedor fora do espaço comunitário Europeu ! Considerando o serviço medíocre que os CTT estão a desempenhar na alfandega nacional, quanto tempo é que eu conseguiria manter as portas da minha empresa abertas !??! Com o devido respeito isso é um abuso e este abuso esta a acontecer sobre a regulação e supervisão da ANACOM !!!
Se eu tivesse que dividir o desempenho dos CTT em trimestres, e considerar a percentagem de extravios dos meus objectos por trimestre, neste trimestre em particular a percentagem de extravios está na casa dos 80% !!! Com o devido respeito, para mim isso é excessivo !!!
O que é que aconteceu com o meu objecto Nº RY329836654CN ? Objecto este que foi seleccionado para controlo aduaneiro ? Desapareceu dentro das instalações dos CTT !
O que é que aconteceu com o meu objecto Nº RB626231113SG ? Este nem sequer teve tempo de ser seleccionado para controlo aduaneiro, desapareceu antes disso na posse dos CTT !
O que é que aconteceu com o meu objecto Nº UN222700376CN ? Desapareceu !!!
O que é que aconteceu com o meu objecto Nº RG960173918CN ? Foi entregue em Braga quando no volume estava indicada uma morada nos Açores, com o meu nome e o meu contacto telefónico !!! Ou seja, é o equivalente a desaparecer !!! E isso é só este trimestre !!! Quando é que os CTT me vão entregar um objecto este trimestre !?! Eu gostava imenso de saber !
E isso é somente uma amostra das encomendas internacionais que acabaram extraviadas sob a posse dos CTT ! Desde de Outubro de 2017 a soma já se encontra em varias dezenas, não deve faltar muito para chegar a uma centena !
Com o devido respeito, eu só consigo definir o serviço actual dos CTT através da seguinte formula ... DNI - Delinquência - Negligencia - Incompetência ... E eu nem me atrevo a tentar definir qual é o tipo de regulação ou supervisão que a ANACOM esta a fazer aos CTT, porque se considerarmos a ANACOM realmente como uma entidade reguladora credível, então estaremos possivelmente a delirar !
Eu não duvido que a ANACOM deva estar a fazer alguma coisa para tentar melhorar a situação ! Todavia, nós temos que avaliar as instituições como a ANACOM com base nos seus resultados e não nas suas intenções, e relativamente a regulação do serviço postal nacional, a ANACOM está a fazer um papel ridículo perante os nossos parceiros Europeus !!!
O nosso antigo ministro das finanças (" apelidado de Cristiano Ronaldo das Finanças pelos Alemães ") teve a ousadia de ir visitar os serviços aduaneiros no Aeroporto de Lisboa no fim do seu mandato ... E óbvio que imagino a intenção por detrás da acção, principalmente depois dos CTT terem culpado os serviços aduaneiros pelo congestionamento deste serviço !!! Quem é que é o nosso ministro das finanças ou a ANACOM perante os CTT ou os Champalimaud !?! Temos que ser realistas, nós vivemos no 5º pais mais corrupto da Europa ! E embora não esteja a afirmar que a ANACOM é uma instituição corrupta, é no mínimo estranho a impunidade dos CTT perante a prestação medíocre de um serviço publico concessionado !!!
Temos que colocar os pontos nos i"s relativamente a esta questão ! Ou a ANACOM existe para defender os interesses dos Portugueses ou a ANACOM desempenha um papel de mediador entre os CTT/Champalimaud por um lado e o poder executivo por outro ! Agora desempenhar ambos os papeis em simultâneo é altamente disfuncional !
Com o devido respeito, eu exijo respeito não só com utente dos serviços de correio universal Portugueses mas também como cidadão Português, e este respeito demonstra-se através do cumprimento de um serviço postal com qualidade mínima ! Os CTT são uma empresa privada, o interesse dos accionistas sobrepor-se ao interesse dos utentes do serviço postal, todavia a ANACOM é uma entidade publica, e em nenhuma circunstância os interesses privados deveriam sobrepor-se ao interesse publico !!! ´
Com o devido respeito ANACOM, façam os CTT cumprir realmente os indicadores de qualidade estabelecidos e assumam um papel ativo em vez de um papel meramente simbólico !!! Mas sabem que mais ? É obvio que a ANACOM irá continuar com o seu papel simbólico, afinal de contas adivinhem que é que vive no 5º pais mais corrupto da europa ?
Este é o quadro geral dos CTT, e em que é que esta situação em geral me afeta em particular !?! Simples, 90% do meu correio postal extraviado, 40/50 % das minhas encomendas extraviadas e claro, 100% das minhas encomendas retidas por um período de tempo excessivo ! Caramba, ninguém percebe o que é que o Francisco Lacerda esta a fazer a este pais !?!
Por exemplo a alfandega nacional ! Os CTT têm ultimamente atribuído a culpa do atraso cronico da entrega dos objetos internacionais a alfandega, e isso é totalmente mentira ! Com o devido respeito, os CTT em circunstancia alguma deverão esconder a sua mediocridade e incapacidade para representar o destinatário perante a alfandega por detrás destes mesmos procedimentos, porque o que se esta aqui realmente a passar é isso, os CTT neste momento não têm capacidade para representar o destinatário perante a alfandega e fazer a respetiva entrega dos objetos ao mesmo com a celeridade necessária, mas isso em circunstancia alguma é um problema que podemos atribuir a alfandega mas sim a politica de gestão dos CTT de Francisco Lacerda, uma vez que decidiu utilizar os recursos humanos dos CTT para suportar as necessidades do Banco que criou utilizando as infraestruturas que antes estava destinadas aos serviços postais dos CTT, isso em uma altura em que o envio de correio postal esta claramente a diminuir mas em que o tráfego de encomendas internacional está a aumentar exponencialmente ! Ou seja, a ideia do Francisco Lacerda é fazer o dobro com metade e culpar a alfandega pelo o desfasamento entre a sua realidade teórica e a realidade pratica, todavia isso é um insulto a inteligência dos portugueses !
Eu neste momento tenho dois objetos críticos na pose dos CTT, ou seja;
1º - RB641568557SG
• 01NOV2018 / Expedição internacional de Singapura.
• 12NOV2018 / Receção internacional pelos CTT, Lisboa.
• 30NOV2018 / Aguarda procedimentos declarativos, Ponta Delgada.
• 05DEZ2018 / Ainda estou a espera deste objeto ! Isso era um presente de aniversario para Novembro !
2º - RY329836654CN
• 13OUR2018 / Expedição internacional.
• 18OUT2018 / Receção internacional pelos CTT, Lisboa.
• 19OUT2018 / Aguarda procedimentos declarativos.
• 26NOV2018 / Envio de notificação ao cliente.
• 05DEZ2018 / Ainda estou a espera deste objeto ! Isso eram uns ténis para um torneiro de Voleibol regional ! Já vêm tarde, tenho uma medalha de terceiro lugar no campeonato regional em casa e os CTT tem os meus ténis !
Alguém que me explique como é que é possível existir um intervalo de 39 dias entre o momento em que o meu 1º objeto é selecionado para controlo aduaneiro e o momento em que os CTT decidem enviar-me o aviso de desalfandegamento ? Com o devido respeito, isso é absurdo !
Em relação ao segundo objeto, gostaria imenso de o receber antes do dia 20 de Dezembro de 2018 … No mínimo !
Existe um terceiro objeto ! Esta a caminho da Alemanha, e a verdade é que quando liguei para a Alemanha para conformar os pormenores da encomenda eu fiquei muito feliz por ouvir o alemão dizer que a minha encomenda (“ extremamente volumosa “) estaria em Portugal em menos de duas semanas, para não me preocupar que chegaria a tempo do Natal ! O problema foi quando disse que a encomenda era destinada aos Açores, ai posição do Alemão mudou por completo ! Ou seja, ele disse-me para esquecer que eu não iria receber esta encomenda antes do Natal, e porque !?! Pelo simples motivo de que a DHL iria entregar esta encomenda aos CTT em Lisboa para que eles me entregassem nos Açores ! E embora eles conseguissem entregar esta encomenda aos CTT até ao dia 12/13 de Dezembro, a verdade é que é extremamente improvável que os CTT consigam fazer a entrega em menos de 20/30 dias uteis ! Pelos vistos a fama da mediocridade dos CTT já é internacional !
Estamos a falar da DHL uma empresa alemã que se compromete a ser a melhor empresa de logística do mundo, a proceder com excelência em todas as entregas independentemente da tipologia do artigo em questão, e que por coincidência estão focados no que chamam estratégia 2020 !
Ou seja, 2020 é o ano em que termina o contrato de concessão do serviço postal universal com os CTT, e pessoalmente espero que depois disso nunca mais ter de lidar com os CTT novamente ! Eu espero pessoalmente que a DHL seja uma candidata a este contrato e que assuma o serviço postal universal Português, porque claramente os CTT já não têm capacidade para fazer esta prestação de serviço e desde a muito tempo que os CTT perderam a capacidade de representar os Portugueses perante a alfandega nacional ! Temos que ser francos, esperar 39 dias para os CTT me enviarem um aviso de desalfandegamento é uma prova mais do que necessária para demonstrar que os CTT já perderam a capacidade de me representar perante a alfandega nacional!
Por isso e muito mais, espero sinceramente que os CTT saiam de cena completamente em 2020 e que a DHL entre em Cena ! Com o devido respeito, em nome da dignidade nacional nós precisamos da DHL !
Cumprimentos, Ludgero Luna.

Data de ocorrência: 5 de dezembro 2018
6 de dezembro 2018
Exmo. Senhor
Ludgero Sousa Luna

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente