CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Desalfandegamento de encomendas online

Paulo Carreteiro apresentou a reclamação
14 de julho 2016

Efetuei duas compras online a primeira delas chegou às mãos dos CTT dia 03.05 e a segunda dia 02.06, tendo dado entrada em armazém para aplicação de legislação a primeira no dia 19.05 e a segunda 21.06.
Questionados sobre o estado das mesmas as respostas são essencialmente que "está para análise" ou que "foram entregues à Autoridade Aduaneira", o que não informa absolutamente nada.
Questionei a quem posso recorrer para saber como, quem e o que é necessário para desbloquear esta situação, sem que tenha tido qualquer resposta.

Data de ocorrência: 14 de julho 2016
15 de julho 2016

Assunto Portal da Queixa: CTT - Desalfandegamento de encomendas online
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objeto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

17 de julho 2016

Serve a presente apenas para informar que à data de hoje enviei para o email indicado os dados pedidos referentes às duas encomendas.

19 de julho 2016

Tiago Feier
20 de julho 2016

Serve a presente para informar que hoje recebi dois email's dos CTT referentes ao acuso das reclamações efectuadas.

Ficarei a aguardar resposta às mesmas.

1 de agosto 2016
Boa noite,

Apenas para atualizar a informação no portal da queixa que desde o dia 20.07 nada mudou. O problema mantém-se. Continuo sem receber os artigos ou qualquer informação de montante a pagar para realizar o desalfandegamento dos mesmos.

Paulo Carreteiro.
2 de agosto 2016

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

16 de agosto 2016

Uma nova atualização sobre os processos de desalfandegamento.

A situação mantém-se exactamente na mesma, apesar da inúmeras respostas dos CTT a dizer que "oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido", "A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível", entre outras repostas similares dadas nos email's.

Segundo o site dos CTT uma das encomendas deu "Entrada armazém para aplicação de legislação" dia 21 de Junho e a outra a 19 de Maio.

9 de setembro 2016

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada uma carta em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 09-09-2016.

David Alves
11 de setembro 2016

com alguma rapidez no entanto o segundo não foi encontrado.

existem ao nosso dispor.
ecrã.
11 de setembro 2016

com alguma rapidez no entanto o segundo não foi encontrado.

existem ao nosso dispor.
ecrã.
19 de setembro 2016

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que foi enviado email em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 2016-09-16.

Mais se informa que já foram fornecidas todas as informações relativas ao seu processo. Não dispomos de mais informações a acrescentar ao seu pedido.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Paulo Carreteiro avaliou a marca
11 de setembro 2016

Não gostaria de deixar de dar como concluída esta reclamação sem deixar claro a forma como a mesma foi resolvida, adicionalmente e para quem de futuro possa passar pela mesma situação vou também utilizar este meio para esclarecer todo o moroso processo de desalfandegamento que passei. Convém explicar em primeiro lugar que os CTT nunca me deram qualquer explicação sobre o que se estava a passar, contrariamente às diversas respostas de que estavam a analisar a situação e que até à presente data a carta que mencionam na última resposta em que fecharam esta reclamação não chegou. Consegui resolver o problema deslocando-me às instalações dos CTT/Alfândega em Cabo Ruivo no passado dia 29.08 aproveitando o facto de estar de férias. Logo de manhã desloquei-me a Cabo Ruivo tendo tido o cuidado de imprimir faturas dos artigos e levado as cartas que os CTT me enviaram para o desalfandegamento da mercadoria. Atendido no balcão da Alfândega fui informado que as faturas das compras não serviam de nada, sendo necessário o printscreen do site onde foi feita a compra (a zona das ordens com informação do artigo e do preço de compra). Afirmei que não percebia então porque é que na carta que dirigem às pessoas não são claros no que pedem, tendo tido como resposta que essa indicação é dada aos CTT e que são estes os responsáveis pelo seu conteúdo e não a Alfândega. Voltei então da parte da tarde, desta vez com os printscreens. Existiam mais pessoas do que de manhã pelo que a espera foi bastante maior, ainda assim emitiram os documentos com o valor do desalfandegamento e pediram que me dirigisse ao balcão da tesouraria dos CTT (ao lado) para fazer o pagamento. Quando estava a fazer o pagamento a Srª funcionária mecnionou que devido ao prazo que as encomendas estavam em armazém (mais de 1 mês) teria de pagar custas de armazenamento, ao que referi que não fazia sentido uma vez que se os artigos estavam este tempo todo no armazém dos CTT aos próprios se devia, pelo que não me foi cobrado qualquer valor. Após ter realizado o pagamento dos dois artigos, dirigi-me ao balcão do levantamento (ao lado da tesouraria), entreguei os papeis para levantamento dos artigos. Um deles foi encontrado com alguma rapidez no entanto o segundo não foi encontrado. Dois funcionários dos CTT tentaram em vão e não encontraram o artigo. A justificação foi que devido ao tempo que o artigo esteve retido deveria ter ido para outro departamento para devolução ao fornecedor. Questionei "E agora?". Foi-me devolvido o dinheiro do desalfandegamento do artigo. Quando questionei sobre o dinheiro que gastei com o artigo em si disseram-me que não podiam fazer nada, no entanto ficaram com o meu contato pois iam ver se o artigo ainda estava no tal departamento. Pedi que me devolvessem então o dinheiro e que ficaria a aguardar contato para saber o que tinha acontecido, certo no entanto de que iria pedir uma indemnização aos CTT pela situação, pois a responsabilidade é sem duvida deles. Perguntei qual o prazo para me darem uma resposta ao que me informaram que até à sexta-feira (02.09) me ligariam. Para meu espanto a meio dessa mesma semana informaram da minha empresa que tinha chegado uma encomenda para mim. Curiosamente era o artigo desaparecido, contato telefónico dos CTT com resposta é que nunca aconteceu, o que em abono da verdade e depois de tudo o que passei não acho estranho. Em resumo, a resolução deste desalfandegamento nunca teve qualquer ajuda ou análise por parte dos CTT. Estranho não terem qualquer rasto do que se passa com as encomendas das pessoas, numa altura em que este tipo de problemas é de fácil resolução com as tecnologias que existem ao nosso dispor. Estranho também departamentos de reclamações não darem qualquer resposta às pessoas sobre o que se passa, ou o que já puderam averiguar. Estranho bastante uma empresa cujo dia a dia é lidarem com comunição entre pessoas, não conseguirem comunicar corretamente pedindo faturas quando o necessário é uma imagem de um ecrã. Valeu a experiência, que não tinha, sobre compras de artigos no estrangeiro e a alteração em 180º da imagem positiva que eu tinha dos CTT.