CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Devolução de encomenda

Diana saNTOS
Diana saNTOS apresentou a reclamação
26 de março 2019
O meu irmão estudou na Índia 6 meses e enviou uma encomenda de volta para Portugal (roupas e calculadoras usadas). A mesma chegou dia 5 de Dezembro de 2018 a Portugal e após recepção da carta para desalfandegamento, os documentos pedidos foram enviados (18 de Dezembro). Após pedido do documento de franquia para estudantes no dia 21 do mesmo mês, uma nova proposta de desalfandegamento foi iniciada. A 21 de Janeiro, pedem o documento que já tinha sido enviado um mês atrás, o qual submeti novamente e iniciei de novo o desalfandegamento. Passado uma semana, informam que falta mais documentação, a qual foi submetida novamente. A encomenda ficou então desde dia 8 de Fevereiro em proposta de desalfandegamento. Dado que a mesma contém elementos de estudo necessários e que muito estão a fazer falta, enviei cerca de 30 mails e as respostas feitas e muitas vezes não tendo nada a ver com a informação pedida eram sempre as mesmas, informando que os documentos já tinham sofrido uma pré-validação e para aguardar. No final de Fevereiro fiz uma reclamação até hoje sem resposta. Qual não é o meu espanto que a4 de Março a encomenda passa de proposta de desalfandegamento a devolução ao remetente (Índia). No mesmo dia e após contacto telefónico, dizem que a encomenda foi devolvida porque passaram 3 meses e que iam dar celeridade à minha reclamação e contactar-me por telemóvel. A 6 de Março, o meu irmão deslocou-se ao posto CTT onde o informaram que iam tentar recuperar a encomenda e que lhe ligavam na mesma semana. Nenhum de nós recebeu qualquer contacto. Assim, ele dirigiu-se novamente ao posto CTT onde informaram que não tinha recuperado a encomenda e não ofereceram nenhuma solução. Após verificação do tracking, concluo que a encomenda só foi expedida internacionalmente dia 7, sendo que nada foi feito para a recuperar em 4 dias em que a encomenda permaneceu em Lisboa antes de ser expedida e nada pretendem fazer para resolver o problema que os mesmos criaram. No passado dia 19 de Março, eu e o meu pai tivemos de tirar um dia de trabalho e fazer 300 km para nos deslocarmos ao posto CTT de Lisboa. Informáram-nos que tinha sido enviado um email para os correios indianos sem resposta e que não tinham contacto telefónico para onde ligar. Ou seja, foi uma viagem que fizemos para nada. Já fiz inúmeras reclamações, sem resposta. O meu irmão precisa de uma calculadora, e agora quem vai comprar uma? Após uma rápida pesquisa encontrei os contactos dos correios indianos, podem usar:

Deputy Commissioner of Customs in- charge at Mumbai Foreign Post Office, Mumbai-400001

Postal Appraising Section
1st Floor, Foreign Post Office, Videsh Dak Bhavan,
Ramgulam Shivsagar Marg (Sprott Road),
Ballard Estate, Mumbai - 400 001
Tel.: 022-22671403, Tele/FAX-- 022- 2261 4585,
E-Mail pasnchmum@gmail.com

Assim peço que resolvam isto de uma vez por todas ou vou ter de colocar o caso na justiça!
Data de ocorrência: 26 de março 2019
27 de março 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o seu pedido será reencaminhado internamente para reanálise.

28 de março 2019
Pois bem, eu enviei mail aos correios de Chennai, dado que vocês são pagos mas eu é que me tenho de chatear e fazer o vosso trabalho. Aqui está a resposta:

Sir,

Our apologies for any inconvenience this may cause. It is informed that the amount of Rs. 6390/- (postage+return charges levied by Portuguese post) have to be paid for re-despatch the parcel to Portugal. Two options are preferred for you to get back the parcel at Portugal.
1. You may authorize anybody in India to collect the parcel by paying Return charges of Rs. 3890/- and to book for Portugal by paying of Rs. 2500/-
2. You may request the Portuguese post to take up the matter with this administration so that the required amount may be paid through them.

As you stated, Portuguese post have not contacted this administration till date.

निदेशक/Director
विदेश डाक/Foreign Post
चेन्नई/Chennai 600 001

Foi este o email: packpost@gmail.com

Por favor, quero a encomenda de volta!
29 de março 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

6 de abril 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviado um email em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 05-04-2019.

23 de abril 2019
O mail que enviaram foi a dizer que não me podiam dar nenhuma informação porque não era a destinatária. O engraçado é que seguidamente a destinatária fez a reclamação e a resposta para ela foi a mesma...
24 de abril 2019
Diana Santos,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que a comunicação de V. Exa. será reencaminhada internamente.

Isabel Constantino
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente