CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Demora no processo de desalfandegamento

Raquel Duarte apresentou a reclamação
11 de junho 2019

Depois de várias tentativas de comunicação com a CTT, via telefone e inúmeros emails venho agora tornar público minha total falta de fé nessa empresa. Tenho um objeto que tento tirar da alfândega desde o dia 29 de abril, enviei duas vezes a documentação que dispunha em mãos. Fui informada que precisaria de um documento específico que ao meu ver não valeria a pena todo o gasto para conseguir a tal documentação. Optei então no dia 20 de maio por mandar o documento de declaração de valor e esperar que o processo ande como tinha andado os anteriores. Desde desse ultimo pedido, desde o dia 21 de maio que o CTT está analisando minha proposta de desalfândegamento. Ou seja, já se esgotou o prazo que eu tinha para meu objeto não pagar armazenamento da alfândega e estou até o momento sem posicionamento da CTT quanto a demora e a cobrança que isso gera pra eu pagar já que é totalmente dependente do processo do CTT e não meu. Quanto tempo mais vai me fazer esperar ctt?Quanto tempo mais vão segurar minha encomenda gerando mais dias de cobrança?Eu quero a minha encomenda.

Data de ocorrência: 11 de junho 2019
12 de junho 2019

12 de junho 2019
O processo aberto interno foi aberto ontem depois que eu liguei. Em atendimentos telefônicos haviam me dito que o processo de validação da alfândega tem 10 dias úteis e depois me informaram que são 15 dias úteis. Quando questionei sobre onde se encontra essa informação a resposta foi que não existe no site. Então falei que, eu como consumidora não tenho nada em mãos para provar que estou no meu direito de reclamar da demora, já que seria completamente possível que em posteriores ligações fosse-me informado que são 20 dias, 25 dias, 30 dias... sem que eu pudesse questionar nada.
Essa abertura interna já é a segunda já que a ultima a única informação prestada foi que o objeto ainda estava em avaliação e pedia mais tempo, porém NUNCA dizem quanto tempo e não existe informação nenhuma no site do tempo que o CTT tem de obrigatoriedade para solução de problemas dos clientes.
Continuo aguardando minha encomenda.
13 de junho 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo existente encontra-se de momento em fase de averiguação relativamente ao assunto exposto. Oportunamente receberá uma resposta ao mesmo.

13 de junho 2019
CTT, sua resposta padrão continua a ser um período qualquer, "oportunamente" não me deixa nenhuma informação, não me garante solução em 24 horas, 2 dias, 10 dias ou 30 dias etc, simplesmente deixa em aberto o mesmo problema mas parece para o CTT isso é uma resposta aceitável, para mim não é.
Caso seja gerada uma cobrança também poderei guarda-la em meu bolso e responder-vos que pagarei "oportunamente" e ter minha encomenda entregue? Obviamente que não, sou OBRIGADA a faze-lo no momento da entrega. Mas no site do CTT não exitem prazos reais com datas limites para tratativas.
Isso não é uma resposta para o cliente, isso é uma resposta para deixar no portal da queixa como se tivessem solucionando o problema, só que sem prazo real para solução.
14 de junho 2019
Raquel Duarte,

Informamos que foi encaminhada à área competente um pedido de análise do exposto por V. Exa.

Isabel Constantino
15 de junho 2019
Continuo no aguardo. 17 dias úteis e 26 dias corridos já se passaram desde a entrada da documentação junto ao CTT para liberação da minha encomenda. O tempo continua a passar, estou acumulando dias e serei obrigada a pagar por esses dias que minha mercadoria está retida. Não é um procedimento justo com o cliente, já que a cobrança não é feita por falta de competência minha e sim por falta de resposta do CTT. Deixo registrada a prática desonesta que vejo ocorrendo comigo, uma demora exagerada de validar a documentação e a cobrança irregular de taxas abusivas por tempo que meu item fica retido na alfândega.
Questiono a CTT, eu sou obrigada a pagar pelos dias excedidos mesmo que não seja culpa minha e sim da própria CTT?
17 de junho 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

17 de junho 2019
Continuo contando, já são 18 dias úteis desde a ultima atualização no site do processo aduaneiro, 28 dias corridos que espero minha mercadoria.
19 de junho 2019
Hoje houve uma atualização de status da minha encomenda acusando falta de documentação, porém já havia sido submetido com a declaração de valores e o pedido de que façam a guia de cobrança dos impostos devido. Escrevi no pedido de desalfândegamento no dia 21 de maio, HOJE DIA 19 me responderam como se eu não tivesse feito o pedido para o pagamento de impostos, ou seja, quase um mês sem resposta e ainda com uma resposta errada. Liguei na central telefônica e foi posto uma nota de que eu havia feito o procedimento de maneira correta e que o erro foi do CTT, fui orientada a novamente pedir o desalfândegamento. Nada se resolveu até agorra e inventam desculpas para atrasar e me cobrar mais dias de armazenamento.
21 de junho 2019
Raquel Duarte,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o objeto já obteve aprovação através do processo aduaneiro.

Sofia Costa
21 de junho 2019
Não obteve não, ainda consta como uma nova tentativa, ainda consta que tenho que esperar a validação da proposta que da ultima vez levou quase 30 dias pra sair, a CTT errou em relação a minha documentação e ainda esta a me enrolar com mais dias a espera da liberação da minha encomenda.
1 de julho 2019
Ainda como consta em todas as mensagens anteriores o CTT não resolveu o problema, NÃO entrou em contato comigo pra solucionar o problema que é da parte da empresa.

Lembrando que estou desde o dia 21/05/19 esperando uma resposta da empresa quanto ao processo aduaneiro. Demoraram 1 mês pra me responder e me cobraram um documento que nem fazia parte do processo.
Me obrigaram a entrar novamente com procedimentos aduaneiros desde o dia 21/06 e até o momento não houve qualquer resposta ou tratativa da empresa.
Já se passaram 5 dias úteis desde a ultima reclamação e pedido de liberação, e também o produto em questão está na posse do CTT desde o dia 29/04/2019.

Não sei em qual universo a qualidade da prestação de serviço isso se encaixa, porém claramente isso é mais do que abusivo. Já estamos entrando no terceiro mês sem tratativa nem responsabilização da CTT. Nunca sequer entraram em contato ou resolveram o problema, eu não recomendo a NINGUÉM usar esse serviço.
9 de julho 2019
Até o momento o ctt não resolveu meu problema, NÃO entrou em contato de nenhuma forma, NÃO tentou nenhum tipo de melhoria de atendimento. Estou tentando ligar para a central de atendimento telefônico mas apenas esperamos vários minutos sem atendimento. Está a ocorrer a dias seguidos. Ontem fui a uma agencia CTT de Aveiro e me disseram que no sistema está como se eu não tivesse nem feito a solicitação de desalfândegamento, dizendo ainda que não sabem de nada sobre esse tipo de encomenda. Não sabem nem me indicar onde deveria ir para tratar disso pessoalmente.
Ou seja, em resumo, CTT não faz o serviço pago, NÃO tem funcionarios que sabem informar, NÃO são responsabilizados por péssimos atendimentos/prestações de serviço beirando a ilegalidade até.

é uma desproporção de poderes, onde tudo eu devo respondes e pagar taxas ate mesmo pela demora do CTT mas em momento algum tenho direito a nada.
10 de julho 2019
Exmo (a). Senhor (a)

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o seu pedido será reencaminhado internamente.

18 de julho 2019
Raquel <raquelduarte19@gmail.com>

12:39 (há 0 minuto)

para RECLAMAÇÕES
Objeto CP340116813BR

CTT

entro no site e ao conferir o meu processo vejo que meu objeto será devolvido ao remetente. Entro em contato com a CTT pelo atendimento ao cliente e sou informada que meu objeto será devolvido pois "o prazo para desalfândegamento se esgotou".
Não tenho resposta se a CTT entregou os documentos a autoridade aduaneira no prazo correto, não tenho nenhum tipo de email mandado pelo portal para me avisar da mudança, nem na minha página não mostra nenhum tipo de atualização, só pude verificar quando abri meu processo e lá estava a mudança do estado.
Quero deixar aqui registrada minha total indignação com a morosidade, falta de humanidade, e qualidade na prestação de serviço. Não estão a fazer nada de graça mas tratam como se o fizessem, mandei 45 emails para vocês solicitando respostas, NUNCA me responderam nada além de emails copiados e colados, NUNCA me orientaram quanto ao meu problema.
E claro, pela diferença de poderes aqui em que sou apenas uma cliente contra uma grande empresa minha reclamação ficará perdida com mais uma resposta cópia e cola. Eu sem meu produto e a CTT continuando a lucrar prestando um péssimo serviço.
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente