CTT Marca Recomendada Marca do Mês
80.9
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT Expresso - Encomenda não entregue...como sempre!

Utilizador apresentou a reclamação
7 de maio 2015

No dia 23 de abril enviei um pedido de esclarecimento e ainda não obtive resposta. Aqui segue:

"Na quinta-feira passada, dia 16 de abril, o Sr. João, responsável pelo centro de distribuição da correspondência da zona da Pontinha, conversou comigo ao telefone sobre a reclamação, gesto que muito apreciei. Após explicar que o carteiro falhou e que o chamara à atenção acerca do sucedido, surgiu uma dúvida ao longo da conversa, que eu gostaria de ver esclarecida.
Questão: os carteiros são ou não obrigados a dirigir-se às portas dos clientes para lhes entregar as cartas registadas (que exigem assinatura) assim como as encomendas? É que o que se passa connosco, e que se tornou prática corrente, é que o carteiro deliberadamente recusa-se a subir as escadas do prédio.
Passo a descrever o prédio: trata-se de um prédio com cerca de 30 anos, aberto, sem porta central. Ou seja, as caixas de correio encontram-se no rés-do-chão e as portas dos diferentes apartamentos encontram-se nos respectivos andares. Reforço: para ter acesso a alguma campainha o carteiro tem que se dirigir às portas dos apartamentos, coisa que só faz subindo as escadas. Perto das caixas de correio não existe nenhuma campainha. Só se dirigindo às portas dos apartamentos o carteiro saberá se está alguém em casa ou não.
Quero insistir neste ponto, porque após a conversa que tive com o Sr. João, na quinta-feira, na sexta-feira, dia 17 de abril (estado sentada no meu carro, pois ia sair) vi com os meus próprios olhos o carteiro deliberadamente a colocar o aviso de levantamento da encomenda na loja CTT, sem fazer o mínimo esforço (subir escadas) para saber se estaria alguém em casa ou não (estava o meu marido com a nossa filha).
Acho inacreditável esse tipo de conduta, que me obrigou a deslocar-me à vossa loja na Pontinha para recolher a encomenda na mesma sexta-feira, ao fim do dia. De realçar que na mesma semana, terça-feira, o carteiro deixou outro aviso para que o meu pai fosse recolher, na vossa loja da Pontinha, a carta de condução, estando nós em casa na 3ª feira.
Achei muito correta a atitude do Sr. João, mas não posso deixar de realçar que a conduta do carteiro é muito errada e revolta-me não existir outro tipo de responsabilização para com o cliente, além de um pedido de desculpas, que de pouco serve, quando NO DIA SEGUINTE o carteiro comete outro erro. Acrescento ainda que a explicação que o carteiro deu, sobre devolver as cartas porque a minha senhoria o informara que já não morávamos aqui, é mentira, pois fiz questão de o confirmar com a minha senhoria.
Concluindo, escrevo para fazer o esclarecimento, pois o Sr. João levantou a questão: se os carteiros subirem todas as escadas de todos os prédios com a característica do nosso, poderão não ter tempo suficiente para fazer o seu trabalho. Assim sendo, preciso que me esclareçam, por escrito, se os carteiros têm ou não obrigação de se dirigir às portas dos apartamentos, quando o único meio de verificação se alguém está em casa é precisamente fazendo-o.

Aguardo o vosso esclarecimento,
Com os meus cumprimentos,
Suzike Mendes"

Ora, hoje é dia 7 de maio e, mais uma vez, o carteiro limitou-se a colocar o aviso na caixa de correio, estando eu em casa, pois à mesma hora recebi as compras do Continente.

Era uma encomenda vinda da Amazon UK, para a qual paguei £26,07. O mínimo que se espera do carteiro é que faça o seu trabalho. Eu não a irei buscar à loja CTT. Paguei bem caro para que ma entregassem em casa!

Vou fazer uma queixa à Amazon, pois com todas as outras compras que faço e que são entregues por outras empresas, nunca tenho problema. Tudo é devidamente entregue. Com a CTT é sempre a mesma chatice. Tenho que me deslocar à loja se quero receber as minhas compras.

Veremos se se dignarão a responder! Estou cansada de reclamar e nada melhora. O pior é que estamos dependentes desta empresa. A partir de agora, todas as encomendas que vierem com a CTT serão automaticamente canceladas. E deixarei este aspecto bem claro para quem está a vender o produto. Quem sabe escolherão outro parceiro de entrega!

Data de ocorrência: 7 de maio 2015
11 de maio 2015
Exma. Senhora Suzike Mendes

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Verificamos que a situação que nos reporta já está registada, oportunamente será contactada.

11 de maio 2015

Mais uma vez fiquei em casa e o estafeta não veio fazer a entrega. Fiquei em casa o dia todo! O estafeta diz que às 16:48 não estava ninguém em casa e às 17:05 liguei (de casa) para vós para reclamar da situação. Isso já é falta de respeito total! Já roça o INSULTO. Tenho documentos da minha filha bebé para tratar, adiei pra 4ª feira e gozam comigo desta maneira! Nunca vi algo assim! Perdi mais um dia à espera que o estafeta viesse fazer a entrega! E NÃO VEIO! ESTOU FURIOSA!

Agora vou contactar a Amazon e pedir que enviem de novo a impressora, utilizando outro serviço de entrega que não o vosso! Felizmente que pelo menos ELES são corretos com os seus clientes e já me garantiram que se não recebesse hoje a encomenda enviariam outra. Ainda há empresas que respeitam os seus clientes.
13 de maio 2015
Exma. Senhora Suzike Mendes

Informamos que temos indicação que a situação foi reanalisada pelos nossos serviços e que já foi dada resposta conclusiva ao exposto por vós.

Agradecemos desde já o vosso contacto, pois o mesmo contribui ativamente para a melhoria dos nossos serviços.

14 de maio 2015
Minha resposta:

No dia 13/05/2015, às 13:39, escreveu:
Ora, chega-se a um ponto em que simplesmente já nem vale a pena reclamar. Vocês são maus no serviço de entregas e nas averiguações.

Diz que não se pode comprovar? POIS EU POSSO COMPROVAR QUE ESTAVA EM CASA. Além do mais mentem com quantos dentes têm. Campainha?! Não há campainha para tocar! Têm que bater à porta. O vosso descaramento não tem limites.

Mas estou tão farta de vocês que simplesmente estou-me nas tintas. O produto será devolvido por vós, pois eu não me deslocarei à loja e já avisei a Amazon. Já comprei o produto noutra loja que utiliza outro serviço de entrega. Felizmente há concorrência. O cliente só ganha com isso. E as empresas que não usam o vosso serviço também.

Não se preocupem mais com o meu caso, que sempre que não entregarem a encomenda (a última está para vir - não consegui impedir que a Amazon utilizasse a DHL/CTT Expresso outra vez) vocês irão devolvê-la. Eu não irei buscar à loja. E informarei a Amazon. Quem sabe assim deixam de usar o vosso serviço.

E enviarei a cópia da vossa resposta à Provedoria para concluir o processo.
Suzike Mendes

Vossa resposta:

No dia 13/05/2015, às 10:10, CTTEXPRESSO SERVIÇOS POSTAIS E LOGÍSTICA escreveu:

Exma. Senhora Suzike Mendes,

Acusamos a receção da reclamação de V.Ex.a, que foi alvo da nossa melhor atenção.

Relativamente a esta situação, vimos por este meio informar que, perante as averiguações realizadas, e segundo informação do sector responsável pela distribuição, o referido objeto foi deixado avisado, na morada mencionada na guia de transporte pelo remetente. No dia 07-05-2015, pelas 11:01h, e dia 11-05-2015, pelas 16:31h, foram efectuadas as tentadas as entregas do envio, em que o distribuidor subiu ao andar e tocou à campainha, visto que o destinatário estaria ausente aquando a tentativa de entrega ou não respondeu ao toque da campainha, o objeto ficou avisado.

Nestas situações, existe a necessidade de deixar um aviso para que o destinatário tenha a informação de que houve uma tentativa de entrega e de que o objeto se encontra disponível para levantamento na Loja CTT da Pontinha, onde o objecto devera ser recolhido com a maior brevidade, de forma a evitar a sua devolução.

Face ao exposto, é extremamente difícil a avaliação e atribuição de qualquer responsabilidade, quando em termos concretos, se trata de uma situação difícil de comprovar. Vamos desenvolver acções que visam precisamente a sensibilização da nossa rede operacional, de forma a evitar situações idênticas no futuro.

Esclarecemos que as entregas dos objetos CTTExpresso, na sua área de residência, não são efetuadas pelo carteiro local.

Independentemente das acções em curso que certamente contribuirão para a melhoria dos nossos serviços, gostaríamos de apresentar as nossas sinceras desculpas pelo desempenho menos correcto que possa ter sentido.

Sem outro assunto,

1999-001 LISBOA
Fax.: +351 210 471 912
15 de maio 2015
Exma. Senhora Suzike Mendes

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Verificamos que a situação que nos reporta já está registada para reanalise, oportunamente será contactada.

Serviço de Apoio ao Cliente

Boa tarde. Há cerca de duas semanas foi-me enviada do Reino Unido (Cambridge) uma encomenda, com o código RN642818809GB que ainda não me foi entregue. Tão pouco foi deixada notificação na caixa do correio. Será que me podem ajudar?
Grata pela atenção,
Margarida Carvalho Freire Simões