CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Incorretamente expirou processo de desalfandegamento

Filipe apresentou a reclamação
14 de janeiro 2022 (editada a 14 de janeiro 2022)
Quero desalfandegar a encomenda UG692382551GB, mas o sistema informático dos CTT tem esta encomenda incorrectamente marcada como "Processo Expirado" e não me deixa desalfandegar. Desde Dezembro de 2021 que peço aos CTT para resolverem o problema, os CTT respondem que o problema é deles e que vão resolver o problema e para eu aguardar 8 dias. Quando passam 8 dias volto a reclamar e passados uns dias voltam a dizer-me para aguardar mais 8 dias. Já fiz reclamações por escrito e por telefone, as reclamações por telefone nem recebo resposta. Exemplo duma reclamação que fiz e que já passaram os 8 dias: SR0004322280. Exemplo duma reclamação que fiz e que ainda não passaram 8 dias: SR0004330484. Os CTT respondem sempre "deverá aguardar 8 dias para iniciar/continuar o processo de desalfandegamento do objeto em assunto", mas nada fazem. Pelo que os CTT me explicaram, todo este problema deve-se ao facto de em Outubro de 2021 ter existido outra encomenda com o mesmo número da minha encomenda "UG692382551GB", a minha encomenda é de 29 de Novembro de 2021 (recebi por carta em papel notificação de desalfandegamento a 13 de Dezembro de 2021 com data limite até 2 de Janeiro de 2022), mas o sistema informático dos CTT baralhou-se e pensa que a minha encomenda é a de Outubro de 2021. O sistema informático dos CTT tem de ser corrigido para que esta situação não volte a acontecer a outro cliente. Não quero receber as respostas da 'treta' do costume dos CTT, como por exemplo "Caro Cliente, Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços. Agradecemos a sua preferencia", "Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos, desde já, a situação ocorrida. Para procedermos ao tratamento desta situação, e respectivas averiguações, pedimos que nos envie, por favor, as seguintes informações:... Apenas com estes dados poderemos efectuar mais averiguações e disponibilizar-lhe uma resposta conclusiva. Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt", "Informamos que relativamente à reclamação ..., foi iniciado um processo de averiguação. A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível", "Informamos que recebemos a sua reclamação número ..., que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos, desde já, a situação ocorrida. A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa. Encontramos-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível", "Informamos que, por forma a procedermos a averiguações complementares, será necessário que nos indique os seguintes dados:... Deverá proceder ao envio dos dados solicitados através do formulário online disponível no site CTT https://www.ctt.pt/ajuda/contacto", "Na sequência da situação que nos comunicou com referência: ..., informamos que já foram iniciadas as diligências necessárias para a identificação e resolução da situação comunicada. Contamos voltar ao seu contacto com a maior brevidade possível", "... Mais informamos que o processo encontra-se expirado e que a situação foi reportada internamente, pelo que deverá aguardar 8 dias para iniciar/continuar o processo de desalfandegamento do objeto em assunto. ...". Quero a resolução do problema, não quero respostas da 'treta'. Não me peçam para esperar mais 8 dias, resolvam o problema duma vez. Os CTT já possuem toda a informação necessária para resolver este problema, quando reclamo por telefone ou através do Livro de Reclamações dou o meu nome e o número da encomenda "UG692382551GB" e menciono reclamações anteriores (como a "SR0004322280" e a "SR0004330484") e quem me responde não pede mais dados, por isso quem me responder a esta reclamação do Portal Da Queixa não me peça mais dados. Pff resolvam o problema duma vez por todas. Obrigado.
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2021
14 de janeiro 2022
Estimado(a) Cliente Filipe,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 70061322, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT
28 de janeiro 2022
Este problema continua a existir. Quando telefono para o apoio ao cliente dos CTT dizem-me que também estão à espera que os colegas de outro departamento dos CTT resolvam o problema.
31 de janeiro 2022
Estimado(a) Cliente, Filipe Maia

Informamos que o seu processo se encontra em tratamento nos CTT e deverá aguardar uma resposta nossa.
Caso necessite de nos contactar com mais informação sobre o processo, deverá responder ao email que recebeu, cujo número de referência da solicitação já consta no assunto da respetiva comunicação.
Relembramos, ainda, que para qualquer outro assunto deverá privilegiar os nossos canais oficiais em: https://www.ctt.pt/ajuda/index.

31 de janeiro 2022
Que o meu processo se encontra em tratamento pelos CTT há vários meses já eu sei. Quero é uma solução para o problema, não é respostas automáticas que quero.
1 de fevereiro 2022

4 de fevereiro 2022
A marca marcou esta reclamação como resolvida porquê? O problema não foi resolvido...
4 de fevereiro 2022
Recebi por email uma resposta dos CTT que diz "verificamos que a situação recai sobre um objeto que não têm associado número específico, não sendo por isso passível de rastreamento. Face ao exposto não nos é possível fazer averiguações, e em consequência, identificar e esclarecer a eventual anomalia reportada". Mas quem escreveu esta resposta estará cego e não consegue ler bem? Mais uma vez, o número especifico do objecto é "UG692382551GB", está escrito na carta que me enviaram, coloquei fotografia dessa carta no portal da queixa em anexo. Se os CTT me enviam uma carta com esse número, não podem agora fingir que esse objecto não existe. Também já me responderam há uns tempos que me iam resolver o problema e que devia "aguardar 8 dias para iniciar/continuar o processo de desalfandegamento do objeto em assunto", por isso façam o que disseram que iam fazer.
4 de fevereiro 2022
Volto a repetir, leiam as respostas que me deram às reclamações SR0004322280 e SR0004330484. Não podem agora dar o dito por não dito.
4 de fevereiro 2022
Como é possível estarem tanto tempo para resolver um problema que é vosso? Será que já cometeram o erro de devolver a encomenda ao remetente? Se sim, agora vão ter de me pagar os custos dos portes de envio. Mas que brincadeira é esta? Avisei os CTT no início de Dezembro, já tiveram mais que tempo suficiente para resolver a situação, tenho todas as trocas de mensagens registadas.
8 de fevereiro 2022
Estimado(a) Cliente, Filipe Maia

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0004495489 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0004495489.

8 de fevereiro 2022
Esta reclamação NÃO está concluída. Os CTT não me disseram mais nada nem resolveram o problema.

Filipe avaliou a marca
9 de fevereiro 2022

Fornecem respostas que não têm a ver com o que é reclamado. Não resolvem o problema e tentam fechar as reclamações.