Correio Postal e Expresso

Av. D. João II, n.º 13

informacao@ctt.pt

CTT - Entregam encomenda de 250€ à cobrança e não sabem dizer onde está o dinheiro

A.Oliveira apresentou a reclamação

No dia 8 de Janeiro vi um anúncio no OLX de um objecto que tinha interesse. Sou de Lisboa e o vendedor era da Maia. Perguntei a possibilidade de enviar à cobrança, no valor de 250€ e eu faria de antemão o pagamento dos portes para garantir que tinha interesse no artigo. Assim ficou acordado.

No dia seguinte, 9 de Janeiro, recebi o objecto à cobrança pelos CTT, com o valor de 250€ para pagar apenas em Numerário (opção com valor extra, paga pelo vendedor para que só fosse possível o pagamento em numerário). Como já sabia disso, de manhã já tinha levantado os 250€ no multibanco. Paguei ao carteiro, recebi a encomenda e assinei no tablet com o dedo, a confirmar o recebimento.

Uns dias depois, o vendedor enviou-me mensagem a questionar se tinha corrido tudo bem com o pagamento porque até a data não tinha recebido o vale dos CTT para levantar o dinheiro. Disse que sim, tudo tinha corrido bem, o pagamento foi a dinheiro e que pela minha experiência (também envio objectos à cobrança) os CTT atrasam imenso na emissão do tal vale.

Hoje, dia 18 de Janeiro (9 dias após os CTT terem recebido os 250€ em numerário), o vendedor envia mensagem a dizer que foi ao posto dos CTT saber do vale e indicaram que EU RECEBI A ENCOMENDA E NÃO A PAGUEI! Ora, fiquei furiosa com isso! Para já, é de conhecimento geral que os CTT não entregam NADA que venha à cobrança sem a pessoa pagar primeiro (nem sequer deixam abrir antes de pagar, quanto mais entregar sem receber o valor) e no meu envelope vinha um autocolante vermelho a dizer especificamente "Em Numerário". Eu paguei diretamente na mão do carteiro, assinei no tablet (mas não fiquei com qualquer comprovativo), apenas com a encomenda.

Liguei imediatamente aos CTT e abri uma reclamação, que ficou registada com o código: 19N7568 e dizem que vão "averiguar o que se passou" e no prazo máximo de 10 dias úteis darão uma resposta.

Eu acho a situação lamentável e surreal! A pessoa teve a boa vontade de enviar à cobrança dia 9 de Janeiro e vai estar quase um mês (10 dias já se passaram + os 10 dias úteis de averiguação) para ter em mãos o dinheiro! Dinheiro que já está em posse dos CTT desde dia 9 de Janeiro! Isso para mim configura apropriação indevida de valores (em outras palavras: ROUBO). Não sei se foi o carteiro quem embolsou o dinheiro, se o perdeu ou o que terá acontecido mas é inadmissível que uma pessoa pague em envio caro (10€), pague uma taxa extra para receber o montante à cobrança em numerário e ainda tenha que ser 'gamado' pelos CTT e ficar sei lá quantos dias sem o dinheiro!

Nunca tal coisa me tinha acontecido e sinceramente, a partir de hoje sempre que pagar algo em numerário farei questão de discretamente "filmar" a entrega do dinheiro (sem mostrar o rosto do carteiro, obviamente) de forma a ter provas de que o fiz. É que a minha palavra de nada vale, apesar de ter o comprovativo do levantamento de 250€ na manhã do dia 9, umas horas antes de receber a encomenda.

Exijo um pedido de desculpas por parte dos CTT, afinal, eles saem como os bons e eu saio como a "caloteira" da situação, quando paguei para ter o meu objecto. Inadmissível! Exijo saber onde está os 250€ que paguei e quando serão entregues ao vendedor que está à espera.

21 Jan2019

Exma. Senhora
Arianne Oliveira

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente

21 Jan2019
A.Oliveira adicionou uma resposta

Caro David, o senhor lamenta tanto a situação que nem se deu ao trabalho de a analisar, limitando-se a fazer “copy and paste” de uma resposta padrão.

Essa situação é surreal, trata-se de um roubo dos CTT em relação ao cliente e não pode ser tratada de ânimo leve, como é óbvio.

Não vou aguardar pelo “momento oportuno” para receber uma reposta do paradeiro desse dinheiro. Quero e exijo uma reposta rápida e uma solução urgente para essa situação.

Se não receber nenhuma resposta da vossa parte até o fim dessa semana, tenham a certeza que vou tomar outras providências e vão ter que devolver os 250€ mais juros pelos dias em que estiveram com o montante em vossa posse (desde dia 9 de Janeiro, portanto). Entretanto hoje participo a situação à DECO, onde sou associada.

22 Jan2019

Exma. Senhora
Arianne Oliveira

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente

CTT está a aguardar resposta do utilizador