CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Encomenda perdida

Patrícia Tavares apresentou a reclamação
10 de agosto 2022 (editada a 10 de agosto 2022)
Efetuei uma encomenda internacional e desde maio que estou à espera que esta seja entregue. Contactei o vendedor e este forneceu-me o n.º de seguimento dos CTT. Qual não é a minha surpresa quando verifico que a encomenda chegou a Portugal no dia 2 de maio e ao Centro de Tratamento de Lisboa a 4 de maio. A encomenda está em tratamento desde então. Contactei o call center dos CTT, onde me confirmado que a encomenda entrou no sistema dos CTT, mas que não era possível localizá-la. Sugeriram-me que fizesse uma reclamação junto do expedidor, o que é absolutamente ridículo, pois este não cometeu nenhum erro, mas sim os CTT, que perderam a minha encomenda. Esta encomenda não é substituível, logo, perdi dinheiro e a minha encomenda.
Data de ocorrência: 10 de agosto 2022
10 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente Patrícia Tavares,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 78896922, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT
24 de agosto 2022
Não, a situação não está resolvida. Recebemos ontem esta resposta dos CTT:

«Manifesto desde já a minha compreensão pelo transtorno que a presente situação tenha ou esteja a causar.

Relativamente ao seu contacto através do Portal da Queixa sobre o objeto vindo da Áustria informo que estamos ainda em averiguações.

Até à data verifico que temos a receção do saco internacional com os objetos vindos do país no dia 4 de maio.

Em sistema não temos dados do remetente e os do destinatário estão incompletos, com falta do nome e número de policia na morada.

Informo que já existe um processo internacional onde estamos em contacto com o operador de origem para que a situação seja resolvida o mais breve possível.

Sugiro que entre em contacto com o mesmo, uma vez que, no caso de existir lugar a indemnização a mesma será enviada ao remetente pois é este o contratante do serviço.

Lamento o sucedido e espero que esta situação não tenha colocado em causa a confiança depositada nos nossos serviços.»

Se ainda estão em averiguações, o caso não está resolvido. Se não recebi um reembolso ou indemnização, quer seja dos CTT ou do expedidor, não está resolvido.
Os CTT alegam que não têm no sistema os dados do remetente, nome do destinatário ou número de polícia. O facto de não terem essa informação no sistema não significa que essa informação não estivesse disponível na encomenda, como parecem querer fazer supor, mas sim que provavelmente os CTT não registaram esses no sistema, o que comprova, mais uma vez a vossa incompetência.
Das duas, uma: ou a encomenda ainda está perdida no centro de distribuição e não querem ter o trabalho de procurá-la, ou algum dos vossos funcionários já a levou para casa...
24 de agosto 2022
E agradeço que não voltem a registar a reclamação como resolvida enquanto não estiver efetivamente resolvida.
25 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente, Rafael Silva

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0013918854 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0013918854.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT.
Patrícia Tavares avaliou a marca
25 de agosto 2022

Está resolvida para os CTT, mas não resolveram nada. Total desresponsabilização e incompetência.