• Av. D. João II, n.º 13

CTT - Devolução do valor pago

Francisco Oliveira apresentou a reclamação

A questão que aqui me traz é a seguinte:
Em data anterior a 19 de Julho de 2022, passei num Pórtico de AutoEstrada com a viatura SJ-33-67.
Aguardei até me aparecer na aplicação dos CTT, a quantia a pagar - mediante as Referências a gerar para o efeito na própria aplicação.
Em 19 de Julho, fiz a consulta pela matrícula, acusando uma dívida de € 3,35.
Gerei a respectiva referência ATM, a qual me foi fornecida com aquele montante, o qual paguei de imediato.
Não recordo se no mesmo dia, ou no dia seguinte, recebi uma mensagem por SMS remetida para o meu telemóvel, informando que aquele pagamento não foi aceite, por não obedecer às regras contratuais !
Desconhecendo que regra alegadamente violei, contactei telefonicamente os Serviços dos CTT para ser informado do sucedido.
Foi-me então dito que, efectivamente ainda se registava em dívida no sistema (não € 3,35, mas sim) € 3,67, cuja diferença de € 0,32, correspondia às despesas administrativas com a cobrança !!! Aconselhando-me a gerar outra referência para pagamento e que desconsiderasse os € 3,35, e que liquidasse € 3,67, o que fiz, e que depois pedisse a RESTITUIÇÃO dos € 3,35 antes pagos, é isso mesmo que pretendo com a presente Reclamação.
O que é facto, é que, eu já havia feito anteriormente vários pagamentos relativamente à mesma viatura, e NUNCA tal havia sucedido.
Quando se consulta a APP a saber quanto é devido, espera-se que nos dê o valor TOTAL e não andar a colocar-lhe "contra-pesos"; até porque, acumulando passagens em vários pórticos, por esse caminho, fica-se sem se saber quantos acréscimos de € 0,32 se onde considerar.
ISTO NÃO FAZ SENTIDO NENHUM !
Junto o IBAN da conta pessoal, de onde saiu o valor pago.
O Reclamante: Francisco Afonso da Silva Oliveira

12 ago 2022

Estimado(a) Cliente Francisco Oliveira,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 79046622, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT

26 ago 2022
Francisco Oliveira adicionou uma resposta

Já fiz duas reclamações sucessivas com 2 fundamentos diferentes, e diferentes verbas a restituir.
Porém, não obstante o tempo Já decorrido ainda nenhuma das duas foi resolvida, nem as quantias restituídas!!!
Sendo certo, que efectuei ambos os pagamentos DULPLAMENTE

Estimado(a) Cliente, Francisco Oliveira

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0013947829 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0013947829.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT.

CTT alterou o estado para Resolvida
Francisco Oliveira adicionou uma resposta

Os CTT deram esta reclamação como resolvida.
Porém, precocemente, já que só ficará resolvida quando o valor a restituir entrar na conta do reclamante, o que ainda se não verificou!
Informar que vai restituir, não é o mesmo que já o ter feito !
Em conclusão: ainda falta efectuar a devolução do valor pago.

Francisco Oliveira reabriu a reclamação
10 set 2022

Estimado(a) Cliente, Francisco Oliveira

Serviço de Apoio ao Cliente CTT.

10 set 2022
CTT alterou o estado para Resolvida
16 set 2022
Francisco Oliveira avaliou a marca

A minha opinião aqui, cinje-se à má concepção da aplicação dos CTT relativamente ao meio de pagamento das portagens.
Por um lado, não faz sentido que a aplicação não indique imediatamente ao utilizador o valor final (taxa + despesa administrativa) a pagar; e,
A outra razão, demorou em demasia a restituir os valor arrecadados e que não aplicou no pagamento das portagens.
Por estas duas razões, sobretudo pela primeira, não voltarei a utilizar a aplicação, para não correr o risco de passar novamente por tudo de novo...., nem a recomendarei a ninguém.