CTT Marca Recomendada Marca do Mês
80.9
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Envio retido há um mês e meio e sem previsão de entrega

Pedro Morais apresentou a reclamação
20 de março 2018

Eu comprei um telemóvel na Gearbest em Dezembro e tive o cuidado de escolher um armazém europeu para aquisição do produto ( apesar de ligeiramente mais caro, chegaria a PT mais rápido e sem constrangimentos alfandegários).
Essa operação correu perfeitamente, porém o telemóvel apresentou defeito na câmara dentro dos 45 dias estipulados pelo fornecedor para garantia e foi devolvido, via Fedex, ao armazém de aquisição
( em Espanha) de acordo com instrução da Gearbest.
O fornecedor assumiu a avaria e referiu que enviaria um novo aparelho, tendo sido claramente indicado ao mesmo que o aparelho deveria vir do mesmo armazém, tendo sido confirmado que sim!!

Começou aqui o calvário que dura até hoje.
A Gearbest por sua livre iniciativa e numa clara oposição ao que foi contratulizado enviou o telemóvel de substituição da China.
O referido aparelho chegou a PT a 02/02/2018 e de imediato contactei os CTT para questionar o que seria necessário fazer para agilizar a situação, tendo sido indicado que devería enviar mail para o mail geral dos cTT.
Pedi um contacto directo da alfândega mas foi-me dito que o mesmo não existia e todo o processo deveria ser tratado via CTT ( linha de apoio de valor acrescentado e mail).
Todos os documentos foram enviados nessa altura ( Prova de compra via Paypal, conversação com o fornecedor, guia de devolução Fedex), mas até agora o produto ainda não foi desalfandegado e cada vez que ligamos a cartilha robotizada é a mesma: " os documentos estão em validação interna e tem que aguardar" sem estimarem deadline de resolução.
Tanto quanto sei o tema poderá ficar resolvido em 2020.
Isto é inaceitável num Estado de direito e é de uma incompetência e de uma prepotência sem qualificação.

Hoje obtive resposta da Alfandega de Lisboa, referindo que até à data não receberam qualquer declaração relativa ao desanfandegamento desta mercadoria.
Realçaram que a mercadoria está ao cuidado dos CTT e que serão eles a entidade responsável por prestar esclarecimentos sobre a mesma e sobre a previsão de resolução da mesma.

Anexo a troca de emails com ambas as entidades.

Data de ocorrência: 20 de março 2018
21 de março 2018
Exmo. Senhor

Assunto Portal da Queixa:
Reclamação Portal da Queixa nº
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objecto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt

Alexandra Silva
21 de março 2018
Boa noite,

Toda a informação foi já facultada para o email internacional@ctt.pt.
Não me façam perder ainda mais tempo e analisem devidamente este tema.
Parece-me uma fantochada que venham para aqui publicamente colocar esta resposta que nada diz, como se na minha reclamação não tivess sido anexado de forma privada ( apenas visível por v/ECxs e pelo Portal da Queixa) todo o histórico de todos os mails trocados com os cTT sobre este tema.
Mais informo estar também anexado um mail trocado com a Alfândega em que a mesma afirma que até à data não foi apresentada qualquer informação pelos CTT sobre este processo, pelo que não pode existir desalfandegamento.
Miserável serviço o vosso em que até o call center é uma piada e o operador me questiona o motivo pelo qual pretendia falar com o supervisor e me nega o acesso ao mesmo.

VERGONHA NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
22 de março 2018
Estimado cliente
Pedro Morais,

José Silva
22 de março 2018

O processo que vos reportei está em averiguação há mais de 1 mês!!!!!!!

Foram feitos inúmeros telefonemas com a linha de apoio, telefonemas esses cuja gravação pedirei à ANACOM, uma vez que o atendimento deixou muito a desejar, não só no aspecto da informação propriamente dita mas também na postura do operador.

Para além dos telefonemas foram enviados vários mails cuja resposta foi sempre copy-paste e sem qualquer conteúdo.

Volto a frisar que o produto se encontra em Portugal desde dia 02/02/2018, tendo toda a informação sido já disponibilizada.

A AlFândega ainda não recebeu, por parte dos CTT, qualquer informação sobre este processo e afirma que o erro está do lado dos CTT.

Os senhores estão a reter ilegalmente o meu produto e exijo resposta efectiva e resolução no prazo de 48h.

O próximo passo será escalar o tema para a ANACOM e para o Provedor de Justiça.

Cumpts
23 de março 2018
Exmo. Senhor

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Alexandra Silva
23 de março 2018

Mais uma vez conversa de circunstância e respostas formatadas, calculo que enviadas às dezenas todos os dias.
Nem que seja 1 segundo que perdem a enviar isto, é menos 1 seg que podiam usar de forma útil a analisar todo o processo que se arrasta há 2 MESES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando né que terei uma resposta conclusiva sobre este tema???

Tenho a Gearbest a referir que não me podem reembolsar porque o telemóvel está em Portugal disponível para levantamento.

Cumpts
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente