CTT Marca Recomendada Marca do Mês

CTT - Encomendas desaparecidas

Carina Raquel da Costa Portugal Monteiro
Carina Monteiro apresentou a reclamação
22 de novembro 2015

Venho desta forma expressar o meu descontentamento perante a empresa CTT - Correios de Portugal. Estou há seis semanas a aguardar uma encomenda vinda da Holanda e ela ainda não chegou. Perguntei ao remetente se tinha havido algum problema, ao que me respondeu, passo a citar:

"Hi Carina,

It should have arrived already. But recently we have a lot of problems with the arrival of prizes in Portugal. About 80% of my mail to Portugal disappears."

Isto é tudo menos normal. E não é a primeira vez que acontece. Encomendas vindas de França para Portugal, de Inglaterra para Portugal, de "Portugal para Portugal" simplesmente desaparecem. Note-se o que citei: cerca de 80% da correspondência que este remetente envia especificamente para Portugal desaparece. O problema estará nos serviços da Holanda? Se estivessem, o problema não ser focaria só em Portugal, mas noutros países. O problema está nos serviços portugueses.

Quando não desaparecem, as encomendas chegam em mau estado, forçam-nas a entrar na caixa do correio e deterioram-nas, deixam-nas à porta de casa quando não está ninguém (sim, já me aconteceu chegar a casa e ter a encomenda em cima do tapete da entrada, para que qualquer um a pudesse levar), deixam avisos de recepção porque dá muito trabalho entregar a encomenda à pessoa que está em casa e que, inclusive, lhes abriu a porta.

Isto revela uma tremenda incompetência. Uma falta de consideração pelos clientes. E ainda têm os desplante de dizer que a culpa não é deles, que as vítimas é que são culpadas, porque não registam a correspondência ou porque não estão em casa. De quem é a culpa se um envelope com a morada x desaparece ou vai ter à morada y? É do remetente? É do destinatário? Ou é de quem presta o serviço? Penso que a resposta é óbvia.

Data de ocorrência: 22 de novembro 2015
24 de novembro 2015
Exma. Senhora
Carina Monteiro

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.
Para procedermos ao tratamento desta situação, e respetivas averiguações,

pedimos que nos envie, por favor, as seguintes informações:
Assunto Portal da Queixa: CTT - Encomendas desaparecidas
Dados necessários:
E-mail do reclamante: karina_riddle@hotmail.com
Nome completo do reclamante/destinatário: Carina Raquel da Costa Portugal Monteiro
Morada completa do reclamante/destinatário:
Nº do Objeto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras) ou serviço utilizado (correio normal, azul, verde, …):
Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt
Tiago Feier
Serviço de Apoio ao Cliente
Carina Monteiro
23 de dezembro 2015
Exmos. Senhores,

Responderam-me com uma carta que só demonstra a imensa irresponsabilidade e falta de respeito por quem usa os serviços dos CTT. Quando começarem a contratar trabalhadores íntegros, talvez mude a minha opinião. Mas enquanto os mesmos forem seres sem respeito pela correspondência dos outros (pelas vezes que vem deteriorada), que a fazem desaparecer, ou mentem a respeito do seu trabalho, a minha opinião será muito baixa, e será isto que direi a quem me perguntar a opinião: não usem os serviços dos CTT - as vossas encomendas desaparecem sem deixar rasto ou vêm semi-destruídas, os próprios carteiros mais antigos dizem que o serviço se deteriorou e que os novos carteiros não são de confiança; e se os próprios trabalhadores o afirmam, não há muitos mais argumentos.

Expressando o meu descontentamento, despeço-me. Espero que alguém alheio (carteiro ou não) tenha um óptimo Natal com a encomenda que não lhe pertence.
26 de dezembro 2015
Exma. Senhora
Carina Monteiro,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a sua comunicação foi reencaminhado internamente para reanálise.

Isabel Constantino
Serviço de Atendimento ao Cliente
Carina Raquel da Costa Portugal Monteiro
Carina Monteiro avaliou a marca
16 de dezembro 2022

Não é de confiança.

No dia 03/11/2015 saiu uma encomenda de UK e chegou a PT a dia 10/11/2015 de acordo com o traking Number, e com destino a Aveiro.
No entanto a dia 26/11/2015 a encomenda encontra-se ainda como "Objecto não encontrado" quando introduzido o tracking Number no site dos CTT.
Os CTT continuam a ser uma vergonha com as encomendas.
Quando não desaparecem, os carteiros não levam nem as pequenas encomendas para entregar, e ainda se dão ao luxo de não deixarem o postal a informar a disponibilidade para levantamento da mesma.
Isto acontece-me quase com todas as minhas encomendas.
Mas como se isso não fosse incomodo o suficiente agora tambem "perdem" as encomendas e nem querem saber se tem Tracking Number ou não.
Mais um pormenor que merece ser mencionado. Deixarem os CTT terem no Portal da Queixa uma reputação de resposta de quase 100% quando a única coisa que fazem é dar respostas (cordiais gozos) tipo padrão (Desculpas da treta) é no mínimo vergonhoso. Começam as respostas com a graxa cordial "Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção, pois a melhoria dos nossos serviços passa pela intervenção direta dos nossos clientes." e no fim das respostas (com o tipico "Gratos pela sua melhor compreensão") parvas nada ficou resolvido. Para os CTT, essa mesma resposta parva é a resolução da queixa. Isto não deve ser considerado resposta mas sim enganar utilizadores e burlar o ranking de reputação do Portal da Queixa.