CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Custos de desalfandegamento

Marta Afonso apresentou a reclamação
28 de agosto 2019 (editada a 2 de setembro 2019)
Há cerca de 2 anos que faço compras online. Nunca tive problemas enquanto as coisas vinham da China e outros países asiáticos. Há 2 meses, comecei a comprar aos EUA e agora começaram os problemas.
TODAS as minhas encomendas provenientes dos EUA estão a ficar retidas na alfândega, apesar de me garantirem que é um processo de controlo "aleatório". Adiante.

Por erro de impressão, a encomenda veio endereçada aos meus avós e não a mim, apesar de ser o meu nome que consta na factura, email e todos os documentos da encomenda. Telefonei para a linha de apoio ao cliente a perguntar como resolver a situação.
Pediram-me para enviar todos os documentos comprovativos de que sou a legítima titular da encomenda para internacional@ctt.pt, para que fosse feita a correcção do destinatário, por forma a agilizar o processo de desalfandegamento. A resposta foi simplesmente "Informamos que os CTT não procedem á alteração do nome do destinatário."
Portanto, até dentro da mesma empresa, as versões são contraditórias.

Desalfandegamento feito, tive de pedir a umas pessoas da família se não se importavam de fazer o favor de ficar em casa para receber a encomenda uma vez que eu, não raramente, trabalho 12h por dia e, quando chego a casa, sou informada de que não receberam a encomenda porque tinha custos para levantar.
Relativamente aos custos de desalfandegamento, a informação que me foi dada é de que estão isentas de taxas todas as encomendas até 22€, valor que sobe para 150€ se a mercadoria tiver sido comprada a uma empresa, o que é o caso. Por esse mesmo motivo, garantiram-me no contacto com a linha CTT que não seriam aplicados custos de desalfandegamento, dado o valor total da encomenda ($50,72 = €45,76 já com os portes incluídos).
No entanto, tenho em minha posse um aviso de levantamento que menciona um custo de €25,16, valor que corresponde a cerca de 55% do valor da encomenda (já incluindo os portes).

Gostaria que clarificassem afinal em que casos de compras feitas directamente a empresas as encomendas até €150 estão isentas (preferencialmente, citando o decreto e artigo correspondente) para perceber se terei ou não o direito a pedir o reembolso deste valor.

Grata pela atenção.
Data de ocorrência: 28 de agosto 2019
29 de agosto 2019
Exmo (a). Senhor (a)

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Assunto Portal da Queixa:
Reclamação Portal da Queixa nº
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do remetente:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objecto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt

Alexandra Rebotim

Serviço de Atendimento ao Cliente
29 de agosto 2019
Email enviado, conforme solicitado. Fico a aguardar resposta.
30 de agosto 2019
Exmo (a). Senhor (a)

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que face à comunicação enviada, foi iniciado um processo de averiguação. A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Alexandra Rebotim

Serviço de Atendimento ao Cliente
Marta Afonso avaliou a marca
20 de setembro 2019

Responderam por carta em vez de responder no Portal da Queixa, o que atrasou o tempo de resposta.

Taxas e Serviços Associados
A importação poderá estar sujeita ao pagamento de imposições legais mediante a natureza da transação e o valor da mercadoria.

Transações entre particulares
Valor da mercadoria abaixo de €45, não carece de pagamento de imposições legais (Franquia)
Entre €45 e €150, estão sujeitos ao pagamento de IVA
Acima dos €150, para além do pagamento do IVA, estão sujeitas ao pagamento de Direitos Aduaneiros.

Transações entre empresas ou entre empresas e particulares
Valor da mercadoria abaixo de €22, não carece de pagamento de imposições legais (Franquia)
Entre €22 e €150, estão sujeitos ao pagamento de IVA

Fórmulas para Calculo das Imposições Legais

Para mercadorias de valor até €150
IVA = (VM+DT+SEG+OD+SAA+Emol) x taxa do IVA
Para mercadorias de valor acima de €150
DA= (VM+DT+SEG+OD) x Taxa de Direitos Aduaneiros
IVA = (VM+DT+SEG+OD+DA+SAA+Emol) x taxa do IVA
Nota: O IVA relativo a SAA está incluído na fórmula de cálculo a pagar pela importação.

Legenda das Fórmulas de Calculo:
DA - direitos aduaneiros; VM - valor mercadorias; DT - despesas transporte; SEG - seguro; OD - outras despesas; SAA - Serviço de apresentação à Alfândega e Emol - Emolumentos.

28 de agosto 2019

Ainda assim, o IVA não justifica o valor (23% de €45,76 = €10,52).
Acrescem custos adicionais ao cálculo do IVA? Alguma taxa extra cobrada pelos CTT?

Os portes não podem estar como OFERTA ou a ZERO. Caso não estejam descriminados, é aplicado um valor de referência para calculo dos impostos. Os CTT cobram 12€ pelo serviço de apresentação à alfandega.

28 de agosto 2019

Os portes estão descriminados. O total dos 3 artigos é de $32.97, aos quais acrescem $17.75.