• Av. D. João II, n.º 13

CTT - Falha na entrega da correspondência

Bruno Ferreira apresentou a reclamação

Tenho uma correspondência a ser entregue sob o código de rastreio nº RU338964909PT que foi postada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no dia 1 de Julho. Foi finalmente feita uma tentativa de entrega no dia 12 de Julho e sem nenhuma razão concreta ou explicável, não foi feita a entrega. Já fui à agência de Coimbra, onde me informaram que a distribuição é feita em Taveiro. Fui à agência e também ao centro de distribuição em Taveiro e ninguém é capaz de dar qualquer informação sobre a correspondência. Telefonei no 210 471 616 e não foram capazes de fazer nada. Já mandei email por aqui e ficam apenas dando voltas e não falam nada concreto e não resolvem. Pra piorar, param de responder aos emails. O caso não evolui e ninguém é capaz de fazer ABSOLUTAMENTE NADA.

O primeiro email que me enviam é com o seguinte texto:

Estimado Cliente Bruno Ferreira,

Para procedermos às respetivas averiguações, pedimos que nos envie por favor os seguintes dados:
• Nome e morada completa do remetente:
• Nome e morada completa do destinatário:
• NIF (Número de Identificação Fiscal):
• Nº do Objeto: RU338964909PT
• Conteúdo:
• Comprovativo do valor do conteúdo/ Valor do objeto:
• Talão de aceitação:

Nota: Esclarecemos que os CTT não guardam dados de remetente ou de destinatário. Estes dados constam apenas no talão de Aceitação que é entregue ao cliente no momento da expedição. Assim os dados solicitados são essenciais para podermos proceder a averiguações detalhadas e disponibilizar-lhe uma resposta conclusiva.

Para mais informações sobre produtos ou serviços, sugerimos o acesso ao nosso site, em https://www.ctt.pt/ajuda/index .

Joel Costa
Apoio ao Cliente
A qualidade do serviço também passa pela sua opinião!

Quando eu respondo a todas as questões, a resposta é a seguinte:

Estimado Cliente
Bruno Ferreira,

Informamos que não sendo possível mais informação sobre o objeto deverá contactar o remetente para que seja apresentada reclamação junto do mesmo. De acordo com a Convenção Postal Universal, é o remetente (pessoa que contratou e pagou por um serviço de transporte e entrega de um objeto) que terá direito à respetiva indemnização.

Vanda Silva
Apoio ao Cliente

Este é o procedimento utilizado pelo CTT para ganhar tempo e não resolver o problema. Se já sabiam desde o início que eu não era o remetente, pois eu havia avisado, por que me fizeram responder a tudo isto e perder meu tempo? Sem contar que em um sistema informatizado inteligente, o número de rastreio deveria bastar. Parece até que estão me fazendo um favor transportando a correspondência, em vez de terem sido pagos para executar um serviço com competência. O código da minha reclamação é SR0013439002 e data de 07 de Julho de 2022.

Conforme imagem abaixo, desde o dia 12 de Julho a mensagem no website do CTT é a mesma: “A entrega do envio não foi conseguida. Motivo: Foi impossível passar na morada. Centro de entrega 3000 - Coimbra”.

---não é possível anexar imagem aqui---

Informo que a partir de agora não mais responderei ou darei atenção a qualquer resposta do CTT Correios, pois não há nada mais a ser dito. A única resposta de vocês agora que faz diferença é a minha correspondência em minhas mãos. Informo que amanhã mesmo irei à Justiça e caso minha correspondência não chegue antes da audiência, o CTT irá me responder no Tribunal, com direito a todas as indenizações cabíveis, visto que estou sendo impedido de dar andamento em minha vida em Portugal devido à falta deste documento. Sem isto não é possível conseguir emprego, nem dar andamento nos serviços públicos de saúde e etc.

14 ago 2022

Estimado(a) Cliente Bruno Cesar Ferreira,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 79094022, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT

Bruno Ferreira adicionou uma resposta

Nada mudou. Não foi tomada nenhuma ação com relação ao caso. Isso demonstra mais uma vez o total descaso e irresponsabilidade do CTT com relação ao meu problema.

Bruno Ferreira reabriu a reclamação

Estimado(a) Cliente, Bruno Ferreira

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0013948613 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0013948613.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT.

Bruno Ferreira adicionou uma resposta

Se vocês tivessem ao menos lido minha reclamação aqui no site saberiam que estou mandando email através no site do CTT desde 07 de Julho de 2022. O código da reclamação é SR0013439002. Estou repostando o código aqui porque dá preguiça de ler minha primeira mensagem, não é mesmo?
Vocês podem ficar fechando a reclamação todos os dias que eu abro de novo. Não dá nenhuma trabalho reabrir, assim como não dá trabalho para vocês fecharem, é só clicar num botão. O que dá trabalho é resolver o caso, não é mesmo? Por isso não resolvem.
Então tenham a decência de apenas fechar a reclamação novamente quando eu estiver com minha correspondência em mãos. Quando eu receber a correspondência, eu mesmo fecho a reclamação, dou nota zero ao CCT e se possível nunca mais uso o serviço de vocês. Assim vocês vão ter ainda menos trabalho.

Bruno Ferreira reabriu a reclamação

Estimado(a) Cliente, Bruno Ferreira

Serviço de Apoio ao Cliente CTT.

Bruno Ferreira adicionou uma resposta

Bom, a estratégia de vocês de fechar e abrir até a reclamação ser considerada "Sem solução"pelo site não vai funcionar. Vou abrir outra até receber a correspondência. Não importa quantas eu tenha que abrir.

Bruno Ferreira alterou o estado para Sem resolução
Bruno Ferreira avaliou a marca

O tempo de resposta avaliei como 1, não devido ao tempo em si, mas considerando que a resposta é inútil, ou seja, não há uma resposta concreta, apenas algo copiado e colado ou muito provavelmente um robô que responde as reclamações, pois ninguém seria tão estúpido pra dar uma resposta daquelas. Na verdade até seria, mas prefiro pensar que não.