CTT
CTT Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
81.0
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
92,9%
Média das Avaliações
36,9%
Taxa de Retenção de Clientes
40,7%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta
  • Os CTT têm uma história de quase 500 anos de dedicação, empenho e profissionalismo, para aproximar os portugueses e o mundo. Contamos com um vasto património que tem vindo a acompanhar a evolução dos tempos. A nossa missão é assegurar soluções de comunicação e logística bem como produtos financeiros, de proximidade e excelência e estabelecer relações de confiança e inovação.
    Ligamos pessoas e empresas. Somos desde sempre um importante parceiro, criando soluções inovadoras, que ajudam os negócios a comunicar.

  • 210471616
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso
    1643-001 Lisboa

CTT - Incompetência dos CTT

Resolvida
Ana Sequeira
Ana Sequeira apresentou a reclamação
9 de agosto 2017

No dia 03 de Agosto enviei uma embalagem via CTT ( Viana do Castelo) , correio azul, com destino a Faro, para a morada onde minha filha estava a residir. Na embalagem seguiam um livro de "urgências e emergências médicas" (com apontamentos) e o Novo cartão de identificação de Nadador Salvador. Por haver urgência na entrega, optei por não utilizar os serviços de encomendas (que podem levar alguns dias), nem os CTT expressos (que obriga a presença de alguém em casa), mas antes o Correio Azul, levando em conta a tão famosa eficiência propangandeada pelos CTT Correio Azul:
>Rapidez;
>Tratamento prioritário;
>Prestígio, Dinamismo e Modernidade;
>Comodidade e Facilidade: produtos facilitadores;
>Ampla cobertura geográfica: aceitação e entrega em todo o país

O funcionário que me atendeu, pesou e etiquetou a embalagem, cobrando 4,80 euros pela tal prestação de serviços "Correio Azul". Tal como mandatado pela empresa, preocupou-se em falar-me do novo "Banco CTT", regalias e vantagens, contudo, em momento nenhum me aconselhou a registar a embalagem ou me disse que aquele serviço não era seguro.Bem pelo contrário, garantiu-me que no dia seguinte (sexta-feira), o mais tardar segunda-feira, a encomenda seria entregue na morada do destinatário.
Segunda-feira (dia 07 de Agosto), a entrega não tinha sido efectuada. Dirigi-me de imediato ao balcão dos serviços CTT onde tinha estado antes, para que me esclarecessem sobre este atraso. Questiono a funcionária que me atende, mostro-lhe o recibo que comprova a requisição e pagamentos do serviço, na data indicada, e esta responde-me que o problema estará eventualmente no "giro" de Faro, razão pela qual aquela secção não se pode responsabilizar. Alerta-me ainda que o facto de eu não ter registado a "encomenda", impede-os de seguir a mesma. Eu pergunto-lhe se a empresa CTT onde ela trabalha não é a mesma empresa CTT que está em Faro?! E Se quando enviamos uma encomenda ou uma carta, e esta não é entregue ao destinatário, os CTT não têm obrigação de verificar qual foi o serviço que falhou?! E se não têm obrigação de dar uma resposta ao cliente que pagou pela prestação daquele mesmo serviço?! Em resposta ela deu-me um formulário de reclamações que eu, obviamente, preenchi. Supostamente iriam contactar-me brevemente. Até hoje, quarta-feira, não entraram em contacto comigo e a embalagem correio azul continua sem chegar ao destinatário. Francamente nem sei se chegará, nem sei se terá sido extraviada ou entregue na morada errada. O facto é que quando requeremos um serviço de entregas aos CTT (sejam cartas, encomendas ou embalagens), estamos a estabelecer, ainda que verbalmente, um contracto de prestação de serviços baseado em princípios de boa-fé, serviços pela qual pagamos adiantadamente. Os CTT não podem alegar isenção de responsabilidade, baseados no facto do cliente não ter requerido um outro serviço de registo adicional, pela qual, obviamente, teria de pagar mais. Se a responsabilidade pelos extravios depende desse serviço adicional, então isso tem de ser dito ao cliente no momento do pagamento ou estar exposto através de aviso, em local visível, dentro das instalações. Francamente, não sei atribuir um valor ao conteúdo que seguia dentro da embalagem, não será uma fortuna por certo, mas o mínimo que compete aos CTT é desenvolver todos os meios para encontrar a embalagem perdida e, em último caso, devolver o valor que o cliente pagou pelo serviço que não foi prestado. O que não se pode aceitar são respostas tipo: "ai... isso não é connosco" ou "não registou...então não podemos fazer nada". São abordagens inadmissíveis em pleno século XXI ( os consumidores conhecem os seus direitos) e, principalmente, tratando-se de uma empresa histórica com quase 500 anos de existência. Onde está a rapidez, o tratamento prioritário, o prestígio , dinamismo e modernidade, a comodidade e facilidade, que são anunciados? Muito feio, muito feio mesmo!

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 9 de agosto 2017
CTT
11 de agosto 2017
Exma. Senhora
Ana Sequeira

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Para procedermos ao tratamento desta situação, e respectivas averiguações, pedimos que nos envie, por favor, as seguintes informações:

Assunto Portal da Queixa: CTT - Incompetência dos CTT
Reclamação Portal da Queixa nº 11850817
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do remetente:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objecto : correio azul

Apenas com estes dados poderemos efectuar mais averiguações e disponibilizar-lhe uma resposta conclusiva.

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

Gratos pela sua melhor compreensão, reiteramos o nosso pedido de desculpa e apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos.

Tatiana Carina
Serviço de Atendimento ao Cliente
Ana Sequeira
18 de agosto 2017
Bom dia,
Venho por este meio informar que o assunto referente à reclamação Nº 11850817 já se encontra resolvida. A embalagem foi encontrada e devolvida ao remetente.
Desde já agradeço a vossa intervenção.
Com os melhores cumprimentos

Ana Sequeira
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.